6 de junho de 2010

Meta Tags -Parte 1

O Que São e Como utiliza-las



O que mais me espanta é que a grande maioria dos iniciantes não tem a menor noção do que é uma meta tag, e de como elas são fundamentais na divulgação do seu site.

Meta tags são linhas de código HTML, ou "etiquetas", que, entre outras coisas, descrevem o conteúdo do seu site para os buscadores. É nelas que você vai inserir as palavras chaves que facilitarão a vida do usuário na hora de te encontrar. Através delas você pode também "assinar" seu site, declarando sua autoria sobre o código fonte.

Como utilizar as meta tags

As meta tags devem ser incluídas no seu código HTML, dentro da tag
<HEAD>
, assim:

<HTML>

<HEAD>

<TITLE> Aprendendo sobre as meta tags </TITLE>

<META NAME="author" CONTENT="Erika Sarti">

<META NAME="description" CONTENT="Meta Tags - O que são e como utilizá-las - Um artigo para iniciantes">

<META NAME="keywords" CONTENT="sites, web, desenvolvimento">

</HEAD>

...

keywords
Nesta tag você deverá incluir o maior número possível de palavras que se refiram ao seu texto. Se não utilizar as mesmas palavras, tente utilizar sinônimos. Nunca quebre uma linha de palavras-chave, porque seu trecho de código será considerado um erro e será ignorado. Por isso, utilize quantas meta tags keywords você precisar.

<meta name="keywords" content="sites, web, desenvolvimento, html, design">

Sempre separe as palavras com vírgula, e declare todas elas em letras minúsculas - alguns buscadores têm problemas com letras maiúsculas e podem ignorar seu site.

Pessoalmente, eu costumo incluir os termos no singular e no plural (site, sites). No caso de palavras acentuadas, eu ignoro a acentuação ou utilizo os caracteres acentuados em HTML ("manutenção" fica "manutencao" ou "manutenção").

Cada buscador trabalha de forma única, levando em consideração dezenas e às vezes até centenas de valores diferentes na hora de exibir os resultados de uma busca. Infelizmente, alguns desenvolvedores fizeram mal uso deste recurso, o que faz com que alguns robots e spiders não dêem muita atenção às meta tags keywords. Por isso, sempre use palavras-chaves coerentes com o seu conteúdo, e nunca acrescente itens só para aparecer melhor na busca - afinal você sabe que quando o usuário entra no seu site e não encontra o que foi "prometido" a imagem dele está comprometida, e mesmo os buscadores melhoram seus algoritmos de procura a cada dia, e um truquezinho que aparentemente vai te ajudar pode atrapalhar, e muito.

description

Uma ou duas frases que o buscador apresentará como um resumo do conteúdo do seu site:

<meta name="description" content=" Meta Tags - O que são e como utilizá-

las - Um artigo para iniciantes">


Sozinhas, as meta tags não fazem milagres na divulgação do seu site: dê muita importância ao seu conteúdo em primeiro lugar . É a dobradinha conteúdo bem apresentado + atualização constante que vai fazer com que o usuário sempre volte. Um título coerente com o conteúdo e explicativo também ajuda muito.

Cuide também dos seus links: procure mostrar apenas links para páginas com assuntos relacionados ao seu conteúdo, e tente ser linkado de volta. Em quanto mais páginas relevantes sobre o mesmo assunto seu site aparecer, melhor ele estará no ranking dos buscadores.

Agora que você conhece o básico das meta tags e seu uso correto, ao invés de procurar métodos mirabolantes para aumentar seu ranking, simplesmente dê mais atenção à elas e deixe os buscadores fazerem o resto.

No próximo artigo, falarei um pouco sobre outras utilizações para as meta tags.

Parte 2 | Parte 3 | Parte 4

2 comentários:

Gisele Canto disse...

ESSA PONSTAGEM ME INTERESSA MUITO, POREM ELA ESTA COM PROBLEMAS!

Raphael Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph