Escondendo seu site dos buscadores
No artigo anterior, falei um pouco sobre como o uso das meta tags pode ajudar seu site a ficar melhor posicionado nas páginas de resultados dos buscadores.
Porém, tão importante quanto conhecer a utilidade da tag keywords é saber usar a tag robots.
A função desta tag é dizer aos buscadores se devem indexar sua página ou não. Parece contraditório falar sobre isso logo depois de um artigo sobre meta tags e buscadores, mas na verdade bloquear seu site dos sites de procura tem lá suas vantagens.
Quando você utiliza pop-ups ou iframes para mostrar o conteúdo do seu site, não é interessante que o buscador indexe essas páginas; afinal, se elas forem acessadas individualmente não vão significar nada e não trarão um acesso real ao seu site. Também pode ser interessante não indexar seu site quando seu conteúdo é restrito a um grupo de pessoas e você não precisa de divulgação, ou quando você quer fazer um blog mais reservado, por exemplo. Nestes casos, mesmo que outras pessoas linkem seu site (o primeiro passo para aparecer nos maiores buscadores sem fazer nenhum esforço) ele não aparecerá em nenhuma busca.
Os valores possíveis para esta tag são:
<meta name="robots" content="index,follow">
<meta name="robots" content="noindex,follow">
<meta name="robots" content="index,nofollow">
<meta name="robots" content="noindex,nofollow">
<meta name="robots" content="noarchive">
Aqui, os valores "index" e "noindex" se referem ao tratamento da página inicial: se o buscador deve ou não incluí-la nos resultados, respectivamente.
Já os valores "follow" e "nofollow" se referem aos links da página inicial, se eles devem ser visitados e indexados ou não.
Portanto
<meta name="robots" content="index,follow">
Indexa a página inicial e todas as páginas nela referenciadas
<meta name="robots" content="noindex,follow">
Não indexa a página inicial, mas indexa as páginas nela referenciadas
<meta name="robots" content="index,nofollow">
Indexa a página inicial, mas nenhum link que ela contenha
<meta name="robots" content="noindex,nofollow">
Não indexa nem a página inicial e nem seus links.
Portanto, se você quiser evitar que os sites de busca encontrem seu site, use a última opção. Porém, se você quiser que apenas o Google não encontre seu site, ou quiser remover uma página dos seus resultados de busca a partir da próxima varredura, pode utilizar a tag
<meta name="googlebot" content="noindex,nofollow">
A maioria dos buscadores armazena uma cópia da sua página em cache, para otimizar a busca. Para evitar isso, você pode utilizar a tag
<meta name="robots" content="noarchive">
Todavia, lembre-se que além de acelerar a busca, armazenar uma cópia do seu site em cache tem a finalidade de disponibilizar o resultado ao usuário caso seu site esteja passando por algum problema técnico. Use esta tag somente se o conteúdo do seu site for muito específico quanto a essa necessidade.
No próximo artigo, mais algumas utilidades das meta tags. Até lá!
Parte 1 | Parte 3 | Parte 4
20 de junho de 2010
Meta Tags - Parte 2
Postado por
Raphael Alves
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Blog,
Dicas,
HTML,
Meta Tag,
Programação,
SEO,
Tira-duvidas,
Web,
WebMaster
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Postar um comentário