21 de outubro de 2011

Matéria do ENEM


O que cai no ENEM?


Área do Conhecimento
Componentes Curriculares
Ciências Humanas e suas Tecnologias.
História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Química, Física e Biologia.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação.
Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
Matemática e suas Tecnologias.
Matemática.


1 - CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
1.1 - BIOLOGIA

Conceitos em Biologia:
Omundo vivo:
Bioquímica celular e origem da vida:
Citologia:
Histologia:
Reinos do mundo vivo:
Fisiologia vegetal:
Fisiologia animal:
Reprodução e desenvolvimento:
Genética e evolução:
Ecologia:
História da vida na Terra:
Saúde humana:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
identificação de conceitos, princípios e leis da Biologia e sua
aplicação na interpretação de experimentos.
níveis de organização e equilíbrio dos sistemas biológicos.
componentes químicos das células: proteinas,
enzimas, ácidos nucleicos, carboidratos, componentes inorgânicos; ácidos nucleicos e a
síntese de proteínas; a origem da vida.
a estrutura da célula; divisão celular; fotossíntese; respiração celular.
histologia animal; histologia vegetal.
sistema de classificação dos seres vivos; vírus, monera,
protista, fungi, plantae I – algas pluricelulares, briófitas e pteridófitas; reino plantae II –
gimnospermas e angiospermas; reino animalia I – poríferos, celenterados, platelmintos e
asquelmintos; reino animalia II – anelídeos, artrópodes, moluscos e equinodermos; reino
animalia III – cordados.
fisiologia vegetal I – o equilíbrio hídrico; fisiologia vegetal II –
hormônios e movimentos vegetais.
digestão, respiração, circulação, excreção, coordenação funcional:
sistema nervoso e hormônios.
tipos básicos de reprodução; a reprodução humana;
métodos contraceptivos; DST e AIDS; embriologia.
a 1ª Lei de Mendel, a 2ª Lei de Mendel; polialelia – alelos múltiplos;
a herança do sexo; evolução; grupos sangüíneos; conhecimentos atuais de genética e
tecnologia do DNA recombinante; genética de populações.
conceitos básicos – componentes de um ecossistema; cadeias alimentares – o
fluxo de energia e de matéria no ecossistema; ciclos biogeoquímicos; as populações
naturais; relações ecológicas; sucessões ecológicas; a biosfera e suas divisões;
desequilíbrios ambientais; interações do homem com a natureza.
origem da vida; origem das espécies, explicações sobre a
diversidade; evidências da evolução; Biogeografia; conquista do ambiente terrestre;
evolução do homem.
câncer, doenças parasitárias, doenças infecto-contagiosas, medidas
profiláticas, ecologia e saúde humana.
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. .
São Paulo: Moderna, 2002.
BRITO, Elias Avancini; FAVARETTO, José Arnaldo. ; uma abordagem evolutiva e
ecológica. São Paulo: Moderna, 2002. 3 v.
CÉSAR E SEZAR. São Paulo: Saraiva, 2003. 3 v.
LOPES, Sônia. São Paulo: Saraiva, 2004. 3 v.
PURVES, William K.; Sadava, David; Orians, Gordon H.; Heller, H. Craig.
. 6ª edição. Porto Alegre. Artmed, 2002.
SOARES, José Luiz. São Paulo: Scipione, 1999. 3 v.
Fundamentos da Biologia moderna
Biologia
Biologia.
Biologia.
Vida a ciência da
biologia
Biologia.
1.2 - FÍSICA

Mecânica:
Termodinâmica:
Ondas:
Óptica:
Eletricidade:
especificação da posição de partículas – referencial; influência do referencial
na velocidade e na trajetória; velocidade média e velocidade instantânea; movimento
retilíneo uniforme; descrição gráfica e analítica; aceleração média e aceleração
instantânea; movimento retilíneo uniformemente variado – descrição gráfica e analítica;
queda livre de corpos; vetores, componentes de um vetor, adição de vetores – método
geométrico e analítico; vetor velocidade e vetor aceleração; composição de movimentos
na mesma direção e em direções perpendiculares; movimento circular uniforme;
aceleração centrípeta, velocidade tangencial e velocidade angular; movimento de
projéteis; vetor força; conceito de inércia; 1ª Lei de Newton; equilíbrio de uma partícula;
peso de um corpo e força de atrito; densidade, pressão atmosférica e pressão no interior
de um fluido; Princípios de Pascal e de Arquimedes; equilíbrio dos fluidos; força, massa e
aceleração – 2ª Lei de Newton; movimentos de corpos sob ação de forças constantes;
forças de ação e reação: 3ª Lei de Newton; tensão em cordas e molas; movimentos dos
planetas – Lei de Kepler, gravitação universal, força gravitacional; torque; centro de
gravidade, condições de equilíbrio para translação e rotação; trabalho de uma força
constante; potência; energia cinética; relação entre trabalho e energia cinética; energia
potencial gravitacional e energia potencial elástica; conservação da energia mecânica.
temperatura; escalas termométricas Celsius e Kelvin; termômetros;
dilatação térmica de sólidos e líqüidos; coeficientes de dilatação; dilatação de água;
transformações de um gás ideal: isotérmica, isovolumétrica e isobárica; equação de
estado de gás ideal; modelo cinético de um gás ideal – interpretações cinético-moleculares
da pressão e da temperatura; calor, trabalho e energia interna; equivalente mecânico da
caloria; capacidade térmica e calor específico; transmissão de calor – condução,
convecção e radiação; mudanças de fase; diagrama de fase pressão x temperatura;
trabalho em um diagrama pressão x volume; primeira lei da termodinâmica; conservação
da energia; aplicações; transformação adiabática.
amplitude, período, freqüência, comprimento de onda e velocidade de
propagação; ondas longitudinais e transversais; ondas em cordas, em molas e na
superfície de líqüidos; ondas sonoras; som – altura, intensidade, timbre e velocidade de
propagação; efeito Doppler; reflexão, refração, interferência, difração e polarização e
ressonância; natureza ondulatória da luz – interferência e difração da luz.
propagação da luz; reflexão e refração da luz; reflexão total; formação de
imagens de objetos reais por espelhos e lentes; instrumentos óticos – lupa, projetor,
máquina fotográfica e o olho humano e seus defeitos; dispersão da luz; cor de um objeto.
carga elétrica; eletrização por atrito e por indução; condutores e isolantes;
interação entre cargas puntuais – Lei de Coulomb; campo elétrico – natureza vetorial;
linhas de forças; campo de uma carga puntual e campo uniforme; corrente elétrica,
diferença de potencial, resistência elétrica, resistividade; Lei de Ohm; efeito Joule;
potência elétrica, aplicações usuais; associação de resistência em série e em paralelo;
medidores elétricos; ligação de voltímetros e amperímetros em circuitos.

Eletromagnetismo:
Física moderna:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
magnetismo; o vetor campo magnético; linhas de indução; força
magnética sobre cargas elétricas em movimento; movimento de cargas elétricas em um
campo magnético uniforme; motor elétrico de corrente contínua; campo magnético
gerado por um fio retilíneo percorrido por uma corrente contínua; campo magnético no
centro de uma espira circular; campo magnético no interior de um solenóide; ímã, bússola
e eletroímã; indução eletromagnética – Leis de Faraday e Lenz; força eletromotriz
induzida; ondas eletromagnéticas – sua propagação e o espectro eletromagnético.
conceito de fótons; caráter dual (onda-particular) da luz e energia do
fóton; efeito fotoelétrico; modelo atômico de Bohr; radiação alfa, beta e gama; conceito de
meia-vida de substâncias radioativas.
ALVARENGA, Beatriz Gonçalves de; LUZ, Antônio Máximo Ribeiro da. 4. ed. São
Paulo: Scipione, 2000. 3v.
CABRAL, Fernando; LAGO, Alexandre. . São Paulo: Harbra, 2002. 3v.
GASPAR, Alberto; Física. São Paulo: Ática, 2000. 3v.
GONÇALVES FILHO, Aurélio; TOSCANO, Carlos. . São Paulo:
Scipione, 2002.
Física.
Física
Física para o ensino médio
1.3 - QUÍMICA

Os materiais e suas propriedades:
Estrutura atômica da matéria:
Periodicidade química:
Ligações químicas:
Gases:
Funções inorgânicas:
Reações químicas e estequiometria:
Soluções líquidas:
sistemas homogêneos e heterogêneos; estados
físicos dos materiais e suas mudanças de estado; variações de energia e dos estados de
agregação das partículas; propriedades dos materiais – cor, aspecto, cheiro e sabor;
temperaturas de fusão e ebulição, densidade e solubilidade; misturas homogêneas e
heterogêneas; processos de separação; substâncias puras e critérios de pureza;
substâncias simples e compostas.
características dos modelos atômicos de Dalton,
Thomson, Rutherford e Bohr; massas e cargas elétricas de prótons, elétrons e nêutrons;
número atômico, número de massa, isotopia e massa atômica; conceitos, cálculos e
aplicações; modelo atômico atual; descrição e aplicação; configuração eletrônica por
níveis e subníveis de energia.
critério básico da classificação periódica moderna; elétrons de
valência, grupos e períodos; símbolos; periodicidade das propriedades macroscópicas;
ponto de fusão e ebulição; caráter metálico; periodicidade das propriedades atômicas:
valência, raio atômico e iônico, energia de ionização e eletroafinidade.
modelos de ligações interatômicas e intermoleculares; substâncias
iônicas, moleculares, covalentes e metálicas; eletronegatividade – conceito, periodicidade
e polaridade de ligações; energia em fenômenos de formação e rompimento de ligações;
propriedades macroscópicas das substâncias explicadas pelo tipo de ligação; geometria
molecular; estruturas de Lewis e Kekulé.
lei da combinação dos volumes gasosos; princípio de Avogadro; lei dos gases:
relação entre pressão, volume, temperatura e quantidade de matéria; equação geral dos
gases ideais; cálculos; escala termodinâmica de temperatura; energia cinética média das
unidades estruturais.
notação e nomenclatura dos compostos do dia-a-dia
pertencentes às funções hidreto, óxido, hidróxido, ácido e sal; reações entre ácidos, bases
e sais.
fenômenos químicos; conceitos e evidências;
equações químicas; balanceamento pelo processo de tentativas e uso na representação de
reações químicas comuns; quantidade de matéria e massa molar; conceito e cálculos;
cálculos estequiométricos.
solubilidade – conceito e aplicação; interações soluto-solvente no
processo de dissolução; eletrólitos e soluções eletrolíticas; concentração das soluções em
g/L, em mol/L, ppm e percentuais; cálculos; relações qualitativas entre a pressão de
vapor, a temperatura de congelamento, a temperatura de ebulição e osmose e a
concentração de soluções de solutos não-voláteis.

Termoquímica:
Cinética e equilíbrio químico:
Ácidos e bases:
Eletroquímica:
Compostos orgânicos:
Reações orgânicas:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
reações endotérmicas e exotérmicas – conceito, representação e
aplicações; variação de entalpia – conceito, Lei de Hess; cálculos; combustão de carvão,
álcool e hidrocarbonetos – aspectos químicos e sua relação com o dia-a-dia; a produção de
energia nos organismos vivos – fotossíntese e fermentação.
propriedades e fatores que influenciam a velocidade da
reação química; equilíbrio dinâmico em sistemas químicos; princípio de Le Chatelier e
aplicações; constante de equilíbrio – conceito, aplicações e cálculos.
propriedades gerais dos ácidos e bases; ácidos e bases fortes e fracos;
aspectos qualitativos; definições de Arrhenius, Brönsted-Lowry e Lewis para ácidos, bases
e neutralizações; indicadores ácido-base (tornassol e fenolftaleína); produto iônico da
água; pH; conceito, escala e usos; solução tampão; aspectos qualitativos.
conceito e aplicação – oxidação, redução, oxidante e redutor; células
eletroquímicas (pilhas); componentes, funcionamento, cálculo de força eletromotriz;
eletrólise – conceito e aplicações; interações dos metais com a água, ácidos e íons
metálicos; corrosão metálica no dia-a-dia.
substâncias orgânicas – conceito, fontes naturais e usos mais
comuns; fórmula empírica e molecular; fórmula estrutural de linhas e condensada;
identificação das funções orgânicas – hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, haletos
orgânicos, álcoois, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas, amidas,
fenóis e sais de ácidos carboxílicos; nomenclatura das substâncias mais comuns; estrutura
das substâncias orgânicas; geometria do carbono tetraédrico trigonal e digonal; distinção
em termos de ligações simples e múltiplas; isomeria estrutural – função, cadeia e posição;
estereoisomeria geométria e óptica – representações tridimensionais; relação entre ponto
de fusão, ebulição e solubilidade e as estruturas das substâncias orgânicas.
substituição – haletos com HO, ROH, RCOOH e NH ; ácidos
carboxílicos com ROH e RNH ; ésteres com HO; adição de Br , H O e H /catalizador a
alquenos; eliminação de H O, HX e X para a produção de compostos insaturados etilênicos;
oxidação de álcoois, aldeídos e alquenos; polimerização do etileno, proprileno e do cloreto de
vinila.
FELTRE, Ricardo. . 3. ed. São Paulo: Moderna, 2002.
NOVAIS, Vera Lúcia Duarte de Oliveira. . São Paulo: Atual, 1999. 3 v.
PERUZZO, Tito Miragaia; CANTO, Eduardo Leite do. na abordagem do cotidiano. 2.
-
-
3
2 2 2 2
2 2
Fundamentos da Química
Química
Química –
2 - CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
2.1 - GEOGRAFIA

Noções de cartografia:
O ambiente e os recursos naturais:
A organização do espaço:
O espaço brasileiro:
O espaço mundial:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
orientação e coordenadas geográficas; fusos horários; escala;
projeções cartográficas; cartas; fotografias aéreas e sensoriamento remoto.
a estrutura geológica e o relevo; a atmosfera e os
fenômenos climatológicos; a vegetação; os recursos naturais – importância,
aproveitamento e utilização sustentável; os recursos energéticos – distribuição espacial,
fontes alternativas e a problemática energética da atualidade; as atividades humanas e as
questões ambientais.
estrutura e dinâmica da população; espaço urbano e
industrial e os fatores do desigual desenvolvimento industrial; espaço rural e os fatores de
distribuição das atividades rurais; comunicação, circulação e transporte.
espaço natural brasileiro; população brasileira; espaço urbano
industrial brasileiro: urbanização e indústria; espaço rural brasileiro – atividade rural e
estrutura fundiária; recursos minerais e energéticos; comunicação, circulação e
transporte; mercado interno e as relações comerciais externas; organização territorial do
Brasil: as regionalizações e as características físicas, demográficas e econômicas das
regiões brasileiras.
regionalização do espaço mundial; características demográficas,
culturais, políticas e econômicas dos países desenvolvidos e em desenvolvimento; conflitos
internacionais contemporâneos.
COELHO, Marcos A.; TERRA, L espaço natural, territorial e
socioeconômico brasileiro. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2002.
MOREIRA, Igor. eografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2002.
ROSS, Jurandyr L. Sanches (Org.); . São Paulo: EDUSP, 1996.
549 p.
SENE, Eustáquio; MOREIRA, João Carlos espaço geográfico e
globalização. São Paulo: Scipione, 2002.
. Geografia do Brasil;
Espaço geográfico; g
Geografia do Brasil
. Geografia geral e do Brasil;
2.2 - HISTÓRIA

A Europa ocidental – do feudalismo ao capitalismo:
A Europa e a ocidentalização do Novo Mundo:
A consolidação da ordem burguesa e capitalista:
A formação dos Estados americanos:
Expansão e crise no mundo capitalista no século XIX:
As Américas no século XIX:
O mundo contemporâneo:
A América contemporânea:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
a Europa feudal e a
especificidade ibérica; a crise do século XIV; a formação dos Estados nacionais europeus;
as formas políticas do Antigo Regime; o expansionismo ultramarino; mercantilismo e
colonialismo; Renascimento e reformas.
a América espanhola; a América
portuguesa; a América inglesa.
o movimento iluminista e a
economia política; as revoluções inglesas do século XVII e a Revolução Industrial; a
Revolução Francesa e o império napoleônico; o sistema colonial – contestações e rupturas
a Revolução Americana; a emancipação política
da América espanhola; a emancipação política do Brasil.
as transformações do
capitalismo; o movimento operário e os socialismos; as revoluções de 1830/1848, o
nacionalismo e as unificações; o imperialismo e o neocolonialismo.
Estados Unidos: expansionismo e imperialismo; América
Latina e o modelo primário exportador; os conflitos interamericanos; Brasil império –
economia, política, sociedade e cultura.
a Primeira Guerra Mundial; o período entre-guerras; a
Segunda Guerra Mundial; a descolonização e o surgimento do Terceiro Mundo; a
bipolarização e a nova ordem mundial; o mundo socialista: expansão e derrocada.
as relações dos Estados Unidos com a América Latina;
América Latina – economia, política e sociedade; República brasileira – economia, política,
sociedade e cultura.
ALENCAR, Francisco et al. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico,
1996.
AQUINO, Rubim L. S. et al. das sociedades modernas às sociedades
atuais Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1997.
ARRUDA, José Jobson A. et al. São Paulo: Ática, 2002.
FARIA, R. M.; MARQUES, A. M.; BERUTTI, F. C. . Belo Horizonte: Lê, 2002. v. 3 ou vol.
único.
.
História da sociedade brasileira.
História das sociedades;
.
Toda História.
História
3 - LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
3.1 - LÍNGUA PORTUGUESA

Prática de leitura:
Conhecimentos lingüísticos:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Espera-se que o candidato seja capaz de ler textos, revelando
estratégias próprias para cada gênero e tipo, bem como ser capaz de perceber os valores e
sentidos constituídos pelo texto, em função das características do veículo em que se
encontra, do gênero e de quem o produziu; perceber as relações entre o texto e o contexto
– situacional e/ou histórico-social – e entre o texto e outros textos implicados pelo
primeiro; estabelecer as relações marcadas pelos mecanismos de coesão no
processamento do texto; levar em conta marcas formais de estabelecimento de relação
sintático-semântica na progressão temática; perceber recursos expressivos utilizados na
produção do texto; e identificar a estratégia argumentativa utilizada pelo autor.
A prova poderá incluir tanto textos ficcionais – conto, crônica, trechos de romances, texto
poético, texto de teatro –, como não ficcionais – notícias, reportagens, editorial, artigo de
opinião, carta, ensaio, texto de divulgação científica, discurso escrito etc.
Os conhecimentos lingüísticos serão avaliados em
relação à leitura e à produção de textos. Espera-se que o candidato revele habilidades na
seleção, na adequação e no uso do vocabulário; na utilização e identificação de recursos
expressivos da língua, em função do gênero textual; no emprego de nomes, pronomes e
adjetivos; no emprego de tempos e modos verbais; em relação à estruturação sintática e
semântica dos termos na oração e das orações no período; quanto ao emprego da regência,
da concordância e dos mecanismos de coesão; quanto à paragrafação; e de correção, de
acordo com a norma culta na grafia, na relação entre os termos da oração e entre as
orações, bem como no emprego de sinais de pontuação.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para Entender o Texto: leitura e redação. 7 ed. 3
impressão. São Paulo: Ática, 2003.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em Textos. São Paulo: Moderna, 2000
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de Gramática. 10 ed.
São Paulo: Cortez, 2005.
3.2 - LITERATURA BRASILEIRA

Teoria da literatura:
História da literatura brasileira:
Literatura e identidade nacional:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
conceito de literatura; relações entre literatura e história; relações
entre literatura e sociedade; gêneros literários, em prosa e verso; estrutura da narrativa e
do poema – narrador, personagem, tempo, espaço, enredo; aspectos sonoros e visuais;
uso de metáfora e metonímia; intertextualidade e construção literária – citação, alusão,
paródia, paráfrase, pastiche e outras formas de apropriação textual; metalinguagem e
construção literária.
as primeiras manifestações literárias no Brasil
colônia; Barroco; Arcadismo; Romantismo; Realismo/Naturalismo/Parnasianismo;
Simbolismo; Pré-Modernismo e Modernismo; Semana de Arte Moderna de 1922; gerações
modernistas de 30 e 45 – principais autores e obras; literatura contemporânea – poesia
concreta e poesia práxis; Pós-Modernismo – principais autores e obras.
constituição da literatura brasileira – as tradições da
Europa, América e África; relação entre língua portuguesa falada no Brasil e literatura
brasileira; regionalismos presentes na literatura brasileira.
BOSI, Alfredo. . São Paulo: Cultrix, 1993.
PAULINO, Graça; WALTY, Ivete (Org.). Belo Horizonte: UFMG,
1992.
PEREIRA, Gil Carlos. ; estudo e produção de textos São
Paulo: Moderna, 1997.
PINTO, Manuel da Costa. e. São Paulo: Publifolha, 2004 (Folha
explica)
SOARES, Angélica. . São Paulo: Ática, 1993. (Série Princípios, 166).
História concisa da literatura brasileira
Teoria da literatura na escola.
A palavra: expressão e criatividade .
Literatura brasileira hoj
Gêneros literários
4 - MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA
Conjuntos:
Conjuntos numéricos – naturais, inteiros, racionais e reais:
Funções:
Progressões aritméticas e geométricas:
Cálculo algébrico:
Equações e inequações:
Análise combinatória e probabilidade:
Matrizes e sistemas lineares:
Trigonometria:
Geometria plana e espacial:
Geometria analítica:
Matemática comercial e financeira:
Sistema legal de unidades de medidas:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

relações de pertinência, igualdade, inclusão; operações.
operações nesses
conjuntos, representações, propriedades de múltiplos e divisores, propriedades específicas
de cada conjunto.
operações, composição, função do 1º e 2º graus, logaritmos, exponenciais e
modulares; representações gráficas.
definições, propriedades, cálculos de termos
e somas.
operações com expressões algébricas; identidades algébricas
notáveis; cálculo de potências, radicais, MDC e MMC de expressões algébricas; polinômios
–operações, fatoração, relações entre coeficientes e raízes.
equações e inequações do 1º e 2º graus, exponencial,
logarítmica e modular; equações e inequações redutíveis ao 1º e 2º graus.
princípio fundamental de contagem;
combinações, arranjos e permutações simples e com repetição; binômio de Newton.
Noções de probabilidade: conceitos básicos, probabilidade da união de eventos, da
independência de eventos e de eventos complementares.
operações matriciais, propriedades, igualdade e inversa;
cálculo do determinante e propriedades; resolução e discussão de sistemas lineares.
razões trigonométricas no triângulo retângulo; funções
trigonométricas; identidades fundamentais; relações trigonométricas para adição,
multiplicação, subtração e divisão de arcos; equações e inequações trigonométricas; lei
dos senos e dos cossenos.
elementos primitivos, segmentos, ângulos, semi-retas,
semiplano, semi-espaço e diedros; paralelismo e perpendicularismo no plano e no espaço;
teorema de Tales; triângulos, congruência e semelhança de triângulos; polígonos
regulares, áreas, relações métricas; circunferência e disco; áreas de figuras planas, áreas e
volumes dos principais sólidos geométricos – prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera.
distância entre dois pontos, ponto e reta; condições de
alinhamento; estudo analítico da reta e circunferência; elipse, hipérbole e parábola; reta
tangente, interseção entre duas retas e entre reta e circunferência.
razões e proporções; grandezas direta e
inversamente proporcionais; regra de três simples e composta; porcentagem; juros e
descontos simples e composto.
unidades do sistema métrico decimal –
comprimento, área, volume e massa; unidades usuais de ângulo, tempo e velocidade.
IEZZI, G. et al. . São Paulo: Atual Editora, 2006.
11 v.
Fundamentos da Matemática Elementar
REDAÇÃO
Espera-se que o candidato, considerando as condições de produção de texto estabelecidas
pelas instruções da tarefa (o quê, para quem, por quê?), seja capaz de redigir os diferentes tipos
de textos que circulam na sociedade. De acordo com as possibilidades do gênero indicado, o
aluno deve utilizar a variante lingüística adequada à situação configurada pela proposta,
revelando habilidade no trato com a língua e na utilização dos recursos de que ela dispõe para que
se atinja o efeito desejado.
Com relação à correção da Redação, recomenda-se ao candidato atentar para o disposto no
subitem 2.18 do Edital.
ABREU, Antônio Suárez. Curso de Redação. São Paulo: Ática,12ª ed. 3ª impressão. Reformulado,
2006.
GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de Redação: o que é preciso saber para bem escrever. 2
ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
VIANA, Antônio Carlos. (coord.) Roteiro de Redação: lendo e argumentando. 1ed. 13ª impressão.
Obs.:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABREU, Antônio Suárez. Curso de Redação. São Paulo: Ática,12ª ed. 3ª impressão. Reformulado,
2006.
GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de Redação: o que é preciso saber para bem escrever. 2
ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
VIANA, Antônio Carlos. (coord.) Roteiro de Redação: lendo e argumentando. 1ed. 13ª impressão.



Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Competência de área 1  - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na
escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

H1  - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de
caracterização dos sistemas de comunicação.
H2  - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e
informação para resolver problemas sociais.
H3  - Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação,
considerando a função social desses sistemas.
H4  - Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos
sistemas de comunicação e informação.
Competência de área 2  - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como
instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.
H5 - Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.
H6  - Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as
possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.
H7 - Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.
H8  - Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da
diversidade cultural e linguística.
Competência de área 3  - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante
para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
H9  - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de
necessidades cotidianas de um grupo social.
H10  - Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das
necessidades cinestésicas.
H11  - Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os
limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
Competência de área 4  - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador
de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
H12 - Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus
meios culturais.
H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas,
padrões de beleza e preconceitos.
H14 - Reconhecer o valor da diversidade artística e das interrelações de elementos que se
apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.Competência de área 5  - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das
linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função,
organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e
recepção.
H15  - Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando
aspectos do contexto histórico, social e político.
H16  - Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção
do texto literário.
H17 - Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no
patrimônio literário nacional.
Competência de área 6  - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes
linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de
significados, expressão, comunicação e informação.
H18  - Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a
organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
H19 - Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de
interlocução.
H20 - Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e
da identidade nacional.
Competência de área 7  - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes
linguagens e suas manifestações específicas.
H21 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e nãoverbais utilizados
com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
H23 - Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo,
pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
H24  - Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento
do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Competência de área 8  - Compreender e usar a língua portuguesa como  língua
materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da
própria identidade.
H25 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam
as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 - Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.
H27 - Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações
de comunicação.Competência de área 9 - Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das
tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no
desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às
linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção  e
aos problemas que se propõem solucionar.
H28 - Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e
informação.
H29  - Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e
informação.
H30  - Relacionar  as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das
sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias

Competência de área 1  - Construir significados para os números naturais, inteiros,
racionais e reais.
H1 - Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números
e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais.
H2 - Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
H3 - Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
H4 - Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre
afirmações quantitativas.
H5 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.
Competência de área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a
representação da realidade e agir sobre ela.
H6  - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço
tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.
H7 - Identificar características de figuras planas ou espaciais.
H8  - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e
forma.
H9  - Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos
propostos como solução de problemas do cotidiano.
Competência de área 3  - Construir noções de grandezas e medidas para a
compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H10 - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.H11 - Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.
H12 - Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.
H13 - Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente.
H14 - Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos
relacionados a grandezas e medidas.
Competência de área 4  - Construir noções de variação de grandezas para a
compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H15 - Identificar a relação de dependência entre grandezas.
H16  - Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou
inversamente proporcionais.
H17 - Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a
construção de argumentação.
H18 - Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.
Competência de área 5  - Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis
socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.
H19 - Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.
H20 - Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.
H21 - Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.
H22  - Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de
argumentação.
H23 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.
Competência de área 6  - Interpretar informações de natureza científica e social
obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência,
extrapolação, interpolação e interpretação.
H24 - Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 - Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26  - Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a
construção de argumentos.
Competência de área 7  - Compreender o caráter aleatório e  não  determinístico dos
fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas,
determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações
de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
H27  - Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados
expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados (não em classes) ou em
gráficos.
H28  - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.
H29 - Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção
de argumentação.
H30 - Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística
e probabilidade.

Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Competência de área 1  – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas
associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de
produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
H1  - Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou
oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.
H2 - Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o
correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
H3 - Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao
longo do tempo ou em diferentes culturas.
H4  - Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida
humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da
biodiversidade.
Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às
ciências naturais em diferentes contextos.
H5 - Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.
H6  - Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de
aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum.
H7 - Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e
produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de
vida.
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou
conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações
científico-tecnológicos.
H8 - Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem
de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos,
químicos ou físicos neles envolvidos.
H9  - Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a
vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.H10 - Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos
poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
H11  - Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando
estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
H12  - Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou
econômicas, considerando interesses contraditórios.
Competência de área 4  – Compreender interações entre organismos e ambiente, em
particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos
científicos, aspectos culturais e características individuais.
H13  - Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a
manifestação de características dos seres vivos.
H14  - Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como
manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre
outros.
H15 - Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos
em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.
H16 - Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou
na organização taxonômica dos seres vivos.
Competência de área 5  – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências
naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
H17  - Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e
representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo,
gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
H18  - Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou
procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.
H19 - Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam
para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações
problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
H20 - Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou
corpos celestes.
H21  - Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar  processos naturais ou
tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.
H22  - Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em
suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações
biológicas, sociais, econômicas ou ambientais.
H23  - Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.
Competência de área 7  – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em
situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções
científicotecnológicas.
H24 - Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias
ou transformações químicas.
H25  - Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou
implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.
H26  - Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no
consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de
energia envolvidas nesses processos.
H27  - Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos
químicos, observando riscos ou benefícios.
Competência de  área 8  – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em
situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções
científicotecnológicas.
H28 - Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com
seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
H29  - Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando
implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou
produtos industriais.
H30 - Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam
à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Competência de área  1  - Compreender os elementos culturais que constituem as
identidades
H1  - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de
aspectos da cultura.
H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4  - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto
da cultura.
H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e
artístico em diferentes sociedades.Competência de área  2  - Compreender as transformações dos espaços geográficos
como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações
H8  - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos
populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9  - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e
socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10  - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da
participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições
sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e
movimentos sociais.
H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H13  - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou
rupturas em processos de disputa pelo poder.
H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos,
sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais,
políticas e econômicas.
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais
ao longo da história.
Competência de área  4  - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu
impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida
social.
H16  - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do
trabalho e/ou da vida social.
H17  - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de
territorialização da produção.
H18  - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas
implicações sócio-espaciais.
H19  - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias
formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
H20  - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas
novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.Competência de área  5  - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e
valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação
consciente do indivíduo na sociedade.
H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22  - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas
legislações ou nas políticas públicas.
H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
Competência de área  6  - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas
interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações
da vida humana com a paisagem.
H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em
consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
H28  - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes
contextos histórico-geográficos.
H29  - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico,
relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
H30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes
escalas.

Objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência

1. Linguagem, Códigos e suas Tecnologias
•  Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de
comunicação e informação - modos de organização da composição textual; atividades de
produção escrita e de leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais  - públicas e
privadas.
•  Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e
formadora de identidade - performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de
vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e
feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e
cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e
autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte;. a dança; as lutas; os jogos; as
brincadeiras.
•  Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania - ArtesVisuais: estrutura
morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade. Teatro:
estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as
fontes de criação. Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o
contexto da comunidade, as fontes de criação. Dança: estrutura morfológica, sintática, o
contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Conteúdos
estruturantes das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a
partir de suas estruturas morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e
multiculturalidade: a valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e
artísticas das minorias sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.
•  Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social,
concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos  -produção
literária e processo social;  processos de formação literária e de formação nacional;
produção de textos literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional;
relações entre a dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional;
elementos de continuidade e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira;
associações entre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário em
seus gêneros (épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas.; articulações entre os
recursos expressivos e estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao
momento de sua produção; representação literária: natureza, função, organização e estrutura
do texto literário; relações entre literatura, outras artes e outros saberes.
• Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua,
procedimentos de construção e recepção de textos  - organização da macroestrutura
semântica e a articulação entre idéias e proposições (relações lógico-semânticas).
• Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação:
tipo, gêneros e usos em língua portuguesa - formas de apresentação de diferentes pontos
de vista; organização e progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos
interlocutores, relação entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do
gênero, aspectos da dimensão espaçotemporal em que se produz o texto.
• Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e
variação linguística - uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto
é constituído: elementos de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau
de formalidade, seleção lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em
processo de coesão textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou à
construção da micro estrutura do texto.
•  Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e
função social  - o texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros
digitais; a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos
linguísticos e os gêneros digitais; a função social das novas tecnologias.2. Matemática e suas Tecnologias
•  Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros,
racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções,
porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões,
princípios de contagem.
• Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais;
grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos;
posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de
triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências;
trigonometria do ângulo agudo.
•  Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados;
medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de
probabilidade.
• Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus,
polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no
ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.
•  Conhecimentos algébricos/geométricos: plano cartesiano; retas; circunferências;
paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.
3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
3.1 Física
•  Conhecimentos básicos e fundamentais  - Noções de ordem de grandeza. Notação
Científica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de investigação: a procura de
regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Observações e mensurações:
representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis. Ferramentas básicas:
gráficos e vetores. Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com
vetores.
• O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas – Grandezas fundamentais da
mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Relação histórica entre força e
movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e
sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades
observáveis. Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais.
Noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). Força e variação
da quantidade de movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a idéia de ponto material.
Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento
(momento linear) e teorema do impulso. Momento de uma força (torque). Condições de
equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força peso, força
normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos
movimentos circulares. Noção de força centrípeta e sua quantificação. A hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes. Empuxo. Princípios de Pascal, Arquimedes e
Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática.
• Energia, trabalho e potência - Conceituação de trabalho, energia e potência. Conceito de
energia potencial e de energia cinética. Conservação de energia mecânica e dissipação de
energia. Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional. Forças
conservativas e dissipativas.
• A Mecânica e o funcionamento do Universo - Força peso. Aceleração gravitacional. Lei
da Gravitação Universal. Leis de Kepler. Movimentos de  corpos celestes. Influência na
Terra: marés e variações climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e
sua evolução.
• Fenômenos Elétricos e Magnéticos - Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb.
Campo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder das
pontas. Blindagem. Capacitores. Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistência elétrica e
resistividade. Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia.
Circuitos elétricos simples. Correntes contínua e alternada. Medidores elétricos.
Representação gráfica de circuitos. Símbolos convencionais. Potência e consumo de
energia em dispositivos elétricos. Campo magnético. Imãs permanentes. Linhas de campo
magnético. Campo magnético terrestre.
• Oscilações, ondas, óptica e radiação  - Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração.
Óptica geométrica: lentes e espelhos. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples.
Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, frequência, ciclo. Propagação: relação
entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de
propagação.
•  O calor e os fenômenos térmicos  - Conceitos de calor e de temperatura. Escalas
termométricas. Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor
específico. Condução do calor. Dilatação térmica. Mudanças de estado físico e calor latente
de transformação. Comportamento de Gases ideais.  Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot.
Leis da Termodinâmica. Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano. Compreensão
de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.
3.2 Química
•  Transformações Químicas  - Evidências de transformações químicas. Interpretando
transformações químicas. Sistemas Gasosos: Lei dos gases. Equação geral dos gases ideais,
Princípio de Avogadro, conceito de molécula; massa molar, volume molar dos gases.
Teoria cinética dos gases. Misturas gasosas. Modelo corpuscular da matéria. Modelo
atômico de Dalton. Natureza elétrica da matéria: Modelo Atômico de Thomson,
Rutherford, Rutherford-Bohr. Átomos e sua estrutura. Número atômico, número de massa,
isótopos, massa atômica. Elementos químicos e Tabela Periódica. Reações químicas.
• Representação das transformações químicas  - Fórmulas químicas. Balanceamento de
equações químicas. Aspectos quantitativos das transformações químicas. Leis ponderais
das reações químicas. Determinação de fórmulas químicas. Grandezas Químicas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro. Cálculos estequiométricos.
•  Materiais, suas propriedades e usos  - Propriedades de materiais. Estados físicos de
materiais. Mudanças de estado. Misturas: tipos e métodos de separação. Substâncias
químicas: classificação e características gerais. Metais e Ligas metálicas. Ferro, cobre e
alumínio. Ligações metálicas. Substâncias iônicas: características e propriedades.
Substâncias iônicas do grupo: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato. Ligação iônica.
Substâncias moleculares: características e propriedades. Substâncias moleculares: H2, O2,
N2, Cl2, NH3, H2O, HCl, CH4. Ligação Covalente. Polaridade de moléculas. Forças
intermoleculares. Relação entre estruturas, propriedade e aplicação das substâncias.
•  Água  - Ocorrência e importância na vida animal e vegetal. Ligação, estrutura e
propriedades. Sistemas em Solução Aquosa: Soluções verdadeiras, soluções coloidais e
suspensões. Solubilidade. Concentração das soluções. Aspectos qualitativos das
propriedades coligativas das soluções. Ácidos, Bases, Sais e Óxidos: definição,
classificação, propriedades, formulação e nomenclatura. Conceitos de ácidos e base.
Principais propriedades dos ácidos e bases: indicadores, condutibilidade elétrica, reação
com metais, reação de neutralização.
• Transformações Químicas e Energia  - Transformações químicas e energia calorífica.
Calor de reação. Entalpia. Equações termoquímicas. Lei de Hess.Transformações químicas
e energia elétrica. Reação de oxirredução. Potenciais padrão de redução. Pilha. Eletrólise.
Leis de Faraday. Transformações nucleares. Conceitos fundamentais da radioatividade.
Reações de fissão e fusão nuclear. Desintegração radioativa e radioisótopos.
•  Dinâmica das Transformações Químicas  - Transformações Químicas e velocidade.
Velocidade de reação. Energia de ativação. Fatores que alteram a velocidade de reação:
concentração, pressão, temperatura e catalisador.
•  Transformação Química e Equilíbrio  - Caracterização do sistema em equilíbrio.
Constante de equilíbrio. Produto iônico da água, equilíbrio ácido-base e pH. Solubilidade
dos sais e hidrólise. Fatores que alteram o sistema em equilíbrio. Aplicação da velocidade e
do equilíbrio químico no cotidiano.
•  Compostos de Carbono  - Características gerais dos compostos orgânicos. Principais
funções orgânicas. Estrutura e propriedades de Hidrocarbonetos. Estrutura e propriedades
de compostos orgânicos oxigenados. Fermentação. Estrutura e propriedades de compostos
orgânicos nitrogenados. Macromoléculas naturais e sintéticas. Noções básicas sobre
polímeros. Amido, glicogênio e celulose. Borracha natural e sintética. Polietileno,
poliestireno, PVC, Teflon, náilon. Óleos e gorduras, sabões e detergentes sintéticos.
Proteínas e enzimas.
• Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente  -Química
no cotidiano. Química na agricultura e na saúde. Química nos alimentos. Química e
ambiente. Aspectos científico-tecnológicos, socioeconômicos e ambientais associados à
obtenção ou produção de substâncias químicas. Indústria Química: obtenção e utilização do
cloro, hidróxido de sódio, ácido sulfúrico, amônia e ácido nítrico. Mineração e Metalurgia. Poluição e tratamento de água. Poluição atmosférica. Contaminação e proteção do
ambiente.
•  Energias Químicas no Cotidiano  - Petróleo, gás natural e carvão. Madeira e hulha.
Biomassa. Biocombustíveis. Impactos ambientais de combustíveis fosseis. Energia nuclear.
Lixo atômico. Vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.
3.3 Biologia
•  Moléculas, células e tecidos  - Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e
núcleo. Divisão celular. Aspectos bioquímicos das estruturas celulares. Aspectos gerais do
metabolismo celular. Metabolismo energético: fotossíntese e respiração. Codificação da
informação genética. Síntese protéica. Diferenciação celular. Principais tecidos animais e
vegetais. Origem e evolução das células. Noções sobre células-tronco, clonagem e
tecnologia do DNA recombinante. Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos,
fármacos e componentes biológicos. Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a
investigações científicas, determinação da paternidade, investigação criminal e
identificação de indivíduos. Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento
biotecnológico. Biotecnologia e sustentabilidade.
• Hereditariedade e diversidade da vida - Princípios básicos que regem a transmissão de
características hereditárias. Concepções pré-mendelianas sobre a hereditariedade. Aspectos
genéticos do funcionamento do corpo humano. Antígenos e anticorpos. Grupos sanguíneos,
transplantes e doenças auto-imunes. Neoplasias e a influência de fatores ambientais.
Mutações gênicas e cromossômicas. Aconselhamento genético. Fundamentos genéticos da
evolução. Aspectos genéticos da formação e manutenção da diversidade biológica.
• Identidade dos seres vivos - Níveis de organização dos seres vivos. Vírus, procariontes e
eucariontes. Autótrofos e heterótrofos. Seres unicelulares e pluricelulares. Sistemática e as
grandes linhas da evolução dos seres vivos. Tipos de ciclo de vida. Evolução e padrões
anatômicos e fisiológicos observados nos seres vivos. Funções vitais dos seres vivos e sua
relação com a adaptação desses organismos a diferentes ambientes. Embriologia, anatomia
e fisiologia humana. Evolução humana. Biotecnologia e sistemática.
•  Ecologia e ciências ambientais  - Ecossistemas. Fatores bióticos e abióticos. Habitat e
nicho ecológico. A comunidade biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax.
Dinâmica de populações. Interações entre os seres vivos. Ciclos biogeoquímicos. Fluxo de
energia no ecossistema. Biogeografia. Biomas brasileiros. Exploração e uso  de recursos
naturais. Problemas ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão;
poluição da água, do solo e do ar. Conservação e recuperação de ecossistemas.
Conservação da biodiversidade. Tecnologias ambientais. Noções de saneamento  básico.
Noções de legislação ambiental: água, florestas, unidades de conservação; biodiversidade.
•  Origem e evolução da vida  - A biologia como ciência: história, métodos, técnicas e
experimentação. Hipóteses sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos. Teorias
de evolução. Explicações pré-darwinistas para a modificação das espécies. A teoria
evolutiva de Charles Darwin. Teoria sintética da evolução. Seleção artificial e seu impacto sobre ambientes naturais e sobre populações humanas.
•  Qualidade de vida das populações humanas  - Aspectos biológicos da pobreza e do
desenvolvimento humano. Indicadores sociais, ambientais e econômicos. Índice de
desenvolvimento humano. Principais doenças que afetam a população brasileira:
caracterização, prevenção e profilaxia. Noções de primeiros socorros. Doenças sexualmente
transmissíveis. Aspectos sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na
adolescência; obesidade. Violência e segurança pública. Exercícios físicos e vida saudável.
Aspectos biológicos do desenvolvimento sustentável. Legislação e cidadania.
4. Ciências Humanas e suas Tecnologias
•  Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade  - Cultura Material e imaterial;
patrimônio e diversidade cultural no Brasil. A Conquista da América. Conflitos entre
europeus e indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e
africana na América. História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o
negro na formação da sociedade brasileira. História dos povos indígenas e a formação
sócio-cultural brasileira. Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida
política e social.
•  Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do
Estado - Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da
Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa. Revoluções sociais e políticas
na Europa Moderna. Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de
reordenamento territorial. As lutas pela conquista da independência política das colônias da
América. Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação. O
desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos
XIX e XX. Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos
séculos XIX e XX. A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do
século XX: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana. Geopolítica e
conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as
Guerras Mundiais e a Guerra Fria.Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazifascista, franquismo, salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na América Latina:
Estado Novo no Brasil e ditaduras na América. Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria,
reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI. A
luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais.
Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas. Vida urbana: redes e
hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial.
•  Características e transformações das estruturas produtivas  - Diferentes formas de
organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas
diferentes experiências. Economia agro-exportadora brasileira: complexo açucareiro; a
mineração no período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia. Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de
produção. Formação do espaço urbano-industrial. Transformações na estrutura produtiva no
século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos. A
industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas. A
globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas,
políticas e sociais. Produção e transformação dos espaços agrários. Modernização da
agricultura e estruturas agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os
assalariados do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.
• Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente  - Relação homemnatureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto
ambiental das atividades econômicas no Brasil. Recursos minerais e energéticos:
exploração e impactos. Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos. As
questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa,
chuva ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional;
políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de
conservação, corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômico. Origem e
evolução do conceito de sustentabilidade. Estrutura interna da terra. Estruturas do solo e do
relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo. Situação geral da atmosfera e
classificação climática. As características climáticas do território brasileiro. Os grandes
domínios da vegetação no Brasil e no mundo.
• Representação espacial  - Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e
políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.

COMPETÊNCIAS EXPRESSAS NA MATRIZ DE REFERÊNCIA
PARA REDAÇÃO

Baseada nas cinco competências da Matriz de Referência para a Redação, a
proposta da Redação do Enem é elaborada de forma a possibilitar que os participantes, a
partir de  uma situação-problema e de subsídios oferecidos, realizem uma reflexão escrita
sobre um tema de ordem política, social ou cultural, produzindo um texto de tipo
dissertativo-argumentativo.
COMPETÊNCIAS
I - Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
II  - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III  - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e
argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação.
V  - Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores
humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Níveis de conhecimentos associados às Competências Expressas nas
Matrizes de Referência para Redação do Enem.
Para cada uma das competências expressas na matriz de referência para redação do Enem,
existem  níveis de conhecimento associados a essas competências, conforme descritos
abaixo:
- Nível 0:
Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da
escrita. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos
incoerentes. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não
elabora proposta de intervenção.
- Nível I:
Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes
desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Desenvolve de
maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativoargumentativo. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e
argumentos pouco relacionados ao tema. Não articula as partes do texto ou as articula de
forma precária e/ou inadequada. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a
deixa subentendida no texto.
- Nível II:
Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais,
de escolha de registro e de convenções da escrita. Desenvolve de forma mediana o tema a
partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio
precário do tipo textual dissertativo-argumentativo. Apresenta informações, fatos e
opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com
contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em
defesa de seu ponto de vista. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações
na utilização dos recursos coesivos. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou
relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.- Nível III:
Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e
de convenções da escrita. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação
previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém
pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de
vista. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos
recursos coesivos. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco
articulada à discussão desenvolvida no texto.
- Nível IV:
Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de
convenções da escrita. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e
apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Seleciona, organiza e
relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma
consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista. Articula as partes do
texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos. Elabora proposta de
intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
- Nível V:
Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando
escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Desenvolve muito bem o tema
com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo. Seleciona,
organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema
proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. Elabora
proposta de intervenção inovadora relacionada ao tema e bem articulada à discussão
desenvolvida em seu texto.

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