21 de março de 2009

Invenção pode revolucionar telefonia celular

Atualmente, as baterias de lítio oferecem um bom rendimento energético, mas seu baixo nível de potência em determinados momentos pode ser considerado um ponto fraco.

Pensando nisso, dois cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Byoungwoo Kang e Gerbrand Ceder, elaboraram uma invenção que poderia revolucionar o mundo da telefonia celular: uma bateria de lítio capaz de armazenar e gerar uma maior quantidade de energia que as atuais, e que pode ser recarregada em apenas dez segundos.

Os cientistas melhoraram o rendimento oferecido pelas baterias atuais através de um novo desenho dos canais encarregados de transportar a energia de um lado para outro da pilha. Os esforços foram centrados em conseguir aumentar a velocidade de deslocamento dos íons, e para isso criaram uma espécie de "rodovia de circunvalação" na camada externa da pilha capaz de distribuir a energia por cada um dos cantos do dispositivo.

Ceder explicou que isto permitiria carregar uma pequena bateria, similar à usada nos telefones celulares, em apenas dez ou 20 segundos, o que "poderia ter muitíssimas aplicações práticas e poderia chegar a mudar nosso estilo de vida".

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph