E atenção: nada de adquirir óculos sem a proteção dos raios ultravioletas, que geralmente são vendidos sem etiquetas nem manuais, pois eles são mais perigosos do que não utilizar nada, uma vez que com eles a pupila será dilatada e haverá maior absorção ocular dos raios solares, permitindo, assim, o aparecimento precoce dos problemas. Por isso, é importante adquirir o produto em óticas especializadas e consultar um oftalmologista. “Além disso, as armações devem ser mais grossas e justas ao rosto. Quem vai praticar esportes deve usar óculos protetores especiais”, completa Portes. Até a escolha da cor da lente é importante, porque está relacionada à redução de dores de cabeça e de fotofobia (aversão à luminosidade).
LENTES COLORIDAS
Cinza: Filtra os raios sem distorcer as cores. Enquanto a tonalidade clara é recomendada para ambientes internos, a média é indicada para pacientes com enxaqueca e a escura é para usar na rua.
Castanha: Trata-se de uma cor mais clara e quente do que a cinza, oferecendo visão precisa, especialmente em condições com um pouco de neblina.
Verde: É a melhor em condições de luminosidade moderada.
Amarela: Aprimora a precisão visual em dias nublados ou com neblinas. Também oferece ótimo contraste e visibilidade em condições de pouca luz. Pode ser um pouco irritante sob a luz direta do sol.
RECOMENDAÇÕES
Cuidados importantes na hora de comprar
• Certificar-se de que as lentes protegem contra raios ultravioletas.
• Verificar se as lentes têm uniformidade de reflexos. Distorções podem provocar dores de cabeça e desconforto. Para testar, olhe o reflexo de uma lâmpada fluorescente. Caso ocorra o reflexo, verifique se a imagem da lâmpada não fica distorcida.
• Comprar os óculos em local de confiança e que possa fornecer garantia e assistência caso o produto apresente defeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário