23 de fevereiro de 2009

Conheça o iChange, o carro do futuro

A Rinspeed escolheu o Salão Automóvel de Genebra para apresentar o seu mais recente projecto, o iChange, um protótipo eléctrico que se destaca-se pela sua eficiência.

Mais importante que o seu estilo futurista, a grande curiosidade deste protótipo reside na sua carroçaria variável, adaptando-se ao número de passageiros. Mediante o avanço ou recuo da parte traseira, este monolugar pode receber até três ocupantes, beneficiando a aerodinâmica e consequentemente a sua eficiência quando circula apenas com o condutor. O acesso ao interior é feito através do tejadilho, que se eleva de forma automática, ao ser premida uma tecla de um telemóvel Apple iPhone. O telemóvel serve também como comando para grande parte das funcionalidades do veículo.

A preocupação com a eficiência deste modelo ganha «força» com a opção por um propulsor eléctrico. Com cerca de 180 cavalos de potência, para um peso de apenas 1050 kg, o propulsor eléctrico permite ao iChange, uma velocidade máxima de 220 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/h em pouco mais de 4 segundos. Apesar de ser um veículo eléctrico, conta com uma caixa de seis velocidades herdada de um Subaru WRX.

Com este projecto, a Rinspeed pretende mostrar um paradigma da máxima eficiência para a mobilidade do futuro, com carros que se adaptam às necessidades do momento e com isso aumentar ou reduzir a sua eficiência, dependendo das exigências.


Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph