21 de maio de 2010

Novo Centro de Simulação Aquaviária, em Teresópolis

Oficiais e técnicos do Sindmar e da Fundação Homem do Mar estiveram em Teresópolis, na última semana, para apresentar o projeto de implantação do Centro de Simulação Aquaviária – CSA, que será instalado no município.
O Centro de Simulação Aquaviária , localizado no Rio de Janeiro, um convênio entre a UFRJ e o Sindmar, é o mais moderno do mundo nesse tipo de simulação, Equipado com tecnologia de ponta, possui capacidade tecnológica superior a dos concorridos simuladores dinamarqueses, noruegueses e norte-americanos. Ao contrário do que aconteceu em muitos centros de simulação espalhados pelo planeta, desenvolvidos por técnicos de áreas não ligadas a atividade marítima, o CSA foi especialmente idealizado por oficiais da Marinha Mercante Brasileira. Assim, é capaz de simular situações comuns da vida marinheira não simuladas por outros centros.

Trata-se de um investimento na ordem de R$ 30 milhões, direcionados para a construção de moderna estrutura de um centro de treinamento específico, destinado à capacitação de profissionais do setor aquaviário e da área de pesquisa e desenvolvimento. Integrando equipamentos de ponta e programas de simulação, o CSA tem capacidade de simular em ambiente virtual toda e qualquer situação no mar.

O objetivo do Sindmar é oferecer cursos de aperfeiçoamento para a comunidade marítima, em especial os oficiais formados pelo CIAGA e pelo CIABA, utilizando treinamentos específicos no simulador.

O Centro de Simulação em terra permite que o treinamento de oficiais em determinadas operações marítimas críticas, como o desvio de rotas de colisão, seja feito em plena segurança, sem colocar em risco a vida dos tripulantes, do patrimônio e do meio ambiente. O projeto conta com o apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia e reconhecimento de instituições internacionais.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph