17 de janeiro de 2009

Gordura Satura é pior do que a Trans

Consumidor deve ficar atento a biscoitos Gordura saturada é a gordura que consiste de triacilglicerídios que contém somente ácidos graxos saturados. Apresenta uma ligação simples entre carbonos e é normalmente encontrada em estado sólido.

É a gordura produzida por animais, já as plantas produzem as gorduras insaturadas, que são a princípio liquidas. É a principal gordura responsável pela aterosclerose. Eleva o nível de produção de LDL gerando assim, placas de ateroma, aumentando as chances de acontecer ataque cardíaco e derrame cerebral. Elas são encontradas em carnes, frangos, galinhas e etc.

As gorduras trans são um tipo especial de ácido graxo, formado a partir de ácidos graxos insaturados. Em outros termos, é um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. Estão presentes principalmente nos alimentos industrializados.

Não se deixe enganar pela propaganda. Muitos fabricantes de biscoitos têm estampado nas embalagens que o Produto é livre de gorduras trans. Só para se ter uma idéia, 65% do mercado garante não possui a temida entupi Dora de artérias (Fonte: Simabesp).
Trata-se de um chamariz para aumentar o consumo, uma sugestão de que o produto seria mais saudável.


Doce engano. Para se livrar da gordura trans, alguns fabricantes acabaram aumentando seus índices de gordura saturada.
A gordura saturada é pior que a gordura trans, o consume de gordura saturada deve ser muito pequeno. Pois ela em excesso mata. Ela esta ligada a enfartes e derrames cerebrais. O valor ideal é de 22 gramas. A gordura que consumimos se junta a elementos do sangue, formando placas, que vão aumentando, até que elas entopem artérias coronárias e cerebrais.
No lugar da gordura saturada, viviam recomendar o consumo de gordura insaturada.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph