11 de novembro de 2009

Apagão foi provocado por desligamento de três linhas de transmissão de energia, diz governo

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, informou nesta quarta-feira que o apagão que atingiu 18 estados foi provocado pelo desligamento de três linhas de transmissão de energia. Duas das linhas ligam Ivaiporã, na região central do Paraná, a Itaberá, na região sul de São Paulo. A outra liga Itaberá a Tijuco Preto (São Paulo). Segundo Zimmermann, no momento do desligamento havia condições meteorológicas muito adversas, o que não foi confirmado por institutos de meteorologia .

O secretário informou que as linhas não chegaram a cair, foram desligadas. Mas ele descartou a possibilidade de que um ataque de hackers tenha desligado as linhas.

Há três dias, o programa de TV americano "60 Minutes" - um dos mais conceituados do jornalimso americano - informou que, segundo fontesde inteligência ouvidas pelo programa (não identificadas), os apagões de 2005 no Estado do Rio e de 2007 no Espírto Santo teriam sido causados por hackers. O programa citou o exemplo do Brasil para mostrar os riscos do sistema elétrico dos EUA, que também poderia ser alvo de hackers. O programa apresentou um discurso do presidente americano Barack Obama dizendo que os ciberataques à rede elétrica dos EUA já são uma realidade.

- Não existe isso de sabotagem - afirmou nesta quarta-feira o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmermann,

Segundo ele, o apagão que afetou 18 estados teve uma causa inédita - o desligamento de três linhas de transmissão - e não poderia ter sido evitado. Segundo ele, nenhum sistema do mundo está preparado para uma contingência tripla como ocorreu entre o fim da noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira

- O sistema é projetado para aguentar contingência dupla. Tecnicamente os sistemas confiáveis são contigência dupla Aqui aconteceu uma contingência tripla. Não se usa mais do que um sistema para contingência dupla porque é inviável economicamente. Nenhum país do mundo usa contingência tripla - explicou ele por telefone à agência Reuters.

- Os indícios apontam para problemas climáticos, mas só as análises é que vão dizer. Isso vai ser discutido no Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico, no centro operacional do sistema, com todos os envolvidos para fazer uma avaliação - disse Zimmermann.

Segundo o secretário, "o Brasil tem um dos sistemas mais seguros do mundo, com os melhores índices de confiabilidade e isso é reconhecido internacionalmente".

No início da manhã, a Itaipu Binacional divulgou uma nota em que afirma que não teve origem na usina o apagão de energia elétrica que aconteceu em pelo menos dez estados na noite de terça e nesta madrugada. Segundo a empresa, a causa do apagão foi uma pane no sistema elétrico interligado brasileiro.

"Às 22h13m do dia 11 de novembro de 2009 uma pane no sistema elétrico interligado brasileiro provocou um blecaute em vários estados da região Sudeste e Centro-Oeste. Por efeito dominó, inclusive o sistema paraguaio teve o fornecimento de energia interrompido. A hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste, acidente este que provocou outros, fenômeno que se costuma chamar de efeito dominó", diz a nota.

"Imediatamente após o blecaute, a usina de Itaipu estava com suas máquinas ligadas, girando no vazio, porém, sem possibilidade de transmitir energia, pois as linhas de transmissão que conectam Itaipu ao sistema brasileiro estavam desligadas", finaliza a nota.

O apagão durou mais na região Sudeste; em outros estados blecaute demorou menos de uma hora.

Rio de Janeiro foi o estado mais atingido
O Rio de Janeiro foi o estado mais atingido. Houve interrupção de energia elétrica ainda em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Foram atingidos também, parcialmente, os estados de Goiás, Pernambuco e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal e até o Paraguai.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph