De acordo com analistas da ABI Research, o GPS será abandonado nos próximos anos, dando lugar a um sistema de localização híbrido que se utiliza de Wi-Fi e Cell-ID. A consultoria estima que esse novo tipo de localização dominará um quarto dos sistemas de posicionamentos em 2014.
O GPS assistido, os sistemas de Cell-ID (que utilizam o posicionamento das torres de celulares) e os localizadores Wi-Fi como o SkyHook já estão ‘tapando os buracos’ das cobertura GPS. Desenvolvido originalmente pelos militares americanos, o GPS apresenta ótimos resultados em áreas abertas. Contudo, em lugares fechado ou cheios de pessoas, uma posição precisa pode ser difícil ou até mesmo impossível.
A ABI Research prevê o aumento dos sensores de movimento e a aproximação de tecnologias como Bluetooth, NFC e RFID, como a solução dos fabricantes para reduzir os custos dos serviços baseados em localização.
O futuro está nas tecnologias híbridas – plataformas que agregam informações de localização de várias fontes para transmitir aos usuários os melhores dados e serviços.
E não são apenas as operadoras de celulares que estão se preparando para essa transformação – o Google está construindo seu próprio catálogo de dados e localizadores Wi-Fi por meio do conteúdo gerado pelo usuário e mecanismos de auto-aprendizagem, permitindo que o serviço seja oferecido independente das operadoras de telefonia móvel.
De qualquer forma, a ABI Research afirma que ainda é cedo para prever o desaparecimento do GPS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário