30 de abril de 2009

Relembre dez filmes marcantes sobre epidemias

'Os 12 macacos', com Bruce Willis e Brad Pitt, lidera lista. Recentes 'Ensaio sobre a cegueira' e 'Eu sou a lenda' também tratam tema.
1. ‘OS 12 MACACOS’ (Twelve monkeys), 1995 Dirigido por Terry Gilliam Com Bruce Willis, Brad Pitt, Madeleine Stowe. No ano de 2035, a humanidade tenta sobreviver a um vírus desconhecido que já dizimou 99% da população mundial. Nesse contexto, um grupo desesperado de cientistas envia o voluntário Cole (Willis) para o ano de 1996 para que ele descubra as origens da epidemia, que teria sido espalhada pelo misterioso exército dos 12 macacos. Foi indicado a dois Oscars.

2. ‘ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA’ (Blindness), 2008 Dirigido por Fernando Meirelles Com Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga. Adaptação do livro de José Saramago, ganhador do Prêmio Nobel, o filme mostra uma misteriosa epidemia de cegueira. A trama começa com um homem que perde a visão de um instante para o outro enquanto dirige e que mergulha em uma espécie de névoa leitosa assustadora. Uma a uma, cada pessoa com quem ele encontra fica cega também. À medida que a doença se espalha, o pânico e a paranóia contagiam a cidade.

3. ‘EU SOU A LENDA’ (I am legend), 2007 Dirigido por Francis Lawrence Com Will Smith, Alice Braga. Em 2012, a cidade de Nova York aparece em ruínas. O cientista Robert (Smith) é o único sobrevivente de uma epidemia, que começou três anos antes, com a tentativa de descobrir a cura do câncer. Em seu laboratório ele tenta encontrar um remédio para a doença e sai em busca de outros sobreviventes do surto.


4. ‘EXTERMÍNIO’ (28 days later), 2002 Dirigido por Danny Boyle Com Cillian Murphy, Naomi Harris. Depois de um grupo de chimpanzés infectados ser libertado por ativistas pelos direitos dos animais, os macacos passam a atacar humanos e disseminar o vírus que possuem, trazendo horror e devastação a todo o planeta. 28 dias depois do acontecido, Jim (Murphy) desperta do coma em um hospital e estranha a ausência de pessoas nas ruas. Dirigido pelo vencedor do Oscar 2009.

5. ‘EPIDEMIA’ (Outbreak), 1995 Dirigido por Wolfgang Petersen Com Dustin Hoffman, Morgan Freeman, Kevin Spacey. Após um misterioso vírus dizimar uma tribo na África, o médico Sam Daniels (Hoffman) e sua equipe são chamados para estudá-lo. Mas no interior dos EUA, um macaco contrabandeado espalha o vírus na população local, fazendo com que o médico retorne para tentar controlar a epidemia que agora se alastra.

6. ‘FIM DOS TEMPOS’ (The happening), 2008 Dirigido por M. Night Shyamalan Com Mark Wahlberg, Zooey Deschannel. O diretor de ‘O sexto sentido’ traz a história de uma família em fuga de um fenômeno inexplicável e irreversível, que ameaça a humanidade. A epidemia parece surgir do nada. Em questão de minutos, irrompem nas principais cidades americanas episódios de mortes arrepiantes e estranhas que desafiam a razão e surpreendem a mente por sua chocante capacidade de destruição.

7. ‘RESIDENT EVIL – O HÓSPEDE MALDITO’ (Resident Evil), 2002 Dirigido por Paul W.S. Anderson Com Milla Jovovich, Michelle Rodriguez Uma corporação chamada Umbrella conduz experiências genéticas ilegais em seu laboratório no subterrâneo de Raccoon City. Em um dia aparentemente normal na base, uma sabotagem faz com que o T-Vírus contamine o local e mate a todos. Um exército entra em ação para impedir que a epidemia se espalhe e lutar contra os zumbis devoradores produzidos pela contaminação.


8. ‘FILHOS DA ESPERANÇA’ (Children of men), 2006 Dirigido por Alfonso CuaronCom Clive Owen, Julianne Moore, Michael Caine. Terra, 2027. Uma epidemia faz com que os humanos se tornem inférteis. Faz quase 19 anos que o último bebê nasceu, e a cada ano que passa sem a presença inexplicável de crianças no mundo a humanidade vai acumulando o sentimento de desistir da vida.

9. ‘JUÍZO FINAL’ (Doomsday), 2008 Dirigido por Neil Marshall Com Caryn Peterson, Adeola Ariyo. Quando um vírus mortal ataca a Inglaterra, o governo se vê forçado a isolar a cidade afetada, construindo um muro ao redor da área. 30 anos após o isolamento, o vírus ataca novamente. O governo deve escalar uma equipe de especialistas para entrar na área proibida em busca de uma cura.

10. ‘CABANA DO INFERNO’ (Cabin fever), 2004 Dirigido por Eli Roth Com Michael Rosenbaum; Rider Strong; Cerina Vincent. O longa-metragem de estreia do cineasta (do terror ‘O albergue’) mostra um grupo de cinco amigos que decide passar o fim de semana em uma casa na floresta. Planejando farra e bebedeira, eles encontram um ermitão portador de um vírus que parece comer sua pele. O causador da doença, então, infecta alguns dos cinco, fazendo com que os sadios ajam com paranóia e hostilidade contra os doentes, criando o clima de suspense.
Postar um comentário
Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph