Jardim Olinda é uma pequena cidade do interior de Paraná cercada por fazendas e mais fazendas. Nos últimos anos, ao mesmo tempo em aumentaram as plantações de Cana-de Açúcar e o uso de sementes transgênicas, também dispararam a aplicação de agrotóxicos. Aviões são utilizados na região para pulverizar os campos com poderosos venenos, capazes de matar pragas e insetos.
Ali, assim com em pelo menos mais 10 pequenas cidades paranaenses em zonas rurais, a proporção de nascidos de homens e mulheres acabou sendo afetada. (O equilíbrio que garante a contida de da vida humana caracterizado pela Média de 51 Homens e 49 Mulheres a cada 100 nascidos.) a proporção nos municípios varia e há casos extremos. O mais emblemático e justamente o de Jardim Olinda, onde de 100 nascidos 64 é mulheres e 26 são homens.
A relação entre agrotóxicos e as distorções na proporção foi constituída em estudo realizado pela biomédica Gerusa Gibson. Ela relacionou a comercialização do veneno às alterações de nascimentos levantadas dados de 300 municípios paranaenses.
Os agrotóxicos têm uma estrutura Química semelhante à de hormônios. Essa confusão pode levar a um desequilíbrio na concentração de hormônios no corpo dos pais, um dos fatores que determina o sexo da criança na hora da gestação.
Esse estudo é uma alerta para conseqüências das aplicações indiscriminadas de produtos químicos nas plantas, que afeta a saúde das pessoas. Há possibilidades de cânceres e outras doenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário