4 de janeiro de 2010

Bluetooth 4.0 promete menor consumo de bateria

O Bluetooth Special Interest Group (SIG), grupo responsável por definir os padrões de comunicação sem fio por Bluetooth, apresentou as especificações do Bluetooth 4.0. Ao contrário da versão 3.0, focada em maior velocidade, a nova versão tem como meta reduzir o consumo de energia.

De acordo com a Bluetooth SIG, o menor consumo de bateria abrirá novos mercados para dispositivos de baixo custo que não precisam de grande potência na comunicação sem fio e áreas como saúde, esporte e entretenimento serão as principais beneficiadas, devido à grande quantidade de produtos desse tipo utilizados por esses setores.

A versão 4.0 tem consumo de pico mais baixo e modo de economia de energia quando o dispositivo está ocioso. Isso torna possível aos equipamentos utilizarem baterias do tamanho de uma moeda e com durabilidade de vários anos. A nova versão tem também velocidade de transferência de até 1 megabit por segundo (Mbps) e chave de segurança de 128 bits.

Estão previstas duas variantes dessa nova versão; modo único e modo duplo. O modo duplo vai acrescentar a nova característica de baixo consumo de energia nos dispositivos Bluetooth já existentes. Já o modo único é direcionado para produtos mais compactos, que irão se aproveitar do baixíssimo consumo de energia quando estiverem ociosos.

Os primeiros produtos com a versão 4.0 do Bluetooth devem chegar no início de 2010.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph