21 de março de 2009

Kosmix pode ser novo rival do Google

Vira e mexe alguém lança um possível novo concorrente para o Google, gigante absoluto das buscas na Web. Agora é a vez da Kosmix, empresa bem financiada do Vale do Silício e descrita muitas vezes em blogs e sites de tecnologia como a empresa que poderia criar uma ferramenta capaz de rivalizar com a companhia de Sergey Brin e Larry Page.

Por mais positiva que essa noção possa parecer, ela irrita Venky Harinarayan e Anand Rajaraman, os fundadores da Kosmix. E não é porque outras novas empresas com intenções parecidas ficaram bem aquém das expectativas, mas porque a Kosmix está tentando fazer algo bem diferente da tradicional busca na web.

A idéia da empresa é de que quando um usuário consultar certas palavras-chave, a ferramenta irá buscar o conteúdo na Web e formar algo que seja uma enciclopédia, levando a informação ao usuário.

Se a Kosmix conseguir atrair um grande número de seguidores, a ferramenta pode ser o mais recente desafio, não para o Google, mas para uma longa lista de novas e antigas companhias de mídia lutando para manter suas audiências e ganhar a vida na internet.

A página inicial da Kosmix oferece uma mistura de notícia, entretenimento e outros conteúdos da web. Mas é na busca que a Kosmix se torna realmente interessante. A quantidade de informação certamente pode ser avassaladora - uma página média pode ter 15 fontes de informação, cada uma com múltiplos itens.

Ao vasculhar a internet, a companhia construiu uma enorme taxonomia, um conjunto de quase 5 milhões de categorias sobre tópicos cobrindo pessoas, locais, modelos automotivos, grupos musicais e tipos de queijo, entre outros.

A taxonomia inclui milhões de conexões mapeando a relação entre essas categorias. Ela coleta conteúdo não apenas de websites, mas também de mais de mil serviços online especializados, sites de busca focados em um único assunto e bancos de dados

"Com a explosão da informação na web, é muito difícil ter uma função editorial apenas com humanos", disse Harinarayan. "Oferecemos um editor automatizado para qualquer tópico."

É nesse aspecto que a Kosmix pode se tornar uma dor de cabeça para as companhias midiáticas.
A Kosmix oferece páginas muitas vezes tão detalhadas e relevantes quanto as que as companhias gastam fortunas para criar - especialmente aquelas em categorias populares e lucrativas como viagem, esporte, saúde e eletrônicos. É claro que, como um agregador que não cria conteúdo, a Kosmix encaminha usuários para outros sites de mídia. Mas se ela se estabelecer como um grande destino online, também vai competir com eles.

Na semana passada, a Kosmix lançou o serviço MeeHive, que aplica a mesma tecnologia para criar um site de notícias. Ele permite adaptar o serviço ao interesse das pessoas em níveis mais avançados do que agregadores de notícia tradicionais como Google News e MyYahoo.



Para conhecer o serviço, clique AQUI.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph