20 de janeiro de 2010

O adolescente e o mundo atual - Os Perigos da Mídia

Você tem submetido tudo em sua vida ao crivo de Filipense 4.8? Ao pensar em assistir uma programação, você deve meditar nesse versículo.


Indicação Bíblica:

1Jo2.15 / Fp 4.8

Texto Principal:

“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofia e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens...”

Com certeza, você já deve ter ouvido falar que algumas pessoas são “loucas” pela mídia, mas qual o significado desta palavra? A palavra mídia (do inglês média) é nova na língua portuguesa e, segundo o dicionário Aurélio, designa os meios de comunicação, comunhão, comungar, comunicar, comunidade, comunitário, tem origem na radical latino commune que quer dizer, comum (pertencente a todos ou a muitos; habitual, normal; quantidade e caráter de comum). Então, já deu para perceber que é algo comum a todos, logo, como resistir a seus apelos?

Nesta lição, queremos tratar deste assunto, mostrando as armas que a mídia utiliza para “mexer” com a cabeça das pessoas, ou seja, ate que ponto aquilo que vemos e ouvimos de fato influencia nosso comportamento. Falando de mídia, não poderíamos deixar de tratar sobre TV. O maior veiculo de comunicação atual de massa. Mas é preciso ter cuidado! “A televisão é o principal fator de retardamento intelectual e afetivo do mundo contemporâneo”- que afirma é André Lwoff, premio Nobel de Medicina. Temos que ter cuidado para não sermos manipulados ou influenciados pela mídia.



O Mundo das Imagens

O homem representa as coisas que deseja através de símbolos, sinais, traços, marca e toda serie de elementos visuais. Desde que aprendemos a andar, nos baseamos na visão para termos conhecimento do mundo que nos cerca para decidimos que direção devemos tomar. Os outros sentidos tato, olfato, audição e paladar também nos informam sobre o ambiente ao redor, porem é a visão sentido mais precioso para sua orientação. Portanto, as imagens são tipo de porta para outra dimensão, as dos sonhos, dos desejos, das fantasias. Isso significa que as mesmas nunca estão sozinhas. Quando aparecem para que você veja, servem de meio de ligação com outro mundo, que é o imaginário e é nesse espaço que se situa a mídia, a televisão, o som, a fotografia e a velocidade do mundo eletrônico;
Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre as mensagens subliminares. Essas mensagens são informações capitadas pelo inconsciente de uma pessoa; elas não podem ser entendidas de forma consciente. Sendo assim, as pessoas não têm como distinguir o que esta sendo passado para ela, a não ser o meio do discernimento que o senhor Jesus Cristo pode nos dar.

As formas mais comuns de mensagens subliminares são transmitidas por meios de musica e das imagens (televisão, por exemplo). Segundo informações divulgadas no site www.mensagemsubliminar.com.br, a primeira experiência com esse tipo de mensagem foi feita em 1974 por Sam Mcloud. Esse homem inseriu em um filme comercial de um produto da sua empresa a frase “Get it” (“Compreo-o”) de forma oculta; ela não podia ser percebida pelos sentidos normais. Essa frase passava, em fração de segundos, cerca de 4 vezes durante o comercial. O resultado foi que, após a veiculação do comercial com a mensagem subliminar, as vendas do produto aumentaram consideravelmente.

Da mesma forma que essa frase foi usada num comercial, outras frases e imagens podem ser usadas para fins satânicos como as encontradas em vários desenhos e filmes.

O Mundo da TV

A TV é o maior veiculo de comunicação de massa da atualidade. É importante dizer, logo de inicio, que televisão não é maligina em si. Ela é neutra. É mais um eletrodoméstico dentro de nossos lares. É o mau uso deste representa o problema.

Não há duvida de que a televisão possui bons programas: documentário, programas educativos, noticiários e entretenimento, cuja ênfase não recai sobre a imoralidade, a profanação do sagrado, etc. Por outro lado, a maioria da programação da televisão é imoral, alem de enfatiza o espiritualismo. Vale lembrar que nos diz a bíblia. ”Não meterás, pois, abominação em tua casa”, Dt 7.26

Os Filmes

Os filmes são geralmente perigosos, posto que muitos deles exaltem a imoralidade e a banalização da violência. por exemplo, nos filmes: o Exterminador do Futuro e Tru lies, do ator Arnold Schwarzenegger, 334 pessoas são assassinadas! Fica a pergunta: será que esse tipo de filme não ajuda a destruir o amor natural que as pessoas te deveriam? 2Tm 3.3

A mídia tem o seu poder de influenciar as pessoas, seja do modo positivo ou negativo. Confira o que nos diz Filipenses 4.8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

Os filmes podem despertar, em pessoas predispostas, sentimentos que antes estavam “adormecidos”, fazendo brotar seus medos, seus desejos ilícitos, vontades que antes essa pessoa não encontrava razão para expressa-las. Porem, agora, esse sentimento foi avivado dentro e pode passar a fazer parte da sua realidade.

Já do ponto de vista espiritual, fica claro que filmes que pregam violência e obras satânicas não são edificantes em nada para o nosso coração, não é mesmo? Se você disse sim, já é o começo.

Alem das atrocidades das demonstrações de um suposto poder do “Mau” (que hoje já passa a ganhar do “Bem” em muitos filmes), existem diversas mensagens subliminares.

O Engano dos Desejos

Toda imagem e todo som provocam uma reação dentro de nos. Isso se deve ao fato de que fomos criados com vários desejos, e a entrada do pecado no mundo trouxe a perversão dos sentidos humanos. A mídia desconhece isso e trabalha justamente para fazer contrario. As pessoas colocam toda sua inteligência e criatividade em atividades a fim de despertar nossos desejos, dos puros aos impuros, dos permitidos aos proibidos, dos santos aos profanos.
No mundo da mídia as conseqüências não são levadas em consideração. Os anúncios de cigarros, bebidas alcoólicas, novelas com cenas que promovem o lesbianismo e homossexualismo nunca colocam as conseqüências quando se procurar satisfazer os desejos que eles provocam. Dá para perceber que prazer, alegria, satisfação, emoção, são sentimentos que a mídia tenta trazer para as pessoas, não importando os meios utilizados para isso. A bíblia mostra que o desejo de Caim não controlado o levou assassinar seus irmãos Abel, Gn 4.5-7

Cuidado para não se enganado e depois controlado pela mídia. A imagem e o som muitas vezes vêm impregnados de mensagens anti-biblicas como?

• As melhores pessoas são as jovens, bonitas ricas e urbanas;

• O Que importa é se feliz! Busque o prazer!

• Você deve levar vantagem em tudo.

• A vida é uma troca de interesses. Neste mundo só sobrevivem os mais espertos

Quem Diria...

Cenas de Sexo e palavrões elevam o IBOPE de programas, novelas e minisséries que esquentam a discussão dobre o vale-tudo das emissoras pela audiência. Programas com Reality Shows em busca de audiência acabam na mediocridade. Como é possível ser atração de multidões um programa com pessoas que nada dizem visão paupérrima da vida, vestidas de modo desmazelado, gestos grosseiros, conversar tola, seres a ambicionar apenas fama e dinheiro?

O Ministério da Justiça criou uma portaria que não permite cenas impróprias para menores de 12 anos ate 20 h. A partir das 23h, às emissoras podem exibir o que quiserem.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph