O que cai no ENEM?
Área do Conhecimento
|
Componentes Curriculares
|
Ciências Humanas e suas
Tecnologias.
|
História, Geografia,
Filosofia e Sociologia.
|
Ciências da Natureza e suas
Tecnologias.
|
Química, Física e Biologia.
|
Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias e Redação.
|
Língua Portuguesa,
Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e
Tecnologias da Informação e Comunicação.
|
Matemática e suas
Tecnologias.
|
Matemática.
|
1
- CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
1.1
- BIOLOGIA
Conceitos
em Biologia:
Omundo
vivo:
Bioquímica
celular e origem da vida:
Citologia:
Histologia:
Reinos
do mundo vivo:
Fisiologia
vegetal:
Fisiologia
animal:
Reprodução
e desenvolvimento:
Genética
e evolução:
Ecologia:
História
da vida na Terra:
Saúde
humana:
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
identificação
de conceitos, princípios e leis da Biologia e sua
aplicação
na interpretação de experimentos.
níveis
de organização e equilíbrio dos sistemas biológicos.
componentes
químicos das células: proteinas,
enzimas,
ácidos nucleicos, carboidratos, componentes inorgânicos; ácidos nucleicos e a
síntese
de proteínas; a origem da vida.
a
estrutura da célula; divisão celular; fotossíntese; respiração celular.
histologia
animal; histologia vegetal.
sistema
de classificação dos seres vivos; vírus, monera,
protista,
fungi, plantae I – algas pluricelulares, briófitas e pteridófitas; reino
plantae II –
gimnospermas
e angiospermas; reino animalia I – poríferos, celenterados, platelmintos e
asquelmintos;
reino animalia II – anelídeos, artrópodes, moluscos e equinodermos; reino
animalia
III – cordados.
fisiologia
vegetal I – o equilíbrio hídrico; fisiologia vegetal II –
hormônios
e movimentos vegetais.
digestão,
respiração, circulação, excreção, coordenação funcional:
sistema
nervoso e hormônios.
tipos
básicos de reprodução; a reprodução humana;
métodos
contraceptivos; DST e AIDS; embriologia.
a 1ª Lei
de Mendel, a 2ª Lei de Mendel; polialelia – alelos múltiplos;
a
herança do sexo; evolução; grupos sangüíneos; conhecimentos atuais de genética
e
tecnologia
do DNA recombinante; genética de populações.
conceitos
básicos – componentes de um ecossistema; cadeias alimentares – o
fluxo de
energia e de matéria no ecossistema; ciclos biogeoquímicos; as populações
naturais;
relações ecológicas; sucessões ecológicas; a biosfera e suas divisões;
desequilíbrios
ambientais; interações do homem com a natureza.
origem
da vida; origem das espécies, explicações sobre a
diversidade;
evidências da evolução; Biogeografia; conquista do ambiente terrestre;
evolução
do homem.
câncer,
doenças parasitárias, doenças infecto-contagiosas, medidas
profiláticas,
ecologia e saúde humana.
AMABIS,
José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. .
São
Paulo: Moderna, 2002.
BRITO,
Elias Avancini; FAVARETTO, José Arnaldo. ; uma abordagem evolutiva e
ecológica.
São Paulo: Moderna, 2002. 3 v.
CÉSAR E
SEZAR. São Paulo: Saraiva, 2003. 3 v.
LOPES,
Sônia. São Paulo: Saraiva, 2004. 3 v.
PURVES, William K.; Sadava, David; Orians,
Gordon H.; Heller, H. Craig.
. 6ª
edição. Porto Alegre. Artmed, 2002.
SOARES,
José Luiz. São Paulo: Scipione, 1999. 3 v.
Fundamentos da Biologia moderna
Biologia
Biologia.
Biologia.
Vida a ciência da
biologia
Biologia.
1.2
- FÍSICA
Mecânica:
Termodinâmica:
Ondas:
Óptica:
Eletricidade:
especificação
da posição de partículas – referencial; influência do referencial
na
velocidade e na trajetória; velocidade média e velocidade instantânea;
movimento
retilíneo
uniforme; descrição gráfica e analítica; aceleração média e aceleração
instantânea;
movimento retilíneo uniformemente variado – descrição gráfica e analítica;
queda
livre de corpos; vetores, componentes de um vetor, adição de vetores – método
geométrico
e analítico; vetor velocidade e vetor aceleração; composição de movimentos
na mesma
direção e em direções perpendiculares; movimento circular uniforme;
aceleração
centrípeta, velocidade tangencial e velocidade angular; movimento de
projéteis;
vetor força; conceito de inércia; 1ª Lei de Newton; equilíbrio de uma
partícula;
peso de
um corpo e força de atrito; densidade, pressão atmosférica e pressão no
interior
de um
fluido; Princípios de Pascal e de Arquimedes; equilíbrio dos fluidos; força,
massa e
aceleração
– 2ª Lei de Newton; movimentos de corpos sob ação de forças constantes;
forças
de ação e reação: 3ª Lei de Newton; tensão em cordas e molas; movimentos dos
planetas
– Lei de Kepler, gravitação universal, força gravitacional; torque; centro de
gravidade,
condições de equilíbrio para translação e rotação; trabalho de uma força
constante;
potência; energia cinética; relação entre trabalho e energia cinética; energia
potencial
gravitacional e energia potencial elástica; conservação da energia mecânica.
temperatura;
escalas termométricas Celsius e Kelvin; termômetros;
dilatação
térmica de sólidos e líqüidos; coeficientes de dilatação; dilatação de água;
transformações
de um gás ideal: isotérmica, isovolumétrica e isobárica; equação de
estado
de gás ideal; modelo cinético de um gás ideal – interpretações
cinético-moleculares
da pressão
e da temperatura; calor, trabalho e energia interna; equivalente mecânico da
caloria;
capacidade térmica e calor específico; transmissão de calor – condução,
convecção
e radiação; mudanças de fase; diagrama de fase pressão x temperatura;
trabalho
em um diagrama pressão x volume; primeira lei da termodinâmica; conservação
da
energia; aplicações; transformação adiabática.
amplitude,
período, freqüência, comprimento de onda e velocidade de
propagação;
ondas longitudinais e transversais; ondas em cordas, em molas e na
superfície
de líqüidos; ondas sonoras; som – altura, intensidade, timbre e velocidade de
propagação;
efeito Doppler; reflexão, refração, interferência, difração e polarização e
ressonância;
natureza ondulatória da luz – interferência e difração da luz.
propagação
da luz; reflexão e refração da luz; reflexão total; formação de
imagens
de objetos reais por espelhos e lentes; instrumentos óticos – lupa, projetor,
máquina
fotográfica e o olho humano e seus defeitos; dispersão da luz; cor de um
objeto.
carga
elétrica; eletrização por atrito e por indução; condutores e isolantes;
interação
entre cargas puntuais – Lei de Coulomb; campo elétrico – natureza vetorial;
linhas
de forças; campo de uma carga puntual e campo uniforme; corrente elétrica,
diferença
de potencial, resistência elétrica, resistividade; Lei de Ohm; efeito Joule;
potência
elétrica, aplicações usuais; associação de resistência em série e em paralelo;
medidores
elétricos; ligação de voltímetros e amperímetros em circuitos.
Eletromagnetismo:
Física
moderna:
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
magnetismo;
o vetor campo magnético; linhas de indução; força
magnética
sobre cargas elétricas em movimento; movimento de cargas elétricas em um
campo
magnético uniforme; motor elétrico de corrente contínua; campo magnético
gerado
por um fio retilíneo percorrido por uma corrente contínua; campo magnético no
centro
de uma espira circular; campo magnético no interior de um solenóide; ímã,
bússola
e
eletroímã; indução eletromagnética – Leis de Faraday e Lenz; força eletromotriz
induzida;
ondas eletromagnéticas – sua propagação e o espectro eletromagnético.
conceito
de fótons; caráter dual (onda-particular) da luz e energia do
fóton;
efeito fotoelétrico; modelo atômico de Bohr; radiação alfa, beta e gama;
conceito de
meia-vida
de substâncias radioativas.
ALVARENGA,
Beatriz Gonçalves de; LUZ, Antônio Máximo Ribeiro da. 4. ed. São
Paulo:
Scipione, 2000. 3v.
CABRAL,
Fernando; LAGO, Alexandre. . São Paulo: Harbra, 2002. 3v.
GASPAR,
Alberto; Física. São Paulo: Ática, 2000. 3v.
GONÇALVES
FILHO, Aurélio; TOSCANO, Carlos. . São Paulo:
Scipione,
2002.
Física.
Física
Física para o ensino médio
1.3
- QUÍMICA
Os
materiais e suas propriedades:
Estrutura
atômica da matéria:
Periodicidade
química:
Ligações
químicas:
Gases:
Funções
inorgânicas:
Reações
químicas e estequiometria:
Soluções
líquidas:
sistemas
homogêneos e heterogêneos; estados
físicos
dos materiais e suas mudanças de estado; variações de energia e dos estados de
agregação
das partículas; propriedades dos materiais – cor, aspecto, cheiro e sabor;
temperaturas
de fusão e ebulição, densidade e solubilidade; misturas homogêneas e
heterogêneas;
processos de separação; substâncias puras e critérios de pureza;
substâncias
simples e compostas.
características
dos modelos atômicos de Dalton,
Thomson,
Rutherford e Bohr; massas e cargas elétricas de prótons, elétrons e nêutrons;
número
atômico, número de massa, isotopia e massa atômica; conceitos, cálculos e
aplicações;
modelo atômico atual; descrição e aplicação; configuração eletrônica por
níveis e
subníveis de energia.
critério
básico da classificação periódica moderna; elétrons de
valência,
grupos e períodos; símbolos; periodicidade das propriedades macroscópicas;
ponto de
fusão e ebulição; caráter metálico; periodicidade das propriedades atômicas:
valência,
raio atômico e iônico, energia de ionização e eletroafinidade.
modelos
de ligações interatômicas e intermoleculares; substâncias
iônicas,
moleculares, covalentes e metálicas; eletronegatividade – conceito,
periodicidade
e
polaridade de ligações; energia em fenômenos de formação e rompimento de
ligações;
propriedades
macroscópicas das substâncias explicadas pelo tipo de ligação; geometria
molecular;
estruturas de Lewis e Kekulé.
lei da
combinação dos volumes gasosos; princípio de Avogadro; lei dos gases:
relação
entre pressão, volume, temperatura e quantidade de matéria; equação geral dos
gases
ideais; cálculos; escala termodinâmica de temperatura; energia cinética média das
unidades
estruturais.
notação
e nomenclatura dos compostos do dia-a-dia
pertencentes
às funções hidreto, óxido, hidróxido, ácido e sal; reações entre ácidos, bases
e sais.
fenômenos
químicos; conceitos e evidências;
equações
químicas; balanceamento pelo processo de tentativas e uso na representação de
reações
químicas comuns; quantidade de matéria e massa molar; conceito e cálculos;
cálculos
estequiométricos.
solubilidade
– conceito e aplicação; interações soluto-solvente no
processo
de dissolução; eletrólitos e soluções eletrolíticas; concentração das soluções
em
g/L, em
mol/L, ppm e percentuais; cálculos; relações qualitativas entre a pressão de
vapor, a
temperatura de congelamento, a temperatura de ebulição e osmose e a
concentração
de soluções de solutos não-voláteis.
Termoquímica:
Cinética
e equilíbrio químico:
Ácidos
e bases:
Eletroquímica:
Compostos
orgânicos:
Reações
orgânicas:
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
reações
endotérmicas e exotérmicas – conceito, representação e
aplicações;
variação de entalpia – conceito, Lei de Hess; cálculos; combustão de carvão,
álcool e
hidrocarbonetos – aspectos químicos e sua relação com o dia-a-dia; a produção
de
energia
nos organismos vivos – fotossíntese e fermentação.
propriedades
e fatores que influenciam a velocidade da
reação
química; equilíbrio dinâmico em sistemas químicos; princípio de Le Chatelier e
aplicações;
constante de equilíbrio – conceito, aplicações e cálculos.
propriedades
gerais dos ácidos e bases; ácidos e bases fortes e fracos;
aspectos
qualitativos; definições de Arrhenius, Brönsted-Lowry e Lewis para ácidos,
bases
e
neutralizações; indicadores ácido-base (tornassol e fenolftaleína); produto
iônico da
água; pH;
conceito, escala e usos; solução tampão; aspectos qualitativos.
conceito
e aplicação – oxidação, redução, oxidante e redutor; células
eletroquímicas
(pilhas); componentes, funcionamento, cálculo de força eletromotriz;
eletrólise
– conceito e aplicações; interações dos metais com a água, ácidos e íons
metálicos;
corrosão metálica no dia-a-dia.
substâncias
orgânicas – conceito, fontes naturais e usos mais
comuns;
fórmula empírica e molecular; fórmula estrutural de linhas e condensada;
identificação
das funções orgânicas – hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos, haletos
orgânicos,
álcoois, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas,
amidas,
fenóis e
sais de ácidos carboxílicos; nomenclatura das substâncias mais comuns;
estrutura
das substâncias
orgânicas; geometria do carbono tetraédrico trigonal e digonal; distinção
em
termos de ligações simples e múltiplas; isomeria estrutural – função, cadeia e
posição;
estereoisomeria
geométria e óptica – representações tridimensionais; relação entre ponto
de
fusão, ebulição e solubilidade e as estruturas das substâncias orgânicas.
substituição
– haletos com HO, ROH, RCOOH e NH ; ácidos
carboxílicos
com ROH e RNH ; ésteres com HO; adição de Br , H O e H /catalizador a
alquenos;
eliminação de H O, HX e X para a produção de compostos insaturados etilênicos;
oxidação
de álcoois, aldeídos e alquenos; polimerização do etileno, proprileno e do
cloreto de
vinila.
FELTRE,
Ricardo. . 3. ed. São Paulo: Moderna, 2002.
NOVAIS,
Vera Lúcia Duarte de Oliveira. . São Paulo: Atual, 1999. 3 v.
PERUZZO,
Tito Miragaia; CANTO, Eduardo Leite do. na abordagem do cotidiano. 2.
-
-
3
2
2 2 2
2
2
Fundamentos da Química
Química
Química –
2
- CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
2.1
- GEOGRAFIA
Noções
de cartografia:
O
ambiente e os recursos naturais:
A
organização do espaço:
O
espaço brasileiro:
O
espaço mundial:
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
orientação
e coordenadas geográficas; fusos horários; escala;
projeções
cartográficas; cartas; fotografias aéreas e sensoriamento remoto.
a
estrutura geológica e o relevo; a atmosfera e os
fenômenos
climatológicos; a vegetação; os recursos naturais – importância,
aproveitamento
e utilização sustentável; os recursos energéticos – distribuição espacial,
fontes
alternativas e a problemática energética da atualidade; as atividades humanas e
as
questões
ambientais.
estrutura
e dinâmica da população; espaço urbano e
industrial
e os fatores do desigual desenvolvimento industrial; espaço rural e os fatores
de
distribuição
das atividades rurais; comunicação, circulação e transporte.
espaço
natural brasileiro; população brasileira; espaço urbano
industrial
brasileiro: urbanização e indústria; espaço rural brasileiro – atividade rural
e
estrutura
fundiária; recursos minerais e energéticos; comunicação, circulação e
transporte;
mercado interno e as relações comerciais externas; organização territorial do
Brasil:
as regionalizações e as características físicas, demográficas e econômicas das
regiões
brasileiras.
regionalização
do espaço mundial; características demográficas,
culturais,
políticas e econômicas dos países desenvolvidos e em desenvolvimento; conflitos
internacionais
contemporâneos.
COELHO,
Marcos A.; TERRA, L espaço natural, territorial e
socioeconômico
brasileiro. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2002.
MOREIRA,
Igor. eografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2002.
ROSS,
Jurandyr L. Sanches (Org.); . São Paulo: EDUSP, 1996.
549 p.
SENE,
Eustáquio; MOREIRA, João Carlos espaço geográfico e
globalização.
São Paulo: Scipione, 2002.
. Geografia do Brasil;
Espaço geográfico; g
Geografia do Brasil
. Geografia geral e do Brasil;
2.2
- HISTÓRIA
A
Europa ocidental – do feudalismo ao capitalismo:
A
Europa e a ocidentalização do Novo Mundo:
A
consolidação da ordem burguesa e capitalista:
A
formação dos Estados americanos:
Expansão
e crise no mundo capitalista no século XIX:
As
Américas no século XIX:
O
mundo contemporâneo:
A
América contemporânea:
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
a Europa
feudal e a
especificidade
ibérica; a crise do século XIV; a formação dos Estados nacionais europeus;
as
formas políticas do Antigo Regime; o expansionismo ultramarino; mercantilismo e
colonialismo;
Renascimento e reformas.
a
América espanhola; a América
portuguesa;
a América inglesa.
o
movimento iluminista e a
economia
política; as revoluções inglesas do século XVII e a Revolução Industrial; a
Revolução
Francesa e o império napoleônico; o sistema colonial – contestações e rupturas
a
Revolução Americana; a emancipação política
da
América espanhola; a emancipação política do Brasil.
as
transformações do
capitalismo;
o movimento operário e os socialismos; as revoluções de 1830/1848, o
nacionalismo
e as unificações; o imperialismo e o neocolonialismo.
Estados
Unidos: expansionismo e imperialismo; América
Latina e
o modelo primário exportador; os conflitos interamericanos; Brasil império –
economia,
política, sociedade e cultura.
a
Primeira Guerra Mundial; o período entre-guerras; a
Segunda
Guerra Mundial; a descolonização e o surgimento do Terceiro Mundo; a
bipolarização
e a nova ordem mundial; o mundo socialista: expansão e derrocada.
as
relações dos Estados Unidos com a América Latina;
América
Latina – economia, política e sociedade; República brasileira – economia,
política,
sociedade
e cultura.
ALENCAR,
Francisco et al. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico,
1996.
AQUINO,
Rubim L. S. et al. das sociedades modernas às sociedades
atuais
Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1997.
ARRUDA,
José Jobson A. et al. São Paulo: Ática, 2002.
FARIA,
R. M.; MARQUES, A. M.; BERUTTI, F. C. . Belo Horizonte: Lê, 2002. v. 3 ou vol.
único.
.
História da sociedade brasileira.
História das sociedades;
.
Toda História.
História
3
- LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
3.1
- LÍNGUA PORTUGUESA
Prática
de leitura:
Conhecimentos
lingüísticos:
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Espera-se
que o candidato seja capaz de ler textos, revelando
estratégias
próprias para cada gênero e tipo, bem como ser capaz de perceber os valores e
sentidos
constituídos pelo texto, em função das características do veículo em que se
encontra,
do gênero e de quem o produziu; perceber as relações entre o texto e o contexto
–
situacional e/ou histórico-social – e entre o texto e outros textos implicados
pelo
primeiro;
estabelecer as relações marcadas pelos mecanismos de coesão no
processamento
do texto; levar em conta marcas formais de estabelecimento de relação
sintático-semântica
na progressão temática; perceber recursos expressivos utilizados na
produção
do texto; e identificar a estratégia argumentativa utilizada pelo autor.
A prova
poderá incluir tanto textos ficcionais – conto, crônica, trechos de romances,
texto
poético,
texto de teatro –, como não ficcionais – notícias, reportagens, editorial,
artigo de
opinião,
carta, ensaio, texto de divulgação científica, discurso escrito etc.
Os
conhecimentos lingüísticos serão avaliados em
relação
à leitura e à produção de textos. Espera-se que o candidato revele habilidades
na
seleção,
na adequação e no uso do vocabulário; na utilização e identificação de recursos
expressivos
da língua, em função do gênero textual; no emprego de nomes, pronomes e
adjetivos;
no emprego de tempos e modos verbais; em relação à estruturação sintática e
semântica
dos termos na oração e das orações no período; quanto ao emprego da regência,
da
concordância e dos mecanismos de coesão; quanto à paragrafação; e de correção,
de
acordo
com a norma culta na grafia, na relação entre os termos da oração e entre as
orações,
bem como no emprego de sinais de pontuação.
FIORIN,
José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para Entender o Texto: leitura e redação.
7 ed. 3
impressão.
São Paulo: Ática, 2003.
SARMENTO,
Leila Lauar. Gramática em Textos. São Paulo: Moderna, 2000
TRAVAGLIA,
Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de Gramática. 10
ed.
São
Paulo: Cortez, 2005.
3.2
- LITERATURA BRASILEIRA
Teoria
da literatura:
História
da literatura brasileira:
Literatura
e identidade nacional:
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
conceito
de literatura; relações entre literatura e história; relações
entre
literatura e sociedade; gêneros literários, em prosa e verso; estrutura da
narrativa e
do poema
– narrador, personagem, tempo, espaço, enredo; aspectos sonoros e visuais;
uso de
metáfora e metonímia; intertextualidade e construção literária – citação,
alusão,
paródia,
paráfrase, pastiche e outras formas de apropriação textual; metalinguagem e
construção
literária.
as
primeiras manifestações literárias no Brasil
colônia;
Barroco; Arcadismo; Romantismo; Realismo/Naturalismo/Parnasianismo;
Simbolismo;
Pré-Modernismo e Modernismo; Semana de Arte Moderna de 1922; gerações
modernistas
de 30 e 45 – principais autores e obras; literatura contemporânea – poesia
concreta
e poesia práxis; Pós-Modernismo – principais autores e obras.
constituição
da literatura brasileira – as tradições da
Europa,
América e África; relação entre língua portuguesa falada no Brasil e literatura
brasileira;
regionalismos presentes na literatura brasileira.
BOSI,
Alfredo. . São Paulo: Cultrix, 1993.
PAULINO,
Graça; WALTY, Ivete (Org.). Belo Horizonte: UFMG,
1992.
PEREIRA,
Gil Carlos. ; estudo e produção de textos São
Paulo:
Moderna, 1997.
PINTO,
Manuel da Costa. e. São Paulo: Publifolha, 2004 (Folha
explica)
SOARES,
Angélica. . São Paulo: Ática, 1993. (Série Princípios, 166).
História concisa da literatura brasileira
Teoria da literatura na escola.
A palavra: expressão e criatividade .
Literatura brasileira hoj
Gêneros literários
4
- MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA
Conjuntos:
Conjuntos
numéricos – naturais, inteiros, racionais e reais:
Funções:
Progressões
aritméticas e geométricas:
Cálculo
algébrico:
Equações
e inequações:
Análise
combinatória e probabilidade:
Matrizes
e sistemas lineares:
Trigonometria:
Geometria
plana e espacial:
Geometria
analítica:
Matemática
comercial e financeira:
Sistema
legal de unidades de medidas:
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
relações
de pertinência, igualdade, inclusão; operações.
operações
nesses
conjuntos,
representações, propriedades de múltiplos e divisores, propriedades específicas
de cada
conjunto.
operações,
composição, função do 1º e 2º graus, logaritmos, exponenciais e
modulares;
representações gráficas.
definições,
propriedades, cálculos de termos
e somas.
operações
com expressões algébricas; identidades algébricas
notáveis;
cálculo de potências, radicais, MDC e MMC de expressões algébricas; polinômios
–operações,
fatoração, relações entre coeficientes e raízes.
equações
e inequações do 1º e 2º graus, exponencial,
logarítmica
e modular; equações e inequações redutíveis ao 1º e 2º graus.
princípio
fundamental de contagem;
combinações,
arranjos e permutações simples e com repetição; binômio de Newton.
Noções
de probabilidade: conceitos básicos, probabilidade da união de eventos, da
independência
de eventos e de eventos complementares.
operações
matriciais, propriedades, igualdade e inversa;
cálculo
do determinante e propriedades; resolução e discussão de sistemas lineares.
razões
trigonométricas no triângulo retângulo; funções
trigonométricas;
identidades fundamentais; relações trigonométricas para adição,
multiplicação,
subtração e divisão de arcos; equações e inequações trigonométricas; lei
dos
senos e dos cossenos.
elementos
primitivos, segmentos, ângulos, semi-retas,
semiplano,
semi-espaço e diedros; paralelismo e perpendicularismo no plano e no espaço;
teorema
de Tales; triângulos, congruência e semelhança de triângulos; polígonos
regulares,
áreas, relações métricas; circunferência e disco; áreas de figuras planas, áreas
e
volumes
dos principais sólidos geométricos – prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera.
distância
entre dois pontos, ponto e reta; condições de
alinhamento;
estudo analítico da reta e circunferência; elipse, hipérbole e parábola; reta
tangente,
interseção entre duas retas e entre reta e circunferência.
razões e
proporções; grandezas direta e
inversamente
proporcionais; regra de três simples e composta; porcentagem; juros e
descontos
simples e composto.
unidades
do sistema métrico decimal –
comprimento,
área, volume e massa; unidades usuais de ângulo, tempo e velocidade.
IEZZI,
G. et al. . São Paulo: Atual Editora, 2006.
11 v.
Fundamentos da Matemática Elementar
REDAÇÃO
Espera-se que o candidato, considerando as condições de produção de
texto estabelecidas
pelas
instruções da tarefa (o quê, para quem, por quê?), seja capaz de redigir os
diferentes tipos
de
textos que circulam na sociedade. De acordo com as possibilidades do gênero
indicado, o
aluno
deve utilizar a variante lingüística adequada à situação configurada pela
proposta,
revelando
habilidade no trato com a língua e na utilização dos recursos de que ela dispõe
para que
se
atinja o efeito desejado.
Com
relação à correção da Redação, recomenda-se ao candidato atentar para o
disposto no
subitem
2.18 do Edital.
ABREU,
Antônio Suárez. Curso de Redação. São Paulo: Ática,12ª ed. 3ª impressão.
Reformulado,
2006.
GARCEZ,
Lucília Helena do Carmo. Técnica de Redação: o que é preciso saber para bem
escrever. 2
ed. São
Paulo: Martins Fontes, 2004.
VIANA,
Antônio Carlos. (coord.) Roteiro de Redação: lendo e argumentando. 1ed. 13ª
impressão.
Obs.:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABREU,
Antônio Suárez. Curso de Redação. São Paulo: Ática,12ª ed. 3ª impressão.
Reformulado,
2006.
GARCEZ,
Lucília Helena do Carmo. Técnica de Redação: o que é preciso saber para bem
escrever. 2
ed. São
Paulo: Martins Fontes, 2004.
VIANA, Antônio Carlos.
(coord.) Roteiro de Redação: lendo e argumentando. 1ed. 13ª impressão.
Matriz de Referência de
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Competência de área 1
- Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na
escola, no trabalho e em
outros contextos relevantes para sua vida.
H1 - Identificar as
diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de
caracterização dos
sistemas de comunicação.
H2 - Recorrer aos
conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e
informação para resolver
problemas sociais.
H3 - Relacionar
informações geradas nos sistemas de comunicação e informação,
considerando a função
social desses sistemas.
H4 - Reconhecer
posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos
sistemas de comunicação e
informação.
Competência de área 2
- Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como
instrumento de acesso a
informações e a outras culturas e grupos sociais.
H5 - Associar vocábulos e
expressões de um texto em LEM ao seu tema.
H6 - Utilizar os
conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as
possibilidades de acesso
a informações, tecnologias e culturas.
H7 - Relacionar um texto
em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.
H8 - Reconhecer a
importância da produção cultural em LEM como representação da
diversidade cultural e
linguística.
Competência de área 3
- Compreender e usar a linguagem corporal como relevante
para a própria vida,
integradora social e formadora da identidade.
H9 - Reconhecer as
manifestações corporais de movimento como originárias de
necessidades cotidianas
de um grupo social.
H10 - Reconhecer a
necessidade de transformação de hábitos corporais em função das
necessidades
cinestésicas.
H11 - Reconhecer a
linguagem corporal como meio de interação social, considerando os
limites de desempenho e
as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
Competência de área 4
- Compreender a arte como saber cultural e estético gerador
de significação e
integrador da organização do mundo e da própria identidade.
H12 - Reconhecer
diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus
meios culturais.
H13 - Analisar as
diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas,
padrões de beleza e
preconceitos.
H14 - Reconhecer o valor
da diversidade artística e das interrelações de elementos que se
apresentam nas
manifestações de vários grupos sociais e étnicos.Competência de área 5 -
Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das
linguagens, relacionando
textos com seus contextos, mediante a natureza, função,
organização, estrutura
das manifestações, de acordo com as condições de produção e
recepção.
H15 - Estabelecer
relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando
aspectos do contexto
histórico, social e político.
H16 - Relacionar
informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção
do texto literário.
H17 - Reconhecer a
presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no
patrimônio literário
nacional.
Competência de área 6
- Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes
linguagens como meios de
organização cognitiva da realidade pela constituição de
significados, expressão,
comunicação e informação.
H18 - Identificar
os elementos que concorrem para a progressão temática e para a
organização e
estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
H19 - Analisar a função
da linguagem predominante nos textos em situações específicas de
interlocução.
H20 - Reconhecer a
importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e
da identidade nacional.
Competência de área 7
- Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes
linguagens e suas
manifestações específicas.
H21 - Reconhecer em
textos de diferentes gêneros, recursos verbais e nãoverbais utilizados
com a finalidade de criar
e mudar comportamentos e hábitos.
H22 - Relacionar, em
diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
H23 - Inferir em um texto
quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo,
pela análise dos
procedimentos argumentativos utilizados.
H24 - Reconhecer no
texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento
do público, tais como a
intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Competência de área 8
- Compreender e usar a língua portuguesa como língua
materna, geradora de
significação e integradora da organização do mundo e da
própria identidade.
H25 - Identificar, em textos
de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam
as variedades
linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 - Relacionar as
variedades linguísticas a situações específicas de uso social.
H27 - Reconhecer os usos
da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações
de
comunicação.Competência de área 9 - Entender os princípios, a natureza, a
função e o impacto das
tecnologias da
comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no
desenvolvimento do
conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às
linguagens que lhes dão
suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e
aos problemas que se
propõem solucionar.
H28 - Reconhecer a função
e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e
informação.
H29 - Identificar
pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e
informação.
H30 - Relacionar
as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das
sociedades e ao
conhecimento que elas produzem.
Matriz de Referência de
Matemática e suas Tecnologias
Competência de área 1
- Construir significados para os números naturais, inteiros,
racionais e reais.
H1 - Reconhecer, no
contexto social, diferentes significados e representações dos números
e operações - naturais,
inteiros, racionais ou reais.
H2 - Identificar padrões
numéricos ou princípios de contagem.
H3 - Resolver
situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
H4 - Avaliar a
razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre
afirmações quantitativas.
H5 - Avaliar propostas de
intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.
Competência de área 2 -
Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a
representação da
realidade e agir sobre ela.
H6 - Interpretar a
localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço
tridimensional e sua
representação no espaço bidimensional.
H7 - Identificar
características de figuras planas ou espaciais.
H8 - Resolver
situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e
forma.
H9 - Utilizar
conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos
propostos como solução de
problemas do cotidiano.
Competência de área 3
- Construir noções de grandezas e medidas para a
compreensão da realidade
e a solução de problemas do cotidiano.
H10 - Identificar
relações entre grandezas e unidades de medida.H11 - Utilizar a noção de escalas
na leitura de representação de situação do cotidiano.
H12 - Resolver
situação-problema que envolva medidas de grandezas.
H13 - Avaliar o resultado
de uma medição na construção de um argumento consistente.
H14 - Avaliar proposta de
intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos
relacionados a grandezas
e medidas.
Competência de área 4
- Construir noções de variação de grandezas para a
compreensão da realidade
e a solução de problemas do cotidiano.
H15 - Identificar a
relação de dependência entre grandezas.
H16 - Resolver
situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou
inversamente
proporcionais.
H17 - Analisar
informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a
construção de
argumentação.
H18 - Avaliar propostas
de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.
Competência de área 5
- Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis
socioeconômicas ou
técnico-científicas, usando representações algébricas.
H19 - Identificar
representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.
H20 - Interpretar gráfico
cartesiano que represente relações entre grandezas.
H21 - Resolver
situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.
H22 - Utilizar
conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de
argumentação.
H23 - Avaliar propostas
de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.
Competência de área 6
- Interpretar informações de natureza científica e social
obtidas da leitura de
gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência,
extrapolação,
interpolação e interpretação.
H24 - Utilizar
informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 - Resolver problema
com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 - Analisar
informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a
construção de argumentos.
Competência de área 7
- Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos
fenômenos naturais e
sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas,
determinação de amostras
e cálculos de probabilidade para interpretar informações
de variáveis apresentadas
em uma distribuição estatística.
H27 - Calcular
medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados
expressos em uma tabela
de frequências de dados agrupados (não em classes) ou em
gráficos.
H28 - Resolver
situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.
H29 - Utilizar
conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção
de argumentação.
H30 - Avaliar propostas
de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística
e probabilidade.
Matriz de Referência de
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência de área 1
– Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas
associadas como
construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de
produção e no
desenvolvimento econômico e social da humanidade.
H1 - Reconhecer
características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou
oscilatórios,
relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.
H2 - Associar a solução
de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o
correspondente
desenvolvimento científico e tecnológico.
H3 - Confrontar
interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao
longo do tempo ou em
diferentes culturas.
H4 - Avaliar
propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida
humana ou medidas de
conservação, recuperação ou utilização sustentável da
biodiversidade.
Competência de área 2 –
Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às
ciências naturais em
diferentes contextos.
H5 - Dimensionar
circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.
H6 - Relacionar
informações para compreender manuais de instalação ou utilização de
aparelhos, ou sistemas
tecnológicos de uso comum.
H7 - Selecionar testes de
controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e
produtos, tendo em vista
a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de
vida.
Competência de área 3 –
Associar intervenções que resultam em degradação ou
conservação ambiental a
processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações
científico-tecnológicos.
H8 - Identificar etapas
em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem
de recursos naturais,
energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos,
químicos ou físicos neles
envolvidos.
H9 - Compreender a
importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a
vida, ou da ação de
agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.H10 -
Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou)
destino dos
poluentes ou prevendo
efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
H11 - Reconhecer
benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando
estruturas e processos
biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
H12 - Avaliar
impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou
econômicas, considerando
interesses contraditórios.
Competência de área 4
– Compreender interações entre organismos e ambiente, em
particular aquelas
relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos
científicos, aspectos
culturais e características individuais.
H13 - Reconhecer
mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a
manifestação de características
dos seres vivos.
H14 - Identificar
padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como
manutenção do equilíbrio
interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre
outros.
H15 - Interpretar modelos
e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos
em qualquer nível de
organização dos sistemas biológicos.
H16 - Compreender o papel
da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou
na organização taxonômica
dos seres vivos.
Competência de área 5
– Entender métodos e procedimentos próprios das ciências
naturais e aplicá-los em
diferentes contextos.
H17 - Relacionar
informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e
representação usadas nas
ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo,
gráficos, tabelas,
relações matemáticas ou linguagem simbólica.
H18 - Relacionar
propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou
procedimentos
tecnológicos às finalidades a que se destinam.
H19 - Avaliar métodos,
processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam
para diagnosticar ou
solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
Competência de área 6 –
Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações
problema, interpretar,
avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
H20 - Caracterizar causas
ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou
corpos celestes.
H21 - Utilizar leis
físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou
tecnológicos inseridos no
contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.
H22 - Compreender
fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em
suas manifestações em
processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações
biológicas, sociais,
econômicas ou ambientais.
H23 - Avaliar
possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes
específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou
econômicas.
Competência de área 7
– Apropriar-se de conhecimentos da química para, em
situações problema,
interpretar, avaliar ou planejar intervenções
científicotecnológicas.
H24 - Utilizar códigos e
nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias
ou transformações
químicas.
H25 - Caracterizar
materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou
implicações biológicas,
sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.
H26 - Avaliar
implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no
consumo de recursos
energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de
energia envolvidas nesses
processos.
H27 - Avaliar
propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos
químicos, observando
riscos ou benefícios.
Competência de área
8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em
situações problema,
interpretar, avaliar ou planejar intervenções
científicotecnológicas.
H28 - Associar
características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com
seus limites de
distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
H29 - Interpretar
experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando
implicações para o
ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou
produtos industriais.
H30 - Avaliar propostas
de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam
à preservação e a
implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
Matriz de Referência de
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência de área
1 - Compreender os elementos culturais que constituem as
identidades
H1 - Interpretar
historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de
aspectos da cultura.
H2 - Analisar a produção
da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as
manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 - Comparar
pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto
da cultura.
H5 - Identificar as
manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e
artístico em diferentes
sociedades.Competência de área 2 - Compreender as transformações
dos espaços geográficos
como produto das relações
socioeconômicas e culturais de poder.
H6 - Interpretar
diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
H7 - Identificar os
significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações
H8 - Analisar a
ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos
populacionais e no
enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9 - Comparar o
significado histórico-geográfico das organizações políticas e
socioeconômicas em escala
local, regional ou mundial.
H10 - Reconhecer a
dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da
participação da
coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
Competência de área 3 -
Compreender a produção e o papel histórico das instituições
sociais, políticas e
econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e
movimentos sociais.
H11 - Identificar
registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o papel da
justiça como instituição na organização das sociedades.
H13 - Analisar a
atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou
rupturas em processos de
disputa pelo poder.
H14 - Comparar diferentes
pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos,
sobre situação ou fatos
de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais,
políticas e econômicas.
H15 - Avaliar
criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais
ao longo da história.
Competência de área
4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu
impacto nos processos de
produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida
social.
H16 - Identificar
registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do
trabalho e/ou da vida
social.
H17 - Analisar
fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de
territorialização da
produção.
H18 - Analisar
diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas
implicações
sócio-espaciais.
H19 - Reconhecer as
transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias
formas de uso e
apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 - Selecionar
argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas
novas tecnologias à vida
social e ao mundo do trabalho.Competência de área 5 - Utilizar os
conhecimentos históricos para compreender e
valorizar os fundamentos
da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação
consciente do indivíduo
na sociedade.
H21 - Identificar o papel
dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22 - Analisar as
lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas
legislações ou nas
políticas públicas.
H23 - Analisar a
importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 - Relacionar
cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 – Identificar
estratégias que promovam formas de inclusão social.
Competência de área
6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas
interações no espaço em
diferentes contextos históricos e geográficos.
H26 - Identificar em
fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações
da vida humana com a
paisagem.
H27 - Analisar de maneira
crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em
consideração aspectos
históricos e(ou) geográficos.
H28 - Relacionar o
uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes
contextos
histórico-geográficos.
H29 - Reconhecer a
função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico,
relacionando-os com as
mudanças provocadas pelas ações humanas.
H30 - Avaliar as relações
entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes
escalas.
Objetos de conhecimento
associados às Matrizes de Referência
1. Linguagem, Códigos e
suas Tecnologias
• Estudo do texto:
as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de
comunicação e informação
- modos de organização da composição textual; atividades de
produção escrita e de
leitura de textos gerados nas diferentes esferas sociais - públicas e
privadas.
• Estudo das
práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e
formadora de identidade -
performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de
vivência crítica e
emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e
feminino na sociedade
atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e
cultural; o corpo no
mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e
autonomia;
condicionamentos e esforços físicos; o esporte;. a dança; as lutas; os jogos;
as
brincadeiras.
• Produção e
recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o
fortalecimento dos processos de identidade e cidadania - ArtesVisuais:
estrutura
morfológica, sintática, o
contexto da obra artística, o contexto da comunidade. Teatro:
estrutura morfológica,
sintática, o contexto da obra artística, o contexto da comunidade, as
fontes de criação.
Música: estrutura morfológica, sintática, o contexto da obra artística, o
contexto da comunidade,
as fontes de criação. Dança: estrutura morfológica, sintática, o
contexto da obra
artística, o contexto da comunidade, as fontes de criação. Conteúdos
estruturantes das
linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), elaborados a
partir de suas estruturas
morfológicas e sintáticas; inclusão, diversidade e
multiculturalidade: a
valorização da pluralidade expressada nas produções estéticas e
artísticas das minorias
sociais e dos portadores de necessidades especiais educacionais.
• Estudo do texto
literário: relações entre produção literária e processo social,
concepções artísticas,
procedimentos de construção e recepção de textos -produção
literária e processo
social; processos de formação literária e de formação nacional;
produção de textos
literários, sua recepção e a constituição do patrimônio literário nacional;
relações entre a
dialética cosmopolitismo/localismo e a produção literária nacional;
elementos de continuidade
e ruptura entre os diversos momentos da literatura brasileira;
associações entre concepções
artísticas e procedimentos de construção do texto literário em
seus gêneros
(épico/narrativo, lírico e dramático) e formas diversas.; articulações entre os
recursos expressivos e
estruturais do texto literário e o processo social relacionado ao
momento de sua produção;
representação literária: natureza, função, organização e estrutura
do texto literário;
relações entre literatura, outras artes e outros saberes.
• Estudo dos aspectos
linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua,
procedimentos de
construção e recepção de textos - organização da macroestrutura
semântica e a articulação
entre idéias e proposições (relações lógico-semânticas).
• Estudo do texto
argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação:
tipo, gêneros e usos em
língua portuguesa - formas de apresentação de diferentes pontos
de vista; organização e
progressão textual; papéis sociais e comunicativos dos
interlocutores, relação
entre usos e propósitos comunicativos, função sociocomunicativa do
gênero, aspectos da
dimensão espaçotemporal em que se produz o texto.
• Estudo dos aspectos
linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e
variação linguística -
uso dos recursos linguísticos em relação ao contexto em que o texto
é constituído: elementos
de referência pessoal, temporal, espacial, registro linguístico, grau
de formalidade, seleção
lexical, tempos e modos verbais; uso dos recursos linguísticos em
processo de coesão
textual: elementos de articulação das sequências dos textos ou à
construção da micro
estrutura do texto.
• Estudo dos
gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e
função social - o
texto literário típico da cultura de massa: o suporte textual em gêneros
digitais; a
caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica; os recursos
linguísticos e os gêneros
digitais; a função social das novas tecnologias.2. Matemática e suas
Tecnologias
• Conhecimentos
numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros,
racionais e reais), desigualdades,
divisibilidade, fatoração, razões e proporções,
porcentagem e juros,
relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões,
princípios de contagem.
• Conhecimentos
geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais;
grandezas, unidades de
medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos;
posições de retas;
simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de
triângulos; teorema de
Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências;
trigonometria do ângulo
agudo.
• Conhecimentos de
estatística e probabilidade: representação e análise de dados;
medidas de tendência
central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de
probabilidade.
• Conhecimentos
algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus,
polinomiais, racionais,
exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no
ciclo trigonométrico e
funções trigonométricas.
• Conhecimentos
algébricos/geométricos: plano cartesiano; retas; circunferências;
paralelismo e
perpendicularidade, sistemas de equações.
3. Ciências da Natureza e
suas Tecnologias
3.1 Física
• Conhecimentos
básicos e fundamentais - Noções de ordem de grandeza. Notação
Científica. Sistema
Internacional de Unidades. Metodologia de investigação: a procura de
regularidades e de sinais
na interpretação física do mundo. Observações e mensurações:
representação de
grandezas físicas como grandezas mensuráveis. Ferramentas básicas:
gráficos e vetores.
Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com
vetores.
• O movimento, o
equilíbrio e a descoberta de leis físicas – Grandezas fundamentais da
mecânica: tempo, espaço,
velocidade e aceleração. Relação histórica entre força e
movimento. Descrições do
movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e
sua descrição matemática
e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades
observáveis. Conceito de
inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais.
Noção dinâmica de massa e
quantidade de movimento (momento linear). Força e variação
da quantidade de
movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a idéia de ponto material.
Conceito de forças
externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento
(momento linear) e
teorema do impulso. Momento de uma força (torque). Condições de
equilíbrio estático de
ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força peso, força
normal de contato e
tração. Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos
movimentos circulares.
Noção de força centrípeta e sua quantificação. A hidrostática: aspectos
históricos e variáveis relevantes. Empuxo. Princípios de Pascal, Arquimedes e
Stevin: condições de
flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática.
• Energia, trabalho e
potência - Conceituação de trabalho, energia e potência. Conceito de
energia potencial e de
energia cinética. Conservação de energia mecânica e dissipação de
energia. Trabalho da
força gravitacional e energia potencial gravitacional. Forças
conservativas e
dissipativas.
• A Mecânica e o
funcionamento do Universo - Força peso. Aceleração gravitacional. Lei
da Gravitação Universal.
Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na
Terra: marés e variações
climáticas. Concepções históricas sobre a origem do universo e
sua evolução.
• Fenômenos Elétricos e
Magnéticos - Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb.
Campo elétrico e
potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder das
pontas. Blindagem.
Capacitores. Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistência elétrica e
resistividade. Relações
entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia.
Circuitos elétricos
simples. Correntes contínua e alternada. Medidores elétricos.
Representação gráfica de
circuitos. Símbolos convencionais. Potência e consumo de
energia em dispositivos
elétricos. Campo magnético. Imãs permanentes. Linhas de campo
magnético. Campo
magnético terrestre.
• Oscilações, ondas,
óptica e radiação - Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração.
Óptica geométrica: lentes
e espelhos. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples.
Fenômenos ondulatórios.
Pulsos e ondas. Período, frequência, ciclo. Propagação: relação
entre velocidade,
frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de
propagação.
• O calor e os
fenômenos térmicos - Conceitos de calor e de temperatura. Escalas
termométricas.
Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor
específico. Condução do
calor. Dilatação térmica. Mudanças de estado físico e calor latente
de transformação.
Comportamento de Gases ideais. Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot.
Leis da Termodinâmica.
Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano. Compreensão
de fenômenos climáticos
relacionados ao ciclo da água.
3.2 Química
• Transformações
Químicas - Evidências de transformações químicas. Interpretando
transformações químicas.
Sistemas Gasosos: Lei dos gases. Equação geral dos gases ideais,
Princípio de Avogadro,
conceito de molécula; massa molar, volume molar dos gases.
Teoria cinética dos
gases. Misturas gasosas. Modelo corpuscular da matéria. Modelo
atômico de Dalton.
Natureza elétrica da matéria: Modelo Atômico de Thomson,
Rutherford,
Rutherford-Bohr. Átomos e sua estrutura. Número atômico, número de massa,
isótopos, massa atômica.
Elementos químicos e Tabela Periódica. Reações químicas.
• Representação das
transformações químicas - Fórmulas químicas. Balanceamento de
equações químicas.
Aspectos quantitativos das transformações químicas. Leis ponderais
das reações químicas.
Determinação de fórmulas químicas. Grandezas Químicas: massa, volume, mol, massa
molar, constante de Avogadro. Cálculos estequiométricos.
• Materiais, suas
propriedades e usos - Propriedades de materiais. Estados físicos de
materiais. Mudanças de
estado. Misturas: tipos e métodos de separação. Substâncias
químicas: classificação e
características gerais. Metais e Ligas metálicas. Ferro, cobre e
alumínio. Ligações
metálicas. Substâncias iônicas: características e propriedades.
Substâncias iônicas do
grupo: cloreto, carbonato, nitrato e sulfato. Ligação iônica.
Substâncias moleculares:
características e propriedades. Substâncias moleculares: H2, O2,
N2, Cl2, NH3, H2O, HCl,
CH4. Ligação Covalente. Polaridade de moléculas. Forças
intermoleculares. Relação
entre estruturas, propriedade e aplicação das substâncias.
• Água -
Ocorrência e importância na vida animal e vegetal. Ligação, estrutura e
propriedades. Sistemas em
Solução Aquosa: Soluções verdadeiras, soluções coloidais e
suspensões. Solubilidade.
Concentração das soluções. Aspectos qualitativos das
propriedades coligativas
das soluções. Ácidos, Bases, Sais e Óxidos: definição,
classificação,
propriedades, formulação e nomenclatura. Conceitos de ácidos e base.
Principais propriedades
dos ácidos e bases: indicadores, condutibilidade elétrica, reação
com metais, reação de
neutralização.
• Transformações Químicas
e Energia - Transformações químicas e energia calorífica.
Calor de reação.
Entalpia. Equações termoquímicas. Lei de Hess.Transformações químicas
e energia elétrica.
Reação de oxirredução. Potenciais padrão de redução. Pilha. Eletrólise.
Leis de Faraday.
Transformações nucleares. Conceitos fundamentais da radioatividade.
Reações de fissão e fusão
nuclear. Desintegração radioativa e radioisótopos.
• Dinâmica das
Transformações Químicas - Transformações Químicas e velocidade.
Velocidade de reação.
Energia de ativação. Fatores que alteram a velocidade de reação:
concentração, pressão,
temperatura e catalisador.
• Transformação
Química e Equilíbrio - Caracterização do sistema em equilíbrio.
Constante de equilíbrio.
Produto iônico da água, equilíbrio ácido-base e pH. Solubilidade
dos sais e hidrólise.
Fatores que alteram o sistema em equilíbrio. Aplicação da velocidade e
do equilíbrio químico no
cotidiano.
• Compostos de
Carbono - Características gerais dos compostos orgânicos. Principais
funções orgânicas.
Estrutura e propriedades de Hidrocarbonetos. Estrutura e propriedades
de compostos orgânicos
oxigenados. Fermentação. Estrutura e propriedades de compostos
orgânicos nitrogenados.
Macromoléculas naturais e sintéticas. Noções básicas sobre
polímeros. Amido,
glicogênio e celulose. Borracha natural e sintética. Polietileno,
poliestireno, PVC,
Teflon, náilon. Óleos e gorduras, sabões e detergentes sintéticos.
Proteínas e enzimas.
• Relações da Química com
as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente -Química
no cotidiano. Química na
agricultura e na saúde. Química nos alimentos. Química e
ambiente. Aspectos
científico-tecnológicos, socioeconômicos e ambientais associados à
obtenção ou produção de
substâncias químicas. Indústria Química: obtenção e utilização do
cloro, hidróxido de
sódio, ácido sulfúrico, amônia e ácido nítrico. Mineração e Metalurgia.
Poluição e tratamento de água. Poluição atmosférica. Contaminação e proteção do
ambiente.
• Energias Químicas
no Cotidiano - Petróleo, gás natural e carvão. Madeira e hulha.
Biomassa.
Biocombustíveis. Impactos ambientais de combustíveis fosseis. Energia nuclear.
Lixo atômico. Vantagens e
desvantagens do uso de energia nuclear.
3.3 Biologia
• Moléculas,
células e tecidos - Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma
e
núcleo. Divisão celular.
Aspectos bioquímicos das estruturas celulares. Aspectos gerais do
metabolismo celular.
Metabolismo energético: fotossíntese e respiração. Codificação da
informação genética.
Síntese protéica. Diferenciação celular. Principais tecidos animais e
vegetais. Origem e
evolução das células. Noções sobre células-tronco, clonagem e
tecnologia do DNA
recombinante. Aplicações de biotecnologia na produção de alimentos,
fármacos e componentes
biológicos. Aplicações de tecnologias relacionadas ao DNA a
investigações
científicas, determinação da paternidade, investigação criminal e
identificação de
indivíduos. Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento
biotecnológico.
Biotecnologia e sustentabilidade.
• Hereditariedade e
diversidade da vida - Princípios básicos que regem a transmissão de
características
hereditárias. Concepções pré-mendelianas sobre a hereditariedade. Aspectos
genéticos do
funcionamento do corpo humano. Antígenos e anticorpos. Grupos sanguíneos,
transplantes e doenças
auto-imunes. Neoplasias e a influência de fatores ambientais.
Mutações gênicas e
cromossômicas. Aconselhamento genético. Fundamentos genéticos da
evolução. Aspectos
genéticos da formação e manutenção da diversidade biológica.
• Identidade dos seres
vivos - Níveis de organização dos seres vivos. Vírus, procariontes e
eucariontes. Autótrofos e
heterótrofos. Seres unicelulares e pluricelulares. Sistemática e as
grandes linhas da
evolução dos seres vivos. Tipos de ciclo de vida. Evolução e padrões
anatômicos e fisiológicos
observados nos seres vivos. Funções vitais dos seres vivos e sua
relação com a adaptação
desses organismos a diferentes ambientes. Embriologia, anatomia
e fisiologia humana. Evolução
humana. Biotecnologia e sistemática.
• Ecologia e
ciências ambientais - Ecossistemas. Fatores bióticos e abióticos. Habitat
e
nicho ecológico. A
comunidade biológica: teia alimentar, sucessão e comunidade clímax.
Dinâmica de populações.
Interações entre os seres vivos. Ciclos biogeoquímicos. Fluxo de
energia no ecossistema.
Biogeografia. Biomas brasileiros. Exploração e uso de recursos
naturais. Problemas
ambientais: mudanças climáticas, efeito estufa; desmatamento; erosão;
poluição da água, do solo
e do ar. Conservação e recuperação de ecossistemas.
Conservação da
biodiversidade. Tecnologias ambientais. Noções de saneamento básico.
Noções de legislação
ambiental: água, florestas, unidades de conservação; biodiversidade.
• Origem e evolução
da vida - A biologia como ciência: história, métodos, técnicas e
experimentação. Hipóteses
sobre a origem do Universo, da Terra e dos seres vivos. Teorias
de evolução. Explicações
pré-darwinistas para a modificação das espécies. A teoria
evolutiva de Charles
Darwin. Teoria sintética da evolução. Seleção artificial e seu impacto sobre
ambientes naturais e sobre populações humanas.
• Qualidade de vida
das populações humanas - Aspectos biológicos da pobreza e do
desenvolvimento humano. Indicadores
sociais, ambientais e econômicos. Índice de
desenvolvimento humano.
Principais doenças que afetam a população brasileira:
caracterização, prevenção
e profilaxia. Noções de primeiros socorros. Doenças sexualmente
transmissíveis. Aspectos
sociais da biologia: uso indevido de drogas; gravidez na
adolescência; obesidade.
Violência e segurança pública. Exercícios físicos e vida saudável.
Aspectos biológicos do
desenvolvimento sustentável. Legislação e cidadania.
4. Ciências Humanas e
suas Tecnologias
• Diversidade
cultural, conflitos e vida em sociedade - Cultura Material e imaterial;
patrimônio e diversidade
cultural no Brasil. A Conquista da América. Conflitos entre
europeus e indígenas na
América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e
africana na América.
História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o
negro na formação da
sociedade brasileira. História dos povos indígenas e a formação
sócio-cultural
brasileira. Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida
política e social.
• Formas de
organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do
Estado - Cidadania e
democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da
Idade Moderna; democracia
direta, indireta e representativa. Revoluções sociais e políticas
na Europa Moderna.
Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de
reordenamento
territorial. As lutas pela conquista da independência política das colônias da
América. Grupos sociais
em conflito no Brasil imperial e a construção da nação. O
desenvolvimento do
pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos
XIX e XX. Políticas de
colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos
séculos XIX e XX. A
atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do
século XX: Revolução
Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana. Geopolítica e
conflitos entre os
séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as
Guerras Mundiais e a
Guerra Fria.Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazifascista,
franquismo, salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na América Latina:
Estado Novo no Brasil e
ditaduras na América. Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria,
reorganização política
internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI. A
luta pela conquista de
direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais.
Direitos sociais nas
constituições brasileiras. Políticas afirmativas. Vida urbana: redes e
hierarquia nas cidades,
pobreza e segregação espacial.
• Características e
transformações das estruturas produtivas - Diferentes formas de
organização da produção:
escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas
diferentes experiências.
Economia agro-exportadora brasileira: complexo açucareiro; a
mineração no período
colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia. Revolução Industrial:
criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de
produção. Formação do
espaço urbano-industrial. Transformações na estrutura produtiva no
século XX: o fordismo, o
toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos. A
industrialização
brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas. A
globalização e as novas
tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas,
políticas e sociais.
Produção e transformação dos espaços agrários. Modernização da
agricultura e estruturas
agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os
assalariados do campo e
as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.
• Os domínios naturais e
a relação do ser humano com o ambiente - Relação homemnatureza, a
apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto
ambiental das atividades
econômicas no Brasil. Recursos minerais e energéticos:
exploração e impactos.
Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos. As
questões ambientais
contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa,
chuva ácida, a destruição
da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional;
políticas territoriais
ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de
conservação, corredores
ecológicos, zoneamento ecológico e econômico. Origem e
evolução do conceito de
sustentabilidade. Estrutura interna da terra. Estruturas do solo e do
relevo; agentes internos
e externos modeladores do relevo. Situação geral da atmosfera e
classificação climática.
As características climáticas do território brasileiro. Os grandes
domínios da vegetação no
Brasil e no mundo.
• Representação espacial
- Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e
políticos; tecnologias
modernas aplicadas à cartografia.
COMPETÊNCIAS EXPRESSAS NA
MATRIZ DE REFERÊNCIA
PARA REDAÇÃO
Baseada nas cinco
competências da Matriz de Referência para a Redação, a
proposta da Redação do
Enem é elaborada de forma a possibilitar que os participantes, a
partir de uma
situação-problema e de subsídios oferecidos, realizem uma reflexão escrita
sobre um tema de ordem
política, social ou cultural, produzindo um texto de tipo
dissertativo-argumentativo.
COMPETÊNCIAS
I - Demonstrar domínio da
norma padrão da língua escrita.
II - Compreender a
proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para
desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo.
III - Selecionar,
relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e
argumentos em defesa de
um ponto de vista.
IV - Demonstrar
conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação.
V - Elaborar
proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores
humanos e considerando a
diversidade sociocultural.
Níveis de conhecimentos
associados às Competências Expressas nas
Matrizes de Referência
para Redação do Enem.
Para cada uma das
competências expressas na matriz de referência para redação do Enem,
existem níveis de
conhecimento associados a essas competências, conforme descritos
abaixo:
- Nível 0:
Demonstra desconhecimento
da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da
escrita. Não defende
ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos
incoerentes. Apresenta
informações desconexas, que não se configuram como texto. Não
elabora proposta de
intervenção.
- Nível I:
Demonstra domínio
insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes
desvios gramaticais, de
escolha de registro e de convenções da escrita. Desenvolve de
maneira tangencial o tema
ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativoargumentativo. Não defende
ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e
argumentos pouco
relacionados ao tema. Não articula as partes do texto ou as articula de
forma precária e/ou
inadequada. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a
deixa subentendida no
texto.
- Nível II:
Demonstra domínio mediano
da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais,
de escolha de registro e
de convenções da escrita. Desenvolve de forma mediana o tema a
partir de argumentos do
senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio
precário do tipo textual
dissertativo-argumentativo. Apresenta informações, fatos e
opiniões, ainda que
pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com
contradições, ou
limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em
defesa de seu ponto de
vista. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações
na utilização dos
recursos coesivos. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou
relacionada ao tema mas
não articulada com a discussão desenvolvida no texto.- Nível III:
Demonstra domínio
adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e
de convenções da escrita.
Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação
previsível e apresenta
domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo.
Apresenta informações,
fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém
pouco organizados e
relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de
vista. Articula as partes
do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos
recursos coesivos.
Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco
articulada à discussão
desenvolvida no texto.
- Nível IV:
Demonstra bom domínio da
norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de
convenções da escrita.
Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e
apresenta bom domínio do
tipo textual dissertativo-argumentativo. Seleciona, organiza e
relaciona informações,
fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma
consistente, com indícios
de autoria, em defesa de seu ponto de vista. Articula as partes do
texto, com poucas
inadequações na utilização de recursos coesivos. Elabora proposta de
intervenção relacionada
ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
- Nível V:
Demonstra excelente
domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando
escassos desvios
gramaticais e de convenções da escrita. Desenvolve muito bem o tema
com argumentação consistente,
além de apresentar excelente domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo,
a partir de um repertório sociocultural produtivo. Seleciona,
organiza e relaciona
informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema
proposto de forma consistente,
configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista.
Articula as partes do
texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. Elabora
proposta de intervenção
inovadora relacionada ao tema e bem articulada à discussão
desenvolvida em seu texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário