21 de março de 2009

Pintura de carro se refaz com luz do sol


Sabia que, no futuro, pode acontecer de um raio de sol ser capaz de reparar a tinta do seu carro? Segundo publicação recente na revista Science, um estudo feito por cientistas da Universidade do Sul de Mississippi prevê a fabricação de um novo material que, através de reações químicas provocadas pela luz ultravioleta, pode se regenerar sozinho, ficando como novo.

 
O segredo do material, afirmam os estudiosos, está em moléculas feitas de quitosana, uma substância natural que se deriva de conchas e cascas de crustáceos como os camarões, e utilizada comercialmente em muitas dietas de emagrecimento. Quando acontece um arranhão ou ruptura no material, que é um poliuretano, a luz ultravioleta pode produzir uma reação química que repara o dano.

 
Os cientistas conseguiram desenhar moléculas capazes de unir oxetano (moléculas com forma de anel) com a quitosana, acrescentando essas moléculas a uma mistura normal de poliuretano. Os riscos na camada de poliuretano dessa mistura podem partir os anéis de oxetano, deixando radicais da molécula livres para reagir quimicamente. Com a luz ultravioleta do Sol, as moléculas de quitosana dividem-se em duas, unindo os radicais reativos do oxetano.

 
Estes materiais são capazes de se ‘auto-repararem’ em menos de uma hora e podem ser utilizados em muitas aplicações de revestimento, como, por exemplo, nas indústrias de transporte, embalagens, moda e biomedicina, explicou o professor Marek Urban, diretor da escola de polímeros e materiais de elevado rendimento da Universidade, um dos autores do estudo.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph