28 de fevereiro de 2009

Antivírus: gratuito ou pago?


Falar sobre antivírus é sempre um assunto delicado, pois as opiniões dos usuários são bem divididas. Uns dizem que não vale de nada e só prejudica o desempenho do computador, “o antivírus é muito pesado para a minha máquina”. É sempre a mesma reclamação e por isso não usam. Outros dizem que a marca “X” é melhor que “Y” e assim a disputa se desenvolve. Outros não entendem de nada e caso computador vier com o antivírus instalado, usam… caso contrário não.

Eu mesmo fiquei durante 1 ano sem usar nenhum tipo de antivírus (admito, fui corajoso, isso para não falar outra coisa). Mas, em contrapartida, o resultado dessa minha aventura foram apenas 60 “pragas” dentro no meu querido PC.

No meu caso os vírus estavam na minha rede. Todos os três computadores estavam com os mesmos vírus no PC principal, baixei dois antivírus gratuitos: o Avast e o AVG; os quais apenas localizaram e identificaram os vírus, porém nenhum dos dois conseguiram eliminá-los, ou seja, encontraram o vírus mas não tinham o antídoto.

Antes de formatar, resolvi fazer um teste com mais um antivírus que desta vez foi o Kaspersky (versão Trial - válida por 30 dias) e para minha surpresa novamente não obtive sucesso.

Cheguei a conclusão depois de várias pesquisas sobre o assunto que ninguém confia plenamente em um antivírus seja pago ou gratuito. Claro que existe aquele dilema: “de graça não funciona”, mas isso pode ser tática dos fabricantes.

Teste o seu antivírus
Veja se o software instalado está realmente oferecendo segurança ao seu computador
você pode simular alguns ataques de spywares ao seu computador e verificar se o seu antivírus está detectando essas invasões. Esta simulação é inofensiva, apesar de utilizar os mesmos caminhos que os vírus e spywares em seus ataques.

Faça os testes sugeridos AQUI e, ao final, clique AQUI e execute o programa sugerido para voltar o seu sistema ao ponto inicial.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph