8 de janeiro de 2009

Como se adaptar ao novo Acordo Gramatical


Todos aqueles que trabalham com a escrita devem estar preocupados em se adaptar às novas regras do acordo gramatical que começou a vigorar no início de 2009 e tem seu período de adaptação até 2012. Mas não é por conta desse grande período de “treinamento” que nós vamos fazer corpo mole, não é mesmo? Então aí vão algumas dicas preciosas que o Guanabara.info selecionou para vocês!

1. Guia Prático da Nova Ortografia
Disponibilizado gratuitamente pela Editora Melhoramentos, o arquivo PDF tem todas as alterações que a nossa gramática está sofrendo, explicadas de maneira simples e objetiva, com exemplos práticos e diretos.
São apenas trinta e duas páginas que podem ser impressas e ficar sempre à mão em momentos de dúvida.
E você? O que está esperando? Baixe logo o seu Guia da Reforma Ortográfica (130)
Continue lendo a postagem para mais downloads que vão te ajudar bastante


2. Dicionário do BrOffice Atualizado
Quem foi que disse que o BrOffice está sempre atrás do Microsoft Office? O editor de texto gratuito já ganhou uma versão atualizada do verificador automático (VERO), totalmente adaptado às novas regras. Para baixar o pacote atualizado do VERO, visite a página oficial do pacote.

3. Vero para Firefox

O dicionário do BrOffice já foi adaptado para funcionar no Firefox, verificando se o texto digitado nos sites está realmente correto. Para instalar esse plugin no seu Firefox, siga os seguintes passos:
Baixe o arquivo do Vero para Firefox (12) e salve na sua Área de Trabalho
Descompacte o arquivo, extraindo o arquivo Vero_pt_BR_V200AOC.xpi para a Área de Trabalho
No Firefox, clique em Arquivo > Abrir Arquivo ou pressione Ctrl+O
Escolha o arquivo Vero_pt_BR_V200AOC.xpi que você salvou na Área de Trabalho
Confirme a atualização clicando no botão “Instalar Agora”
Reinicie seu Firefox
Com essas dicas, ninguém tem a desculpa para não aprender as novas regras. SUCESSO a todos!.
Imprima o guia da reforma ortográfica
Imprima esta página ou, se preferir, baixe aqui o guia para impressão (o arquivo está em pdf e ocupa uma página no formato A4).


As novas regras ortográficas estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009. De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012 valem as duas formas de escrever: a antiga e a nova. No Ano Novo começa o chamado “período de transição”. Portugal, que também aprovou o acordo ortográfico, adotará as novas regras até 2014.


O guia acima traz as mudanças que já estão definidas. Ainda há exceções - por exemplo, no uso do hífen - que deverão ser discutidas entre as Academias de Letras dos países que falam a língua portuguesa. Espera-se que a Academia Brasileira de Letras organize um vocabulário até fevereiro de 2009.

Vale lembrar que o que muda é a grafia. Ou seja, nada de pronunciar “lin-gui-ça”. A fala continua a mesma, mesmo sem os dois pontinhos em cima do “u”.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph