28 de fevereiro de 2009

Placa de vídeo ATI FireGL V8650

Sabe porque que o vendedor de jogos pergunta qual sua placa de vídeo? Para saber se é compatível com o game que você está comprando. Com essa placa da ATI modelo FireGL V8650, você pode dizer que sua placa é a melhor que há até o momento.

São 2GB de memória GDDR5, duas saídas Dual Link DVI e consumo pouco menor que 255 Watts; e o resto você pode imaginar pelo preço de US$2.799,00 (equivalente a R$ 6.000,00). E você que é louco por jogos, quanto você gasta em uma placa de video?

Antivírus: gratuito ou pago?


Falar sobre antivírus é sempre um assunto delicado, pois as opiniões dos usuários são bem divididas. Uns dizem que não vale de nada e só prejudica o desempenho do computador, “o antivírus é muito pesado para a minha máquina”. É sempre a mesma reclamação e por isso não usam. Outros dizem que a marca “X” é melhor que “Y” e assim a disputa se desenvolve. Outros não entendem de nada e caso computador vier com o antivírus instalado, usam… caso contrário não.

Eu mesmo fiquei durante 1 ano sem usar nenhum tipo de antivírus (admito, fui corajoso, isso para não falar outra coisa). Mas, em contrapartida, o resultado dessa minha aventura foram apenas 60 “pragas” dentro no meu querido PC.

No meu caso os vírus estavam na minha rede. Todos os três computadores estavam com os mesmos vírus no PC principal, baixei dois antivírus gratuitos: o Avast e o AVG; os quais apenas localizaram e identificaram os vírus, porém nenhum dos dois conseguiram eliminá-los, ou seja, encontraram o vírus mas não tinham o antídoto.

Antes de formatar, resolvi fazer um teste com mais um antivírus que desta vez foi o Kaspersky (versão Trial - válida por 30 dias) e para minha surpresa novamente não obtive sucesso.

Cheguei a conclusão depois de várias pesquisas sobre o assunto que ninguém confia plenamente em um antivírus seja pago ou gratuito. Claro que existe aquele dilema: “de graça não funciona”, mas isso pode ser tática dos fabricantes.

Teste o seu antivírus
Veja se o software instalado está realmente oferecendo segurança ao seu computador
você pode simular alguns ataques de spywares ao seu computador e verificar se o seu antivírus está detectando essas invasões. Esta simulação é inofensiva, apesar de utilizar os mesmos caminhos que os vírus e spywares em seus ataques.

Faça os testes sugeridos AQUI e, ao final, clique AQUI e execute o programa sugerido para voltar o seu sistema ao ponto inicial.

FSB - Barramento externo


FSB ou Front Side Bus, é a frequência de comunicação entre a placa mãe e o processador. Até ultrapassarmos a barreira dos 400 MHz isso não significava tanta coisa. Agora que chegamos ao
FSB de 2000 MHz ou quase 2 GHz, com as novas memórias DDR3, isso está fazendo a diferença.

Para um bom desempenho no seu PC, o processador deve ter a mesma FSB que o chipset da placa-mãe, e de preferência que a memoria RAM também tenha a mesma FSB. O que pode acontecer se você tiver uma salada de frequências no seu PC? É o mesmo que imaginar seu carro em um percurso de 1okm sendo: 3km no asfalto, 3km na estrada de chão e 4km em estrada de pedra. Agora se os mesmos 10km fossem feitos somente pela estrada de asfalto o percurso seria mais rápido.

Então antes de montar uma máquina nova, não esqueça de perguntar sobre a FSB.

Câmera com maior resolução do mundo: 1,8 GP

Você acha sua câmera digital de 1,5 Gp o máximo e está super satisfeito com a resolução dela?

Pois saiba que isso é fichinha perto do ARGUS-IS, a câmera digital da Darpa que possui 1,8 GP, algo como, mais ou menos, mil vezes mais que a câmera de um celular mediano.

Com a maior resolução do mundo, o modelo foi desenvolvido pela agência norte-americana Darpa (Defense Advanced Research Projects Agency), responsável pela pesquisa avançada de produtos de defesa para as forças armadas do país. Segundo o Planet Tech, a câmera vem sendo utilizada a bordo de um helicóptero A-160T, pilotado por computador para fotografar ou filmar objetos de alguns centímetros de tamanho localizados em terra. A taxa de quadros é de 15 fps e cada pixel dela representa por volta de 15 centímetros.

O tamanho dos arquivos, em casos de filmagem é tão grande, que não são guardados localmente e são enviados a diversos dispositivos de armazenamento.

Curiosidade: ARGUS-IS é o nome de um ser mitólogico de centenas de olhos e significa também Autonomous Real-time Ground Ubiquitous Surveillance - Imaging System. Em português: sistema de imagem autônoma em tempo real de vigilância onipresente de terreno.

Portabilidade Numérica: você sabe como mudar de operadora?

Veja também site que indica qual a operadora por trás dos números

A portabilidade, finalmente, chega a todo o País a partir desta segunda-feira, 02 de março. Mas você sabe como mudar de operadora? A gente te mostra o caminho, e também te apresenta um website que mostra quais são as operadoras por trás de todos os números de telefone brasileiros, em tempo real. Confira!

Site ABR Telecom (Pesquise qual a operadora por trás de qualquer número)

27 de fevereiro de 2009

Aprenda truques simples para resolver problemas tecnológicos

Dicas aumentam carga do celular e fazem cartucho da impressora render.
Veja também como proceder na próxima vez que o telefone cair na privada.

Por trás da caixa registradora da tabacaria no 2 no centro de São Francisco, Sam Azar passa o cartão de crédito de um cliente que compra cigarros turcos. A máquina de cartões da loja não consegue ler a faixa magnética. Azar passa de novo, e de novo, sem sucesso. Quando uma fila começa a se formar, ele pega um saco plástico embaixo do balcão. Embrulha o cartão com o plástico e passa de novo. Sucesso. A venda está realizada.

“Não sei como funciona, só sei que funciona,” diz Azar, que aprendeu o truque anos atrás com outro atendente. A Verifone, empresa que fabrica as máquinas leitoras, não confirma ou nega que o saco plástico funcione. Mas essa é uma entre muitas soluções de baixa tecnologia para falhas tecnológicas, que pessoas sem diplomas de engenharia descobrem, muitas vezes por desespero, e compartilham.

A instável economia atual faz com que a criação desses truques seja muito mais provável. “No Japão do pós-guerra, a economia não ia muito bem, e você não conseguia itens de uso diário como panos de limpeza,” diz Lisa Katayama, autora de “Urawaza,” um livro com nome emprestado de um termo em japonês que designa truques e dicas para um modo de vida inteligente. “Então as pessoas buscavam maneiras de se virar com o que tinham.”

O urawaza popular inclui recolher cacos de vidro do chão usando uma fatia de pão, ou colocar plantas numa fralda ensopada de água para mantê-las hidratadas durante uma viagem de férias.

Alguns truques, como o saco plástico de Azar, são abertos a discussões sobre seu funcionamento, ou se eles realmente funcionam. Mas muitas soluções tecnológicas caseiras podem ser explicadas por um pouco de ciência.

Carga de celular

Se o seu aparelho celular descarrega a bateria rápido demais enquanto permanece sem uso no seu bolso, parte do problema pode ser que seu bolso é quente demais. “Baterias de telefone celular realmente duram mais se mantidas frias,” diz Isidor Buchanan, editor do site Battery University. O calor de 37 graus Celsius do corpo humano, transmitido através de um bolso de tecido para um celular dentro dele, é suficiente para acelerar os processos químicos dentro da bateria do telefone. Isso faz com que ela se esgote mais rapidamente. Para manter o telefone mais frio, carregue-o em sua bolsa ou no cinto.

Esse mesmo método pode ser usado para preservar sua bateria caso você se veja longe de casa sem o carregador. Desligue o telefone e deixe-o na geladeira durante a noite para desacelerar a tendência natural da bateria de perder sua carga.

Alarme do carro

Suponha que o alarme para abertura de seu carro não tenha o alcance para chegar ao veículo, do outro lado do estacionamento. Encoste a parte de metal de seu chaveiro no queixo e aperte o botão para destravar. O truque transforma sua cabeça numa antena, diz Tim Pozar, um engenheiro de rádio do Vale do Silício. Pozar explica: “você está unindo o chaveiro à sua cabeça. Com todos os fluidos em sua cabeça, ela acaba sendo um bom condutor. Não é dos melhores, mas funciona.”

Cartucho de tinta seco

Se o cartucho de sua impressora acabar perto do fim de uma impressão importante, remova o cartucho e passe um secador de cabelo sobre ele por dois ou três minutos. Então coloque o cartucho de volta e tente imprimir de novo, enquanto ele ainda está morno.

“O calor do secador aquece a tinta endurecida e faz com que ela flua através dos pequenos bocais dentro do cartucho,” diz Alex Cox, engenheiro de softwares de Seattle. “Quando o cartucho está quase acabado, aqueles bocais muitas vezes ficam praticamente entupidos com tinta seca, então ajudar a tinta a fluir fará com que ela saia.” O truque do secador de cabelo pode conseguir algumas páginas a mais de um cartucho, depois que a impressora informou que ele está vazio.

Celular na privada

Poderia acontecer com qualquer um derrubar o celular na privada. Remova a bateria imediatamente, para evitar que curtos-circuitos elétricos fritem os frágeis componentes internos de seu aparelho. Então, limpe o telefone gentilmente com uma toalha e enterre-o num pote cheio de arroz cru.

Isso funciona da mesma maneira pela qual você coloca alguns grãos de arroz em seu saleiro para manter o sal seco. O arroz tem uma grande afinidade química com a água – isso significa que as moléculas do arroz possuem uma atração quase magnética por moléculas de água, que serão sugadas pelo arroz ao invés de continuar dentro de seu telefone. Trata-se de uma versão de baixa tecnologia dos pacotes dissecantes que algumas vezes vêm dentro da caixa do próprio telefone, para manter a umidade longe dos circuitos durante envio e armazenagem.

Maior alcance Wi-Fi

Se o seu roteador Wi-Fi não alcança o outro lado da casa, não saia correndo para comprar mais dispositivos wireless para esticar sua rede. Em vez disso, construa um refletor de ondas de rádio passivas de 15 centímetros de altura usando itens da cozinha, como uma folha de papel alumínio. Siga as instruções em freeantennas.com/projects/template.
Coloque o refletor finalizado – um pequeno e curvado pedaço de metal que reflete ondas de rádio assim como uma antena parabólica – atrás de seu roteador Wi-Fi. O refletor foca a energia do roteador em uma direção – diretamente à outra ponta da casa –, em vez de deixá-la dissipar sua força num círculo completo. Sem cabos, sem baterias, sem conhecimento técnico. Mas pode facilmente dobrar o alcance de sua rede.


Discos sujos


Você precisa limpar um CD ou DVD imundo, mas como é solteiro, não tem aqueles fluidos de limpeza da mamãe? Ensope um pano com vodka ou anti-séptico bucal.

O álcool é um poderoso solvente, perfeitamente capaz de dissolver impressões digitais e manchas da superfície de um disco. Uma garrafa de Listerine de R$ 10 no seu armarinho do banheiro pode fazer o serviço tão bem quanto uma garrafa de R$ 75 de fluido de limpeza de DVD. Além disso, esfregar sua cópia de “Rambo” com vodka, em vez de limpá-la com um fluidozinho, é muito mais másculo.

Flash demais

Se o flash embutido da câmera de seu celular é brilhante demais e deixa as fotos lavadas, prenda um pequeno pedaço de papel sobre o flash. Experimente com diferentes cores e espessuras de papel para reduzir o tom do flash, de superbrilhante a uma iluminação mais agradável para fotos noturnas.

Falha no disco rígido


Se – ou quando, melhor dizendo – o disco rígido de seu PC quebrar e não puder ser lido, não seja tão rápido em jogá-lo fora. Deixe-o no freezer durante a noite.

“O truque é uma técnica de recuperação real e comprovada, mesmo sendo um último recurso, para alguns tipos de problemas de disco rígido que, de outra forma, seriam fatais,” escreve Fred Langa em seu site Windows Secrets.

Muitas falhas de disco rígido são causadas por peças gastas que não se alinham mais corretamente, fazendo com que o disco não consiga ler os dados. Baixar a temperatura do disco faz com que seus componentes internos de metal e plástico se contraiam levemente. Retirar o disco do freezer e retorná-lo à temperatura normal pode fazer com que essas peças se expandam novamente.

Isso pode ajudar a libertar peças grudadas, explica Langa, ou pelo menos deixar um componente elétrico com falha dentro das especificações tempo o suficiente para que você recupere seus dados essenciais.

Esse é o espírito das soluções folclóricas: eles podem ou não funcionar, mas o que temos a perder?

Tocador Blu-Ray brasileiro chega às lojas por R$ 1.199

Produzido em Manaus, aparelho da Tectoy já está disponível. Ele permite visualizar cena em diversos ângulos e censurar conteúdo.

A fabricante brasileira Tectoy anunciou nesta quinta-feira (26) o lançamento do tocador Blu-Ray DBR-700 por R$ 1.199. Em média, os valores dos aparelhos vendidos no país ficam acima do preço sugerido para o produto fabricado em Manaus, já disponível nas lojas.

Compatível com aparelhos de TV Full HD, o tocador tem áudio de 7.1 canais e suporta os formatos de áudio Dolby Digital, Dolby Digital Plus e DTS-HD. Ele também conta com conexão HDMI, função multiângulos (para visualizar a mesma cena sob diferentes ângulos) e controle de censura (para restringir a exibição de determinados títulos, como aqueles não recomendados para os menores de idade)

. No início de 2008, a Sony venceu a batalha contra a Toshiba na disputa pela tecnologia que substituirá os DVDs. Com isso, a Toshiba parou a produção de tocadores de HD-DVD, formato que na época disputava espaço com o Blu-Ray.

Tribunal britânico facilita extradição de hacker que invadiu Pentágono

Gary McKinnon acessou computadores militares norte-americanos. Se condenado nos EUA, ele pode pegar até 70 anos de prisão.

Promotores públicos britânicos anunciaram nesta quinta-feira (26) que não apresentarão acusações contra um especialista em informática acusado por um procurador norte-americano de cometer "a maior invasão de computadores militares da história". A decisão representa um revés no esforço de evitar extradição para os Estados Unidos.

Gary McKinnon foi detido pela polícia britânica em 2002 depois que promotores dos EUA o acusaram de acesso ilegal a computadores do Pentágono, Exército, Marinha e Nasa, e de causar danos de US$ 700 mil. Um tribunal britânico decidiu em 2006 que McKinnon deveria ser extraditado para os Estados Unidos para ser julgado. Caso seja condenado por um tribunal norte-americano, ele pode enfrentar pena de até 70 anos de prisão. McKinnon vem tentando reverter a decisão do tribunal britânico desde que ela foi anunciada.

Os advogados dele solicitaram ao diretor de processos públicos do Reino Unido que considerasse uma petição para que McKinnon respondesse a processo em tribunal britânico, o que permitiria que ele recebesse sentença muito mais curta.

Mas a promotoria britânica informou que uma revisão judicial havia chegado à conclusão de que seria errado para ele ser julgado no país.

"Não estamos falando de alguns esforços aleatórios de pirataria, mas de um esforço deliberado para invadir os sistemas de defesa norte-americanos em um período crítico. Danos bem documentados foram causados", afirmou Alison Saunders, da divisão de crime organizado da promotoria britânica. "Os ataques podem ter sido conduzidos do computador da casa de McKinnon, e nesse sentido o caso está conectado ao Reino Unido, mas o alvo e os danos são transatlânticos."

Invasão

McKinnon é acusado de paralisar por 24 horas toda a rede do distrito militar de Washington, do Exército norte-americano, composta por mais de 2 mil computadores.

Ele declarou à Reuters que na época era apenas um aficionado por computadores e que desejava descobrir se alienígenas existiam de verdade. Para isso, resolveu vasculhar grandes redes militares em busca de provas, algo que se tornou uma obsessão para ele.

A decisão britânica desta quinta-feira não significa o fim da batalha legal de McKinnon. No mês passado, a Corte Suprema de Londres decidiu que o hacker, que sofre da síndrome de Asperger, poderia buscar uma revisão da decisão do governo de extraditá-lo.

Os advogados dele argumentam que sua saúde sofrerá e que ele ficará sob risco real de suicídio se ele for entregue a autoridades dos EUA.

Ingleses afirmam ter gravado imagens de fantasma em bar

Suposta alma penada teria sido flagrada por câmera de telefone celular.Antigo dono de imóvel afirma que local é assombrado por 'caubói'.

Um grupo de amigos afirma ter gravado imagens de um fantasma que assombraria um bar na cidade de Tunstall, no condado de Staffordshire, no norte da Inglaterra. As imagens, que podem ser vistas no site do jornal britânico "The Sun" (veja o vídeo), supostamente mostram o fantasma passeando dentro do pub.

"Só pode ser um fantasma. Não há outra explicação", acredita Vince Bundy, 43 anos, que estava na mesa enquanto seu amigo, Andy Willett, gravava as imagens para testar a câmera de um aparelho celular. Só depois, ao abrirem o vídeo, é que os dois perceberam a suposta assombração. De acordo com Bundy, um proprietário antigo do pub afirmou que o local seria "habitado" pela alma de um velho vaqueiro. "O filho do dono dizia que o caubói circulava por ali, procurando suas meias", conta.

Como Tirar Logon do Xp?

Para retirar o Logon do XP, clique em: Iniciar/Execultar/ control userpasswords2

Vá em, Usuários, desabilite a opção “Usuários devem entrar um nome e senha para usar este computador” e clique em Aplicar.Aparecerá uma caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha.Escolha o nome do usuário padrão e coloque uma senha.Após isso, vá até o Painel de Controle > Contas de Usuário e clique em “Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff” e desabilite as opções “Use a tela de boas-vindas” e “Use e Troca Rápida de Usuário”.

26 de fevereiro de 2009

Fotografia digital 160 Megapixels

A Hasselblad H3DII-50 pode fazer fotos com resolução de até 160 megapixels interpolados ou 50 megapixels efetivos.

Claro que isso é só para curiosidade, pois essa jóia sueca custa R$ 92.000,00Suas fotos em 50MP em arquivos RAW podem ter o tamanho de 350MB na qualidade máxima. O sensor é da Kodak e tem 36 x48mm!Máquinas deste porte são usadas para fotos de paisagens, nunca são usadas em ambientes internos.

Outros fabricantes como Fujifilm também têm suas super câmeras de 43MP, agora imagine se a Fuji ia ficar fora de uma briga com a Kodak, já que as duas são eternas rivais.

A Hasselblad não é tão conhecida no meio amador por sempre se dedicar a linha extremamente profissional, mas sempre teve parceria com a Kodak.

Bateria usa açúcar do refrigerante para movimentar ventilador

Produto foi apresentado pela Sony, em Tóquio.
Não há previsão para comercialização da novidade.

A Sony apresentou nesta quarta-feira (25), em uma feira de energia em Tóquio, baterias alternativas para produtos eletrônicos. Entre elas, uma que usa refrigerante para movimentar um ventilador. Segundo a agência de notícias France Presse, esse sistemas usa o açúcar da bebida como fonte de energia. Não há previsão de comercialização do produto.


Office 14 só em 2010

Nesta terça-feira, 24, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, informou a analistas de Wall Strett que a próxima versão do pacote de aplicativos da Microsoft, o Office 14, poderá ser lançada apenas em 2010.

Funcionários da Microsoft têm sido cuidadosos ao falar sobre a próxima versão do Office. No entanto, no ano passado, por algumas vezes executivos deixaram escapar que o Office 14 seria lançado em 2009. Há um ou dois meses, representantes da empresa avisaram aos clientes corporativos que a nova versão do serviço só chegará no final deste ano ou início de 2010.

Android para OS

Steve Ballmer afirmou ainda que a Microsoft acredita que o Google é um concorrente que vem crescendo bastante no mercado de sistemas operacionais para desktop, admitindo que a MS está muito focada em Linux, Android e Mac OS X como os principais rivais.

Ballmer também revelou que a empresa vê o Android se deslocando para laptops nos próximos meses, mas descreve a crescente quota de mercado da Apple como "não necessariamente tão dramática como algumas pessoas pensam".

Designer cria moto voadora

Pensando em uma alternativa para enfrentar o trânsito cada vez mais congestionado das grandes cidades, o designer japonês Norio Fujikawa desenvolveu uma motocicleta voadora, chamada de JetBike.

Com um visual diferenciado, a Jetbike é um misto de moto e avião, com a parte central lembrando a carenagem de uma moto, só que sem as rodas, que dão lugar a duas finas e longas asas.

De acordo com Norio, o projeto ainda se trata de um sonho distante, por não ter patrocínios para torná-lo realidade. No entanto, a JetBike mostra atributos suficientes para se tornar real, a começar pelo sistema de propulsão, que segundo o inventor, tem de ser algo que respeite o meio ambiente, como a tecnologia híbrida, por exemplo.

Google apoia Europa em ação contra Microsoft

MOUNTAIN VIEW - O Google quer ajudar reguladores europeus a provar que a Microsoft tem asfixiado a concorrência e a inovação, embarcando seu popular navegador Internet Explorer no sistema operacional Windows.
A decisão de apoiar a Comissão Européia, anunciada na terça-feira (24/02), não é uma surpresa já que o Google quer reduzir a dominância da Microsoft em navegadores com o seu Chrome.

No entanto, o envolvimento do Google na ação da Comissão Europeia deve colocar mais lenha na disputa entre os rivais. A Microsoft intensificou o rancor no ano passado ao liderar uma campanha bem sucedida para sabotar o acordo de publicidade online parceria entre o Google e o Yahoo.

24 de fevereiro de 2009

Serviço desmascara ligações com IDs ocultos

Já aconteceu de ligarem para seu celular e quando você foi atender, percebeu que o número que ligava estava confidencial?

Pensando nessa situação, muito incômoda para a grande maioria dos usuários de aparelhos móveis, a empresa TelTech Sistemas, de Nova Jersey (EUA), criou um conjunto de serviços que permite aos usuários desmascararem aqueles que costumam telefonar com o ID escondido, impedindo ao receptor a obtenção do número de telefone. O serviço, chamado TrapCall, é gratuito e inclui a opção de colocar ‘ligadores’ indesejados na lista negra, além de permitir ao usuário ouvir sua caixa de voz através da web.

"Todo mundo recebe chamadas de números bloqueados, e hoje as pessoas querem saber quem está ligando, para ter a opção de atender ou não a ligação", diz Meir Cohen, presidente da TelTech.

Desde que a opção do ID de usuário foi criada, no início da década de 1990, os consumidores contam com a opção de esconder o seu número antes de realizar uma chamada, seja realizando essa tarefa pessoalmente ou com auxílio da operadora. O que o TrapCall faz é tirar proveito de uma falha nessa função.


O serviço instrui novos clientes a reprogramar seus celulares para enviar todas as chamadas rejeitadas ou perdidas a um número gratuito da companhia. Se o usuário vê uma ligação com ID bloqueado, ele pressiona o botão no telefone que normalmente envia a chamada para o correio de voz e esta, de forma ‘invisível’, vai para o sistema da TelTech e em seguida volta para o dono do telefone, desta vez com o número aparente. Durante o teste realizado pelo site Wired.com, esse processo demorou cerca de seis segundos.

Mas, se o serviço pode solucionar alguns problemas, ele pode trazer outros. Para Cindy Southworth, diretora de tecnologia da Rede Nacional de Fim de Violência Doméstica, em Washington (EUA), o descobridor das ligações pode ser usado por agressores para localizar parceiros que fogem uma relação violenta.

Atualmente, o TrapCall está disponível para os assinantes da AT&T e da T-Mobile, e, em breve, funcionará também para outras operadoras.

Para saber mais sobre o serviço, clique AQUI.

A placa mãe é importante sim!


Alguem vai comprar um computador logo vai perguntando quanto ele tem de memoria RAM e qual o tipo do procesador, alguns perguntam a capacidade do HD. Mas e a Placa-mãe não seria interesante saber qual a marca e o modelo?

Eu digo que não só a da placa como tambem a dos demais itens, porém vamos falar somente de Motherboard (placa mãe), na minha opinião ela é tão importante quanto os demais itens pois é ela quem faz a ligação de todos os periféricos do PC. E o desempenho da sua maquina está ligado diretamente à sua motherboard, Ex: não adianta você ter o melhor intel Quad Core 3,4 GHz e um par de memorias OCZ 1333 se a sua Motherboard for de baixo desempenho.

Você terá uma performance bem melhor se sua placa for uma de qualidade, ex: Asus , MSI, Intel ou Nvidia entre outras. se você não sabe a marca da sua Placa Mãe, vá em iniciar, executar, digite: dxdiag. para você poder ver a marca e o modelo do hardware de sua maquina. Agora deixe seu comentario para sabermos sua opinião

23 de fevereiro de 2009

Marcas sinônimo de qualidade


Claro que sempre quando vamos comprar alguma coisa pensamos primeiro na marca. Antigamente quando alguém ia comprar um aparelho de som tipo 3 em 1, já se pensava em Gradiente ou Philips. Algumas Marcas já são consideradas sinônimos de qualidade. Exemplo: tenis = Nike, notebook = Sony Vaio, carro = Mercedes-benz, e assim por diante.

Porém hoje estamos cercados de produtos de baixíssima qualidade, os quais têm como único atrativo o preço baixo. Mas como minha Mãe diz “o barato sai caro” os PCs de mesa tem o mesmo comparativo, você pode comprar um DELL,Preview, HP ou IBM e ficar sossegado porque sabe que dentro do gabinete tem um produto de qualidade, ou comprar um montado pelas lojas da 25 de Março que certamente é o PCchips da vida (não estou falando dos usuarios que vão a 25 março e compram marcas como Asus e kingstone etc).

Então, o que você faz ? Compra marcas de qualidade ou preço baixo?

Conheça o iChange, o carro do futuro

A Rinspeed escolheu o Salão Automóvel de Genebra para apresentar o seu mais recente projecto, o iChange, um protótipo eléctrico que se destaca-se pela sua eficiência.

Mais importante que o seu estilo futurista, a grande curiosidade deste protótipo reside na sua carroçaria variável, adaptando-se ao número de passageiros. Mediante o avanço ou recuo da parte traseira, este monolugar pode receber até três ocupantes, beneficiando a aerodinâmica e consequentemente a sua eficiência quando circula apenas com o condutor. O acesso ao interior é feito através do tejadilho, que se eleva de forma automática, ao ser premida uma tecla de um telemóvel Apple iPhone. O telemóvel serve também como comando para grande parte das funcionalidades do veículo.

22 de fevereiro de 2009

Esse merece o Oscar do GPS em todas as categorias


Está na moda comprar um aparelho de GPS. Então é bom saber qual é o melhor receptor do mercado. claro que HP é sinonimo de qualidade sem duvidas alguma. Então vamos falar do IPAQ 318 travel companion. o principal recurso deste aparelho é seu processador dual core 600 mhz, 128 MB Ram e memoria interna de 2 GB com slot para cartão de até 32GB, tela de 4,3″ touch-screem, e outra caracteristica surpriendente é a resolução da tela de 800 x 480 a mesma do notebook Sony vaio UX380 UMPC, que em breve falaremos dele. além de Bluetooth para diversos tipos de conexões como Hands Free para atendimento de celular no transito.

O poder de uma busca no Google

Cada vez que você faz uma busca no Google, faz uso de um poder de processamento correspondente ao de 1000 computadores
Em uma palestra na WSDM, Jeff Dean revelou algumas estatísticas sobre o crescimento da tecnologia Google desde 1999 até 2009. As buscas aumentaram em um fator absurdo, e o tempo de espera caiu de 1 segundo para 200 milissegndos, isso significa uma resposta praticamente instantânea.


A razão para tanto poder de processamento é fácil de entender: uma simples busca pode utilizar mais de 1000 servidores da empresa. Todo esse poderio tecnológico pode garantir que todo o índice de busca do Google esteja inteiramente armazenado na memória desses computadores.
Não consigo nem imaginar esse tipo de coisa sem ficar MALUCO!

Brasil terá web via rede elétrica em 2009



O regulamento para que a banda larga via rede elétrica possa entrar em funcionamento no Brasil ficará pronto até o fim de março e os serviços poderão estrear ainda este ano.
Foi o que disse a conselheira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Emília Ribeiro, responsável pelo relatório sobre a regulamentação da questão em entrevista à Agência Brasil.

Após a entrega do relatório, as normas devem ser analisadas pelo Conselho Diretor da agência e, se forem aprovadas, as empresas já podem oferecer o serviço.

Diversas empresas de energia elétrica vêm fazendo testes com o a tecnologia BPL (Broaband Powerline), que permite distribuir o sinal de internet pela rede elétrica.

Uma delas é a AES Telecom, empresa da Eletropaulo, que mostrou a tecnologia em funcionamento ano passado, em uma das 150 residências que estão testando o serviço em São Paulo.

O veneno que Desequilibra

Jardim Olinda é uma pequena cidade do interior de Paraná cercada por fazendas e mais fazendas. Nos últimos anos, ao mesmo tempo em aumentaram as plantações de Cana-de Açúcar e o uso de sementes transgênicas, também dispararam a aplicação de agrotóxicos. Aviões são utilizados na região para pulverizar os campos com poderosos venenos, capazes de matar pragas e insetos.

Ali, assim com em pelo menos mais 10 pequenas cidades paranaenses em zonas rurais, a proporção de nascidos de homens e mulheres acabou sendo afetada. (O equilíbrio que garante a contida de da vida humana caracterizado pela Média de 51 Homens e 49 Mulheres a cada 100 nascidos.) a proporção nos municípios varia e há casos extremos. O mais emblemático e justamente o de Jardim Olinda, onde de 100 nascidos 64 é mulheres e 26 são homens.

A relação entre agrotóxicos e as distorções na proporção foi constituída em estudo realizado pela biomédica Gerusa Gibson. Ela relacionou a comercialização do veneno às alterações de nascimentos levantadas dados de 300 municípios paranaenses.

Os agrotóxicos têm uma estrutura Química semelhante à de hormônios. Essa confusão pode levar a um desequilíbrio na concentração de hormônios no corpo dos pais, um dos fatores que determina o sexo da criança na hora da gestação.

Esse estudo é uma alerta para conseqüências das aplicações indiscriminadas de produtos químicos nas plantas, que afeta a saúde das pessoas. Há possibilidades de cânceres e outras doenças.

21 de fevereiro de 2009

Bombou no Youtube

O amor pode estar do outro lado da janela

Quando estamos apaixonados, tudo parece ficar mais bacana em nossas vidas. Mais bonito, mais engraçado, mais perto. Para começar bem o feriado de Carnaval, o curta Signs (Sinais), que é divertido e bonitinho.


Um dia em Abbey Road

Nunca estive em Abbey Road, a famosa rua onde os Beatles fizeram aquela clássica foto, em Liverpool Londres. Se um dia passar por lá, tenho certeza de que vou tirar uma foto na mesma pose clássica, por mais clichê que isso seja. Provavelmente acostumados a ver tanta gente fazendo a mesma coisa, os membros da banda Blame Ringo tiveram a boa ideia de produzir o clipe do novo single “Garble Arch”, do álbum Lucky Number 9, na Abbey Road. O clipe mostra o movimento da rua durante um dia inteiro. É curioso ver como os motoristas precisam parar a todo instante para que as pessoas tirem suas fotos. Como eles estão na faixa de pedestres, os carros devem sempre dar preferência a eles. Curioso e divertido.



Mascote acerta cesta do meio da quadra

Um lance curioso foi registrado durante o intervalo da partida entre Milwaukee Bucks e Charlotte Bobcats na NBA (a liga americana de basquete) ontem. O mascote do Bobcats arremessou uma bola de costas, do meio da quadra. Conseguiu acertar Bango, mascote do Bucks, que estava em cima da cesta. O melhor: conseguiu fazer a cesta. Em seguida, Bango saltou por dentro da cesta para voltar ao solo.



Um novo craque para a França

Os vídeos do garoto argelino Madin Mohammed, de seis anos, estão fazendo sucesso no YouTube. O menino é realmente bom de bola. E os franceses já o comparam a Zidane, que também nasceu na Argélia. O sucesso de Mafin é tanto que a Federação Francesa levou sua família para morar no norte da França e deu a ele uma bolsa de estudos. Agora ele atua em campeonatos escolares.



Mulher fica histérica depois de perder voo

Em frente ao balcão da companhia aérea Cathay Pacific uma mulher histérica gritava, batia no balcão, esperneava no chão. Perder um voo é sempre uma situação chata. É preciso conseguir lugar em outro avião, o risco de extravio da bagagem aumenta… A mulher do vídeo, que parece ter sido gravado por algum funcionário da companhia aérea, deve ter tido um motivo e tanto para tamanha histeria. Segundo a empresa, ela ia de Hong Kong para São Francisco em 4 de fevereiro e conseguiu um lugar num novo voo algumas horas depois.



Nova abertura de Os Simpsons

Agora os personagens de Os Simpsons ficarão mais nítidos e mais amarelos. Isso porque a série já está sendo transmitida em alta definição nos Estados Unidos. Outra mudança é a nova abertura, que não era alterada desde 1989. Homer e a família passam por muitos lugares atrás do sofá da sala.




Quer atualizar seu Relógio, tendo certeza da hora?

Conheça o site do Observatório Nacional (ON), neste site você ira atualizar seu relógio sem medo, sem contar com vários recursos existentes no site, mostrando a historia, os fusos horários, a legislação, Divisão Serviço da Hora – DSHO,Informações de Tempo e Freqüência (TF) e varios outros.

Não perca tempo, atualize seu relógio sem medo!E, venha conferir seus vários recursos!

20 de fevereiro de 2009

Use seus dedos como controle remoto

A CeBIT 2009 só acontece no mês que vem, mas as novidades já chegaram. Um sistema que têm chamado a atenção é o iPoint 3D, que permite ao usuário usar os dedos como controle remoto. A ‘engenhoca’ está sendo desenvolvida por pesquisadores no Instituto de Telecomunicações Fraunhofer, Heinrich-Hertz-Institut (IHH), e seré revelada no dia 3 de março.
De acordo com o TechRadar, o novo gadget permite que as pessoas se comuniquem com uma tela em 3D através de gestos simples, sem toques ou óculos 3D, em um estilo parecido com a luva mostrada no filme Minority Report.

A iPoint 3D é um dispositivo de reconhecimento que pode ser suspenso a partir do teto ou integrado a uma mesa de café, respondendo a movimentos instantaneamente, assim que alguém na frente da tela move as mãos.
Ela funciona utilizando duas câmeras integradas e conectadas por meio de Firewire que detectam mãos e dedos em tempo real. A partir daí, elas transmitem as informações para um computador. "Uma vez que a interação é totalmente sem contato, o sistema é ideal para situações onde o contato entre o utilizador e o sistema não é possível ou não é permitido, como em uma sala de operações", diz o líder das pesquisas Paul Chojecki.

Gadgets: Relógio com contagem regressiva

Para aqueles que estão ansiosos para o Carnaval, ou apenas vivem contando as horas para a chegada do final de semana, foi criado um relógio diferente, que além de mostrar o horário convencional, traz também uma contagem regressiva de quantas horas faltam para os próximos dias de folga.

O gadget pode ser ajustado de acordo com o que o usuário considera como seu final de semana, seja sexta, sábado ou terça-feira mesmo.

O relógio está à venda na Lazybone por £19.99.

Site Legendas.TV: versão completa

Após ter sido retirado do ar a pedido da Associação Antipirataria de Cinema e Música (APCM), no último dia 3, o site Legendas.TV voltou a funcionar em sua versão completa nesta quinta-feira, 19.

A APCM havia pedido que o site fosse retirado do ar porque seus usuários estariam infringindo direitos autorais ao fazer legendas não autorizadas de obras audiovisuais, publicou o IDG Now.
De acordo com o blog do Legendas. TV, o site agora opera em um datacenter alternativo e mais seguro, mas que pode apresentar instabilidades técnicas. A equipe da página afirmou também que as doações em dinheiro pedidas aos usuários do site atingiram a meta de 10 mil reais e ainda foi excedida em cerca de 3 mil reais.

TIM faz parceria para trazer ao Brasil plataforma portátil do Google

Sistema operacional Android será usado em aparelhos da chinesa Huawei. Comunicado diz que produto terá 'estratégia diferenciada' para o país.

A TIM, terceira maior operadora de celular do Brasil, informou nesta sexta-feira (20) ter acertado um termo de compromisso com a chinesa Huawei Technologies para trazer a plataforma de telefonia móvel Android, do Google, ao Brasil. Esse é o primeiro acordo anunciado para que o sistema operacional chegue ao mercado brasileiro. O primeiro celular com esse software foi fabricado pela HTC, de Taiwan, e comercializado pela operadora T-Mobile dos Estados Unidos desde o ano passado. A Telefônica anunciou neste mês o início das vendas do mesmo modelo da HTC na Espanha, por 199 euros. Nesta semana, a HTC divulgou o segundo modelo a adotar a plataforma. Segundo comunicado distribuído pela Huawei à imprensa, com a parceria ela pretende ingressar no segmento de smartphones, celulares que incluem também funções de computador.

A Huawei anunciou sua entrada no Open Handset Alliance em dezembro de 2008. A organização é formada por empresas que desenvolvem soluções e equipamentos em plataforma aberta com o sistema operacional Android. Durante o Mobile World Congress, realizado nesta semana em Barcelona (Espanha), a Huawei divulgou seus primeiros celulares com esse sistema operacional.

A previsão da empresa chinesa é ter os produtos disponíveis para venda ainda em 2009.

Segundo o comunicado, o produto terá "uma estratégia diferenciada para o mercado brasileiro, já que um grupo de especialistas da Huawei e da TIM está trabalhando desde já neste projeto".

Banda Larga via satélite



Apesar de ter um alto custo, esta tecnologia pode ser a única solução para algumas regiões

A internet evoluiu com grande velocidade, o que acarretou numa demanda excessiva de usuários e poucas linhas para atender a tantas pessoas. A princípio, nas grandes cidades tudo foi instalado como num piscar de olhos, mas em cidades mais distantes ou em áreas rurais a falta de cabos sempre foi um problema que impedia as pessoas de se conectarem ao mundo.

O satélite chegou para ajudar — aos ricos...

18 de fevereiro de 2009

Tirar poeira do PC pode deixá-lo mais rápido; aprenda a fazer a limpeza


>>>> Gabinete - Parte externa
Vamos começar pelo mais simples, limpando a parte principal do computador por fora.

Produtos utilizados: Flanelas, bastonetes de algodão, aspirador de pó, água, detergente.

Usando o aspirador de pó, aspire as saídas de ar do computador, principalmente a da fonte de alimentação na parte de trás do gabinete. Aspire também os cantos onde pode existir acúmulo de poeira.

Depois de tudo aspirado, dissolva uma pequena quantidade de detergente em uma boa quantidade de água. Umedeça levemente uma flanela com a mistura e utilize-a para a limpeza do gabinete, tomando cuidado para não deixar qualquer gota cair dentro do gabinete pelas entradas de ar.

Depois passe uma flanela limpa umedecida apenas com água para tirar o excesso de detergente. Por último repita o processo com uma flanela seca. Com o bastonete seco, limpe os botões de liga/desliga, detalhes da unidade de CD/DVD e entradas USB.

>>>> Gabinete - Parte interna

Essa é a parte que vai fazer diferença na performance do computador, e também é a mais frágil de limpar, portanto, merece atenção especial.

Produtos utilizados: Flanelas, pincel de cabo longo e de cerdas macias, aspirador de pó e secador de cabelos.

Atenção: Jamais use água para limpar as partes internas do PC.
Como existem muitas peças dentro do gabinete, vamos por partes:

1. Saídas de ar O gabinete possui diversas saídas de ar, que indiquei como executar a limpeza externa. Agora, dentro do PC, use o aspirador de pó para remover a sujeira mais grossa, e depois use uma flanela seca para remover as sujeiras que ficam grudadas. Não use esta flanela nos componentes eletrônicos.

2. Fonte de energia
Usando aspirador de pó, remova as sujeitas nas entradas de ar da fonte de alimentação. Esta limpeza é importante para que fonte consiga gerar um fluxo de ar, extraindo o ar quente de dentro do gabinete e jogando-o para o ambiente.

3. Cooler do processador

O cooler – pequeno ventilador que resfria o processador -, quando está empoeirado, não dissipa o calor de forma razoável. Isso acaba gerando superaquecimento do processador. Como conseqüência, o PC se desgasta mais, e o usuário é obrigado a aturar “travadas” mais freqüentes.

Para limpá-lo, use o aspirador de pó para sugar a poeira de dentro da ventoinha e também da parte interna das camadas de metal do dissipador. Não recomendo remover o dissipador do computador para limpá-lo, pois é necessário aplicar pasta térmica para colocá-lo no lugar novamente.

Este procedimento serve também para coolers e dissipadores que ficam nos discos rígidos e placas de vídeo.


4. Placa-mãe

Use o pincel como uma vassoura, para mover a poeira depositada sobre a placa-mãe para um único canto. Porém não use força, faça apenas movimentos suaves, sem pressionar muito o pincel contra a placa.

Se você tem um secador de cabelos daqueles profissionais, que tem vento frio, use-o para empurrar a poeira. Depois use o aspirador para remover tudo. Jamais passe a flanela ou algodão na placa-mãe.


>>>> Cabos e fios

Lembre-se: há cabos dentro e fora de seu computador. Veja como limpar cada um deles.

1. Internos Utilizando a flanela seca, remova a poeira que se acumula nos cabos. Não use nada úmido.

2. Externos Os cabos do mouse, teclado, força, monitor e demais cabos podem ser limpos com um pano ou flanela umedecido com água com uma pequena quantidade de detergente, apenas recomendo cuidado em secar os cabos após a limpeza principalmente evitando que os contatos metálicos fiquem úmidos.

Importante para todas as dicas acima: Sempre faça qualquer tipo de limpeza com o computador desligado e o cabo de força desconectado.

Alguns técnicos fazem uso de álcool isopropílico no lugar do detergente. Caso você tenha acesso a este tipo de produto, vale a pena utilizá-lo.

Lembre-se: é importante diluir MUITO o detergente. Não use quantidades excessivas.

E você leitor? Como limpa seus equipamentos? Os comentários estão abertos, deixe suas dúvidas e sugestões.


>>>> Monitor
Produtos: Flanela, algodão e água.


Inicie pela tela, com uma flanela seca, para remover a poeira. Para limpar a tela, use o algodão umedecido levemente e depois seque com uma flanela limpa. Para limpar as demais partes, use diretamente a flanela umedecida em água, secando na seqüência.

Caso o corpo do monitor esteja muito sujo, você pode -- com muita moderação -- misturar uma pequena quantidade de detergente com água e aplicar na flanela. Depois de passar essa mistura na superfície, remova-a com outra flanela umedecida. Jamais use esta solução na tela (a mesma regra vale para produtos a base de acetona, tolueno ou álcool).

Você pode usar álcool nas demais partes, com exceção da tela, desde que o produto seja bem diluído em água. Contudo, existe a chance de essa prática gerar um leve desbotamento na cor dos equipamentos com o passar do tempo.

>>>>Mouse

Produtos: Flanela, palito de dente e água.

O mouse pode ser limpo com uma flanela levemente umedecida em água. Caso o mouse seja óptico, uma simples limpeza na parte de baixo já resolve – dê atenção àquelas partes de borracha, que ajudam o mouse a deslizar.

Se o mouse é o popular “de bolinha”, vire-o de ponta cabeça e remova a tampa que segura a bolinha. Limpe-a com uma flanela umedecida, assim como a tampa. No local onde fica a bolinha é possível ver três roldanas. Nelas fica muita sujeira, que deve ser removida com o palito de dentes. Use-o como um faca, cortando a sujeira e depois pince com ele o bloco de sujeira. Você vai notar que a roldana irá girar e a sujeira sairá facilmente.

>>>>Teclado

Produtos: Flanela, e água, bastonetes de algodão, aspirador de pó, folha de jornal.

O teclado é um repositório de lixo. Embaixo das teclas podemos encontrar coisas realmente nojentas, como lascas de unha, pêlos, cabelos e poeira, por exemplo. Muitos passam apenas um espanador de pó no teclado e limpam a superfície com um pano úmido, mas isso não elimina o que está por baixo. Existem dois níveis de limpeza, o básico e o intensivo.

Básico: Coloque a folha de jornal sobre a mesa e vire o teclado de ponta cabeça. Depois, chacoalhe-o para que a sujeira embaixo do teclado caia sobre o jornal.

Pegue o aspirador de pó e use-o para sugar entre as teclas do teclado. Alguns modelos vêm com bocais mais estreitos, que permitem melhor sucção.

Agora, com uma flanela levemente umedecida, limpe as teclas, evitando exercer muita pressão sobre elas. Use o bastonete de algodão (para quem não sabe, é o popular cotonete) levemente umedecido para limpar o espaço entre as teclas e os cantos que são inacessíveis para a flanela.

Avançado: A técnica de virar o teclado sobre o jornal e chacoalhá-lo não é a mais eficiente para remover a sujeira que fica embaixo das teclas. A maioria dos teclados permite a remoção das teclas para limpeza e, para isso, é necessário usar uma pequena chave de fenda.

Sem fazer força, posicione a ponta da ferramenta entre as teclas e, com movimento de alavanca, remova-as. Lembre-se: o teclado é delicado e você não deve exercer força. Evite remover a barra de espaço. Ela é mais complicada de encaixar, pois possui uma armação de arame para melhorar a firmeza enquanto digitamos.

Já sem as teclas, use o aspirador para sugar as sujeiras maiores e, em seguida, use a flanela levemente umedecida e também o bastonete de algodão para os cantos. Por último, seque tudo com uma flanela seca e limpa. Não faça esse procedimento em notebooks.










17 de fevereiro de 2009

7 pecados de um currículo

Que tipos de erro costumam fechar as portas nas empresas de tecnologia?

Um currículo bem-feito não garante a sua vaga, mas pelo menos não elimina você da lista de candidatos na primeira etapa da seleção. Por isso, cuidado para não errar. Basta um pequeno deslize e as suas chances de passar para a fase da entrevista evaporam. Você tem pouquíssimos segundos para capturar (ou perder) a atenção. Mas o que as empresas de tecnologia levam em conta num currículo?

Para entrar no Google, a ordem é especificar e detalhar as ferramentas utilizadas, pontuar os projetos de atuação e o nível de envolvimento. “As pessoas costumam colocar de maneira geral o que é específico”, diz Deli Matsuo, diretor de recursos humanos para a América Latina do Google.

Como a empresa utiliza banco de dados para buscar possíveis candidatos, as tecnologias se tornam decisivas. Se o Google procurar um profissional com conhecimento em Java, por exemplo, somente os candidatos que usaram essa palavra no currículo serão listados no resultado da busca.

Mas não confunda informações específicas com desnecessárias. O curso básico de Microsoft Office ou a visita a uma empresa de tecnologia devem ser deletados. Informações como RG e CPF, também podem sair de cena, a menos que sejam pedidos no processo de seleção.

Portabilidade da telefonia chega a todo o país em março

A chamada portabilidade, trocar de operadora sem mudar o número do telefone, já facilita a vida dos consumidores da maior parte do Brasil. No início de março, vai valer para todo o país.

Para fazer a mudança, basta entrar em contato com a nova operadora. Só ela pode cobrar, se quiser, uma taxa de R$ 4. A operação deve ser concluída em cinco dias úteis e o consumidor pode agendar a data da troca. Desde que começou, há cinco meses, a portabilidade foi usada por mais de 230 mil assinantes de telefones fixos e móveis.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu reclamações, principalmente, sobre o descumprimento dos prazos. Cerca de 13 mil pedidos de portabilidade foram negados – a maioria em razão do único problema que, segundo a Anatel, pode impedir a mudança. A operadora da qual o usuário está se retirando só pode negar a portabilidade de houver uma divergência cadastral. Nem os contratos com prazo de fidelização impedem a portabilidade.

A Anatel explica que, nesses casos, a troca pode ser feita antes mesmo do consumidor pagar multa pela rescisão contratual. Se ele assumiu um contrato de fidelização, vai ter que sentar com a operadora e ajustar a questão da rescisão do contrato.

O Rio de Janeiro e Brasília entraram esta semana no mapa da portabilidade, que já cobre 80% do Brasil. Até o dia 11 de março, a novidade vai chegar ao resto do país. Faltam os DDS 81 e 87 (PE), 53 (RS), 64 (GO), 91 (PA), 66 (MT) e 11 (SP).



16 de fevereiro de 2009

O castelo de Edmar Moreira

São 36 suítes, sendo uma com cerca de 100 m2.


Conheça os dois satélites que colidiram no espaço

que já era há muito tempo previsto e, de certa forma, até mesmo esperado, finalmente aconteceu: dois satélites artificiais chocaram-se violentamente no espaço, espalhando destroços por uma região entre 500 e 1.300 quilômetros de altitude.

Perigo do lixo espacial

O grande volume de lixo espacial, principalmente de artefatos que já não funcionam e são abandonados, torna cada vez maior a probabilidade de que haja choques entre eles. Este é o primeiro caso de acidente deste de tipo de grandes proporções. Houve dois outros casos registrados, um em 2005 e outro em 1991, mas os dois envolvendo apenas fragmentos isolados.

Sobre a responsabilidade pelo acidente, Nicholas Johnson, coordenador da área de detritos espaciais da NASA, não teve palavras tranquilizadoras: "Eles voaram um na direção do outro. Não há preferencial lá em cima. Nós não temos um controle de tráfego no espaço. Não há maneira de saber o que está vindo na sua direção."

Choque entre satélites

O choque ocorreu às 14h56 no horário de Brasília, da última terça-feira, dia 10/02. O acidente envolveu um satélite norte-americano de comunicações, pertencente à empresa Iridium, que estava em operação, e um satélite militar russo, já desativado.

O acidente ocorreu a 790 km de altitude, quando os dois satélites estavam sobre o nordeste da Sibéria, criando uma gigantesca nuvem de escombros que está se espalhando. Somente nas próximas semanas os engenheiros conseguirão ter um mapeamento completo dos novos destroços. O mais provável é que a maior parte deles venha a se queimar ao reentrar na atmosfera da Terra.

Detritos espaciais

Várias agências espaciais continuamente pedaços de lixo espacial maiores do que 10 centímetros. Nos Estados Unidos, este trabalho é feito pelo projeto U.S. STRATCOM, coordenado pelos militares. Calcula-se que existiam, antes do acidente desta terça-feira, cerca de 18.000 desses detritos espaciais.

Nas 24 horas que se seguiram à colisão entre os dois satélites, os engenheiros conseguiram mapear cerca de 600 pedaços, embora ainda não tenham informações suficientes sobre as dimensões de cada um deles. Este número deverá crescer continuamente nos próximos dias.

Riscos do acidente

O acidente eleva o nível de risco de novos acidentes, embora não seja possível ainda prever se outros satélites tenham que passar por reposicionamentos ou mesmo venham a ser ameaçados. Mas os dois não estavam nesta órbita por acaso - esta é uma altitude muito importante para as telecomunicações, e há inúmeros satélites nas proximidades.

Sobre os riscos para a Estação Espacial Internacional, que orbita a cerca de 400 km de altitude, a NASA e a Roscosmos, a agência espacial russa, não se entendem. Os russos afirmam que não há perigo, mas a NASA disse que o perigo existe e que alguns dos detritos já poderiam estar na altitude da ISS.

Já o Telescópio Espacial Hubble está realmente dentro da área ocupada pelos novos destroços.

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph