Mostrando postagens com marcador automoveis. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador automoveis. Mostrar todas as postagens

17 de novembro de 2010

Radares verificam se você está usando cinto de segurança

Novos radares de velocidade podem fazer mais do que medir a velocidade de um veículo: verificam se você utiliza o cinto de segurança, se seu carro está perto demais do carro da frente e até mesmo se suas mãos estão na posição "15h40" sobre o volante.

Trata-se do Asset, o Advanced Safety and Driver Support for Essential Road Transport, um novo radar que pode detectar ao mesmo tempo se o usuário está quebrando diversas regras de trânsito.

E as coisas não param por aí. O sistema é capaz de identificar a placa do veículo para verificar se o carro está com o seguro e acertos fiscais em dia. Além disso, uma tecnologia permite capturar imagens a 150 pés de distância.

Para identificar diversos fatores que vão além da velocidade do veículo, esses radares tiram diversas fotos e as enviam por satélite para um banco de dados central.

Os radares estão conectados aos computadores da polícia, permitindo rapidez aos processos onde forem detectadas infrações.

Por enquanto, o radar está sendo testado na Finlândia, mas o jornal Daily Mail acredita que as novas máquinas estarão funcionando em toda a Europa até 2013.

20 de janeiro de 2010

Veja os segredos que fizeram do Fusca o carro mais vendido do mundo


Dia Nacional do Fusca é comemorado nesta quarta-feira (20).
Donos do veículo revelam os segredos do carro admirado há 75 anos


No Brasil, 20 de janeiro é o Dia Nacional do Fusca. A data foi instituída pela Volkswagen na década de 80 e faz parte do calendário oficial de eventos da Prefeitura de São Paulo desde 1996, ano em que o modelo deixou de ser fabricado pela segunda vez.

Mesmo para os que sabem a história do carro, há algumas particularidades do modelo que são conhecidas apenas por quem já teve ou dirigiu um Fusca. O RaphaelzinhoAlves entrevistou proprietários do veículo e integrantes de clubes e associações do modelo e traz os sete segredos do carrinho mais famoso do mundo.

12 de agosto de 2009

Carro elétrico pode recarregar em 10 minutos

Alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT, em inglês – estão desenvolvendo o elEVen, um carro elétrico capaz de chegar de 0 a 100 Km/h em apenas 9 segundos.

O que também chama atenção do projeto é o fato da bateria do veículo poder ser recarregada em somente 10 minutos. Isso seria um grande feito, já que os automóveis elétricos de hoje demoram horas para efetuar o processo por completo.

Para realizar essa façanha, no entanto, será preciso desenvolver também uma fonte de energia capaz de produzir 350 kW. Para se ter uma ideia da grandiosidade, os carros elétricos já existentes utilizam estações de 1.4 kW.

O elEVen está sendo desenvolvido a partir de um Ford Fusion. De acordo com os estudantes, a velocidade máxima do carro é de 160 Km/h.

29 de maio de 2009

UFRJ apresenta protótipo de trem de levitação magnética

Projeto prevê primeiro trajeto dentro da universidade.
Trem tem capacidade para 28 pessoas e andará a 30 km/h.


Instituto de pós-graduação e pesquisa em engenharia da UFRJ (Coope) divulgou nesta sexta (29) imagens do protótipo de um novo trem de levitação magnética - o maglev Cobra.

O design está sendo elaborado pela área de desenho industrial do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). O projeto piloto do veículo é gerenciado pelo Laboratório de Aplicações de Supercondutores da Coppe e prevê sua instalação em um percurso de 130 metros ligando o antigo e o novo prédio da Coope.
Segundo a UFRJ, o governo do Estado do Rio estuda usar o trem também para ligar o Aeroporto internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, ao Santos Dumont, no Centro do Rio.

16 de maio de 2009

Pontiac viveu auge nos anos 60 com 'muscle cars'

Pontiac GTO, de 1964, é considerado o primeiro 'muscle car' da história.
Marca surgiu com o objetivo de oferecer mais por menos.

O anúncio do fim da Pontiac, confirmado para 2010, põe fim a 83 anos de história. A empresa foi fundada em 1926, pela General Motors, com o objetivo de oferecer “mais por menos”. Com isso, disponibilizou carros equipados com motores de 6 cilindros ao mesmo preço de modelos concorrentes menos potentes (4 cilindros).

Anos depois, a Pontiac lançou o motor de 8 cilindros em linha, mais baratos que os V8 de outras marcas, porém com desempenho um pouco inferior. Quem não podia comprar um V8, se contentava com um 8 em linha da marca
e não fazia feio.

21 de março de 2009

Pintura de carro se refaz com luz do sol


Sabia que, no futuro, pode acontecer de um raio de sol ser capaz de reparar a tinta do seu carro? Segundo publicação recente na revista Science, um estudo feito por cientistas da Universidade do Sul de Mississippi prevê a fabricação de um novo material que, através de reações químicas provocadas pela luz ultravioleta, pode se regenerar sozinho, ficando como novo.

9 de março de 2009

Nova tecnologia elimina poluentes dos motores diesel

Na teoria, os motores a diesel podem se tornar muito mais econômicos e ambientalmente corretos do que os motores a gasolina, graças ao seu princípio de funcionamento.
Mas isso é só na teoria, e virtualmente todos os motores diesel que equipam os caminhões atuais causam sérios problemas de poluição, inclusive com a emissão de nanopartículas danosas ao sistema respiratório humano, hidrocarbonetos não queimados e óxidos de nitrogênio (NOx).

Purificação eletroquímica dos gases de escapamento

Agora, engenheiros da Universidade Riso, na Dinamarca, desenvolveram um novo sistema de purificação para os gases exauridos pelo escapamento dos motores a diesel que é mais eficiente e mais barato do que os atuais filtros para retenção de particulados e tecnologias deNOx - que capturam os óxidos de nitrogênio.

6 de março de 2009

Polo E-Flex dispensa tanquinho de gasolina

A VW abandona o tanquinho de gasolina para a partida a frio e inaugura no mercado, com o Polo E-Flex (com E de eletrônico), um novo sistema de injeção eletrônica desenvolvido pela Bosch. O sistema aquece o álcool, dispensando o uso da gasolina na hora de ligar o motor frio.
De acordo com o site Auto Esporte, é necessário pisar na embreagem na hora de dar a partida. Dependendo da temperatura ambiente, o sistema leva um tempo diferente para aquecer o álcool: a 5ºC negativos, o sistema levará 12 segundos para aquecer o combustível. A 14ºC positivos, o tempo cai para 2 segundos. O motor VHT 1.6 e a relação de marchas não foram alterados.
A versão E-Flex será oferecida em pacote fechado de equipamentos, com ar-condicionado, trio elétrico e rodas de liga-leve. A cor é única: preto Magic com detalhes cromados.



O novo Pólo E-Flex tem preço de R$ 47.490 e as versões com o tanquinho permanecem à venda normalmente.
Segundo a VW, a tecnologia E-Flex deverá ser levada para os outros modelos da marca.

3 de março de 2009

Aptera, o carro elétrico do Google

Todos os dias surgem projetos interessantes para desenvolver novas fontes de energia e meios de transporte que garantam o desenvolvimento sustentável do planeta e o Google, gigante da internet, não poderia ficar fora dessa.
Em parceria com a Aptera Motors, o Google vem desenvolvendo um carro de 3 rodas ecologicamente correto. Com um lugar para um motorista e mais 2 passageiros, o veículo vem equipado com airbags nos 2 assentos frontais, sistema avançado de computador de bordo, GPS, CD/MP3/DVD Player, câmera retrovisor e um sistema completo de diagnóstico do carro.

O Aptera pode ser encontrado em 2 versões: All-Eletrics, movido 100% à base de uma bateria, podendo atingir velocidade de até 96 km/h e percorrer até 200 km com uma única carga. Para recarregar a bateria, basta conectá-lo em uma fonte de energia 110 Volts.

26 de fevereiro de 2009

Designer cria moto voadora

Pensando em uma alternativa para enfrentar o trânsito cada vez mais congestionado das grandes cidades, o designer japonês Norio Fujikawa desenvolveu uma motocicleta voadora, chamada de JetBike.

Com um visual diferenciado, a Jetbike é um misto de moto e avião, com a parte central lembrando a carenagem de uma moto, só que sem as rodas, que dão lugar a duas finas e longas asas.

De acordo com Norio, o projeto ainda se trata de um sonho distante, por não ter patrocínios para torná-lo realidade. No entanto, a JetBike mostra atributos suficientes para se tornar real, a começar pelo sistema de propulsão, que segundo o inventor, tem de ser algo que respeite o meio ambiente, como a tecnologia híbrida, por exemplo.

23 de fevereiro de 2009

Conheça o iChange, o carro do futuro

A Rinspeed escolheu o Salão Automóvel de Genebra para apresentar o seu mais recente projecto, o iChange, um protótipo eléctrico que se destaca-se pela sua eficiência.

Mais importante que o seu estilo futurista, a grande curiosidade deste protótipo reside na sua carroçaria variável, adaptando-se ao número de passageiros. Mediante o avanço ou recuo da parte traseira, este monolugar pode receber até três ocupantes, beneficiando a aerodinâmica e consequentemente a sua eficiência quando circula apenas com o condutor. O acesso ao interior é feito através do tejadilho, que se eleva de forma automática, ao ser premida uma tecla de um telemóvel Apple iPhone. O telemóvel serve também como comando para grande parte das funcionalidades do veículo.

16 de fevereiro de 2009

Vítimas de acidentes têm direito a indenização

Os acidentes com motos cresceram 13% no ano passado: foram mais de 150 mil casos em todo o Brasil. Qualquer pessoa que se envolver num acidente pode pedir indenização.
Hoje, 11 milhões de motos rodam nas ruas brasileiras – o dobro de dez anos atrás. O número de acidentes também é cada vez maior.

De acordo com a empresa que administra o seguro obrigatório, o DPVAT, mais da metade das indenizações pagas em 2008 foi provocada por acidentes com motos. Foram 56 mil indenizações por invalidez permanente e 18 mil por morte.

O preço do seguro obrigatório da moto é relativamente mais caro que o dos automóveis por causa da frequencia elevada dos acidentes.

11 de fevereiro de 2009

Usar a marcha do carro até o limite desgasta o motor

Giros não devem ultrapassar a faixa limite.Especialista responde a essa e outras dúvidas.

Por mais experiência que o motorista tenha ao volante, entre uma troca e outra de marcha podem surgir algumas dúvidas. Giro do motor, retrovisores com imagens irreais e questões relacionadas à manutenção podem confundir os motoristas. Confira abaixo a resposta para algumas das dúvidas enviadas pelos leitores ao G1 durante a semana.

  • É recomendável usar a marcha até a velocidade limite antes de trocá-la, ou isso desgasta mais o conjunto?

Utilizar as marchas até o limite de cada uma não é recomendável. Isso você deve utilizar apenas em casos de necessidade, como em uma ultrapassagem, por exemplo. Fora disso, ou em uso constante dessa prática, o motor sofrerá desgaste prematuro e, no caso dos giros ultrapassarem a faixa limite incorre a quebra.

  • Por que os retrovisores do lado direito têm imagens irreais e imprecisas?


O espelho retrovisor do lado direito fica distante dos olhos do condutor, por essa razão a imagem fica distorcida, dando a impressão de que o veículo está a uma distância maior do que a real. Esse tipo de espelho, comumente chamado de convexo, é utilizado com o objetivo de ampliar o campo visual do motorista. Em alguns países, como por exemplo, nos Estados Unidos, é obrigatória a impressão de um aviso aos motoristas no retrovisor do lado direito alertando para essa distorção da imagem. No Brasil não existe nenhuma determinação com relação isso.




  • Sempre que eu trocar o óleo devo fazer o mesmo com o filtro?
Sim. Toda vez que for substituído o óleo deve ser trocado o filtro também. Alguns dizem erroneamente que dá para fazer a troca a cada duas substituições de óleo, mas tal procedimento pode comprometer o motor. O filtro serve para reter impurezas e manter o óleo nas melhores condições. Se for adicionado óleo novo ao motor, mas o filtro continuar velho, o líquido novo logo é contaminado e assim perde sua eficiência mais rapidamente.


  • Os amortecedores traseiros e dianteiros devem ser trocados juntos?

Os amortecedores, assim como todos os componentes que se situam em um mesmo eixo (molas, batentes, discos e pastilhas de freio, entre outros), devem ser trocados, no mínimo, aos pares. O ideal é fazer a substituição sempre em conjunto, ou seja, dos quatro no mesmo momento.

  • O óleo do câmbio deve ser trocado a cada quantos quilômetros?

Antigamente era necessário fazer a troca a cada 10 mil quilômetros. Hoje, os óleos evoluíram bastante, mas ainda assim o câmbio manual deve ser verificado a cada 10 mil quilômetros e se necessário completar. Alguns fabricantes recomendam trocá-lo aos 30 mil; outros, aos 50 mil. O certo então é verificar o que o fabricante do seu carro pede e seguir a recomendação.

  • Uma das colunas do tira-dúvidas falou sobre entortada. O que é isso?

Biela nada mais é que uma peça em aço forjado. Ela fica na parte interna do motor e sua função é unir o pistão e o virabrequim. Permite a transformação do movimento alternado do pistão (sobe e desce) em movimento de rotação do eixo.


  • Comprei meu primeiro carro agora e notei uma sujeira preta, parecida com óleo nas rodas dianteiras. O que é isso?

Não precisa ficar preocupado. O que acontece é que as rodas dianteiras dos carros são equipadas com freios a disco. Esse tipo de freio conta com pastilhas que, ao se desgastar com o tempo, soltam uma leve poeira nas rodas, de cor preta. É assim mesmo, não há nada de errado.

Fala-se muito do tal ‘freio no motor’. Com essa prática corro o risco de quebrar a caixa de marcha?

A prática do freio-motor é recomendada, pois aumenta a segurança, ao contrário de andar com o motor desengrenado, já que o carro fica menos controlável. Não se corre o risco de quebrar o câmbio e ainda evita o superaquecimento dos freios, que podem perder ação.

O carro mais barato do país


Avaliados, nas ruas de São Paulo, o chinês Effa M100

Effa M100 é o carro mais barato do Brasil (R$ 22 980), mas não teve muita atenção do público. Tudo bem que a estratégia da marca chinesa é ganhar o gosto dos consumidores apenas com a divulgação pessoal, sem grandes propagandas em emissoras nacionais etc. Mas só isso justifica o baixo nível de vendas que o modelo teve em seus primeiros meses de vida em solo tupiniquim? Certamente não. De acordo com a Abeiva (Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos), foram comercializadas apenas 44 unidades em agosto, totalizando 144 carros em 2008.

Carro inspirado em game é destaque em salão de protótipos

Veículo foi inspirado nas máquinas do jogo Gran Turismo 5.Paris recebe festival de carros-conceitos.

Um carro inspirado nas máquinas do game Gran Turismo 5 é uma das atrações do 24º Festival International do Automóvel, que será aberto ao público nesta quarta-feira (11), em Paris. O evento reúne apenas carros-conceito, os chamados protótipos, veículos com design futurista e que podem mostrar tendências para o futuro.

O Citroën GTby foi criado a partir de uma parceria entre a montadora francesa e o estúdio Polyphony, que criou a simulação do videogame Gran Turismo 5. O carro tem rodas de 21 polegadas, portas-tesoura e medidas exageradas, com 4.960 mm de comprimento, 2.080 mm de largura e 1.090 mm de altura.


Outro destaque é o protótipo Gina Light Visionary Model, da BMW. O carro apresenta características como uma praticamente sem costura exterior da pele feita de um tecido que se estende ao longo de uma estrutura móvel.

A pré-estréia do salão contou com a presença de nomes famosos da Fórmula 1, como o campeão mundial Lewis Hamilton, o diretor da McLaren Ron Dennis e o ex-piloto Alain Prost

Aplicativo para carros chama socorro em caso de acidentes

Em caso de acidente de carro, o que fazer? Ligar para a emergência é a alternativa mais óbvia, mas o que fazer se no meio da confusão você não encontrar seu celular? Pensando nessa possibilidade, o pesquisador da Universidade da Geórgia do Sul, Debopam Acharya, criou um aplicativo baseado em Java chamado SAVE.

Com ligação GSM e GPS embutido, o SAVE, sistema automático de comunicação de acidentes da Sun, usa sensores para controlar a aceleração e desaceleração, temperatura interna e ângulo de inclinação do veículo.

Por exemplo, imagine que você está viajando, o motor do veículo falha e começa a pegar fogo. Segundo o pesquisador, se nessa situação você contar com o SAVE, ele imediatamente solicitará os serviços de emergência e enviará os relatórios da sua posição.

“Comunicação de orientação é crucial durante situações de risco, tais como incêndios, inundações, explosões e os acidentes de trânsito, e é especialmente importante para capotamentos e batidas", disse Acharya ao site TechRadar. "A combinação adequada destes parâmetros pode levar a uma análise precisa sobre o tipo e a gravidade dos acidentes e, consequentemente, o sistema pode ser utilizado em veículos destinados a operações diferentes, civis ou militares", concluiu o pesquisador.

5 de fevereiro de 2009

Moto elétrica acelera até 241 km/h

A Mission Motors, marca especializada em modelos elétricos, apresentou nesta quinta-feira, 5, no TED, conferência de tecnologia e design dos Estados Unidos, a motocicleta mais rápida do mundo com motor elétrico: a Mission One.
Desenvolvida pelo famoso designer Yves Behar, o ‘brinquedinho’ precisa de 2 horas de recarga em 240V ou 8h em 120V para funcionar. Segundo a fabricante, o protótipo tem autonomia de 240 quilômetros com uma carga em sua bateria de íon-lítio e pode chegar até 241 km/h.

Mas será que a moto funciona mesmo? Para tirar dúvidas sobre a veracidade das informações, a Mission Motors já inscreveu o veículo no Gran Prix Extreme, que acontece em junho, onde a máquina terá seu tempo de pista cronometrado.
A previsão é que a Mission One chegue ao mercado no ano que vem por US$ 68,995 (cerca de R$ 158,7 mil).

3 de fevereiro de 2009

Conheça todas as Marcas de Veículos- (Carros)

Basta observar os carros nas ruas para notar a de marcas que existem no mercado automotivo. Tem para todos os gostos. Cada uma delas ostenta um símbolo bonito, um nome atraente, algumas chegam a conquistar, além de consumidores, muitos admiradores e fãs. Nesse universo de marcas há criatividade e um pouco de história. Você sabe o significado da marca que mais o agrada? Ou então sua origem? Nesta coluna o Raphaelzinho Alves aborda o que representam esses símbolos. Como a lista é extensa separamos em duas matérias.

2 de fevereiro de 2009

Audi libera vídeo e imagens do R8 V10

Sucesso imediato desde o lançamento, o R8 está prestes a ganhar nova versão, dotada de motor V10. A data prevista para sua estreia na Europa é abril, e com ela, a marca das argolas quer aumentar ainda mais as vendas do superesportivo.

O motor em questão é um 5.2 FSI, de injeção direta, que rende 525 cv e 54 kgfm torque máximo. Na prática, isso significa que apenas 3s9 segundos são necessários para levá-lo de 0 a 100 km/h, e, com 8s1, até a marca dos 200 km/h, segundo dados da fabricante. A velocidade máxima também é ótima, de 316 km/h. Embora a preocupação do proprietário de um modelo desses não seja exatamente o consumo, o rendimento conseguido pelo R8 não é nada ruim: 7 km/l, de acordo com a Audi.

Visualmente, detalhes diferenciam o R8 V10 dos demais. Na dianteira, a grade agora é cromada, o conjunto óptico é composto por leds e as entradas de ar nas extremidades contêm dois filetes horizontais. Além disso, as saias na lateral foram alargadas e na traseira, a “grade” ganhou pintura preta e as saídas de escapamento possuem formato oval. As rodas, como não poderia deixar de ser, receberam desenho exclusivo.

A transmissão pode ser manual ou automática sequencial de 6 velocidades e a tração integral quattro, uma das marcas registradas da Audi, ajuda a controlar toda a potência da máquina. Na Europa, o esportivo sai por 142 400 euros (R$ 420 000). Futuramente, mais novidades estão previstas para o R8. Entre elas, está uma versão conversível e uma V12 a diesel, ainda em estudo.

Confira o ronco do motor V10 do Audi R8 no vídeo abaixo:



28 de janeiro de 2009

Motoristas ‘barbeiros’ criam cenas surreais no trânsito

Medo de dirigir é uma das causas da barbeiragem extrema.Veja vídeos de pessoas que não deveriam ter saído da auto-escola

Medos e fobias são tão comuns que a maioria deles tem até nome: ablutofobia (medo de tomar banho), aerofobia (medo do ar), claustrofobia (medo de lugares fechados), amaxofobia (medo mórbido de estar ou viajar dentro de um veículo de transporte). O medo de dirigir faz parte dessa última categoria, e atinge um número cada vez maior de pessoas, principalmente nas cidades grandes. Dirigir é mesmo uma atividade perigosa, talvez a mais perigosa que a maioria de nós praticará ao longo da vida. Segundo psicólogos e instrutores de auto-escolas especializadas em alunos fóbicos, muitos motoristas recebem a carteira de habilitação sem o devido preparo.

Esse despreparo somado ao trânsito maluco de nossas ruas travam o pobre motorista, que não consegue sair do lugar ou se apavora e acaba cometendo as maiores barbaridades ao volante.
Selecionamos alguns vídeos de motoristas de diferentes países que certamente deveriam ter mais aulas práticas ou procurar ajuda psicológica.



  • A vaga é grande e o carro é pequeno, mas veja o suplício do motorista ao praticar a baliza (manobra que cai no exame prático brasileiro). Clique aqui para assistir ao vídeo.



  • Veja o incrível estrago que a motorista consegue fazer ao tentar entrar com o carro em casa. Clique aqui para assisti-lo.


  • Essa é mais difícil ainda de entender. Mulher faz malabarismos para tentar estacionar o carro. Clique aqui para ver.


  • Outro show de baliza. Mas aqui só o motorista não percebe que a vaga é pequena demais. Clique aqui para assistir ao vídeo.
Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph