13 de janeiro de 2010

Escudo para os olhos

Em pleno verão, principalmente no horário entre 10h e 14h, o uso de óculos de sol se torna indispensável para proteger os olhos de elementos externos como areia e poluição e, mais especificamente, dos raios ultravioletas (UVA e UVB). Os óculos também são indicados para crianças e adolescentes – que estão com a estrutura ocular em formação. Mas, se alguns cuidados não forem tomados, esse eficiente protetor poderá provocar doenças oculares e até cegueira. “No verão, a intensidade do sol é muito grande. Por isso, assim como se protege a pele com filtro solar, os olhos devem ser protegidos com óculos escuros para não ficarem vermelhos e lacrimejantes e para que não venham a desenvolver patologias”, diz Luiz Carlos Portes, ex-presidente e membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. Entre as doenças estão catarata, câncer de pele nas pálpebras, degeneração macular relacionada à idade e ceratite, espécie de queimadura da córnea.

E atenção: nada de adquirir óculos sem a proteção dos raios ultravioletas, que geralmente são vendidos sem etiquetas nem manuais, pois eles são mais perigosos do que não utilizar nada, uma vez que com eles a pupila será dilatada e haverá maior absorção ocular dos raios solares, permitindo, assim, o aparecimento precoce dos problemas. Por isso, é importante adquirir o produto em óticas especializadas e consultar um oftalmologista. “Além disso, as armações devem ser mais grossas e justas ao rosto. Quem vai praticar esportes deve usar óculos protetores especiais”, completa Portes. Até a escolha da cor da lente é importante, porque está relacionada à redução de dores de cabeça e de fotofobia (aversão à luminosidade).

Conheça as vantagens de cada cor das lentes:    


LENTES COLORIDAS

Cinza: Filtra os raios sem distorcer as cores. Enquanto a tonalidade clara é recomendada para ambientes internos, a média é indicada para pacientes com enxaqueca e a escura é para usar na rua.

Castanha: Trata-se de uma cor mais clara e quente do que a cinza, oferecendo visão precisa, especialmente em condições com um pouco de neblina.

Verde: É a melhor em condições de luminosidade moderada.

Amarela: Aprimora a precisão visual em dias nublados ou com neblinas. Também oferece ótimo contraste e visibilidade em condições de pouca luz. Pode ser um pouco irritante sob a luz direta do sol.

RECOMENDAÇÕES
Cuidados importantes na hora de comprar

• Certificar-se de que as lentes protegem contra raios ultravioletas.
• Verificar se as lentes têm uniformidade de reflexos. Distorções podem provocar dores de cabeça e desconforto. Para testar, olhe o reflexo de uma lâmpada fluorescente. Caso ocorra o reflexo, verifique se a imagem da lâmpada não fica distorcida.
• Comprar os óculos em local de confiança e que possa fornecer garantia e assistência caso o produto apresente defeito.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph