A Microsoft anunciou nessa segunda-feira, 13/07, que vai oferecer uma versão online gratuita do pacote Office 2010. O Office Web, como vai ser chamado o serviço, deve ser disponibilizado sem custo para membros do serviço Windows Live, que já conta atualmente com 400 milhões de usuários.O pacote também terá versão diferenciada para funcionários de corporações por meio do programa Software Assurance de licenças de manutenção do Office. O programa possui atualmente 90 milhões de usuários. Além dos dois modelos, também haverá o Office Web pago, que deve fazer concorrência com o pacote Google Apps para empresas, que atualmente custa US$50,00 por ano.
Para dar espaço às três novas versões a Microsoft optou por reduzir o número de modelos do Office, que passou de oito para cinco.
A empresa já vem proporcionando formas de conhecer o novo pacote. Além da versão de testes do Office 2010 lançada na Worldwide Partner Conference, a MS também divulga prévias técnicas de programas do Office como o SharePoint Server 2010, o Visio 2010 e o Project 2010.
A versão considerada “prévia” do pacote tem seu uso restrito a convidados, no entanto, ela já está circulando em sites de compartilhamentos de arquivos. O Office 2010 oficial está com lançamento marcado para a primeira metade do ano que vem. Enquanto isso, a versão beta e a versão Web devem estar disponíveis até o final de 2009.
Mesmo oferecendo a ferramenta de forma gratuita, a Microsoft acredita que o modelo pago não deve ser prejudicado. Segundo o vice-presidente sênior do grupo de informações de produtividade da Microsoft, Chris Capossela, "para muitos, o Office Web vai oferecer apenas uma versão mais leve de programas como Word, Excel e PowerPoint, que deixa de lado uma série de funções", declara.

Nenhum comentário:
Postar um comentário