24 de fevereiro de 2009

Serviço desmascara ligações com IDs ocultos

Já aconteceu de ligarem para seu celular e quando você foi atender, percebeu que o número que ligava estava confidencial?

Pensando nessa situação, muito incômoda para a grande maioria dos usuários de aparelhos móveis, a empresa TelTech Sistemas, de Nova Jersey (EUA), criou um conjunto de serviços que permite aos usuários desmascararem aqueles que costumam telefonar com o ID escondido, impedindo ao receptor a obtenção do número de telefone. O serviço, chamado TrapCall, é gratuito e inclui a opção de colocar ‘ligadores’ indesejados na lista negra, além de permitir ao usuário ouvir sua caixa de voz através da web.

"Todo mundo recebe chamadas de números bloqueados, e hoje as pessoas querem saber quem está ligando, para ter a opção de atender ou não a ligação", diz Meir Cohen, presidente da TelTech.

Desde que a opção do ID de usuário foi criada, no início da década de 1990, os consumidores contam com a opção de esconder o seu número antes de realizar uma chamada, seja realizando essa tarefa pessoalmente ou com auxílio da operadora. O que o TrapCall faz é tirar proveito de uma falha nessa função.


O serviço instrui novos clientes a reprogramar seus celulares para enviar todas as chamadas rejeitadas ou perdidas a um número gratuito da companhia. Se o usuário vê uma ligação com ID bloqueado, ele pressiona o botão no telefone que normalmente envia a chamada para o correio de voz e esta, de forma ‘invisível’, vai para o sistema da TelTech e em seguida volta para o dono do telefone, desta vez com o número aparente. Durante o teste realizado pelo site Wired.com, esse processo demorou cerca de seis segundos.

Mas, se o serviço pode solucionar alguns problemas, ele pode trazer outros. Para Cindy Southworth, diretora de tecnologia da Rede Nacional de Fim de Violência Doméstica, em Washington (EUA), o descobridor das ligações pode ser usado por agressores para localizar parceiros que fogem uma relação violenta.

Atualmente, o TrapCall está disponível para os assinantes da AT&T e da T-Mobile, e, em breve, funcionará também para outras operadoras.

Para saber mais sobre o serviço, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph