Mostrando postagens com marcador Linux/Unix. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Linux/Unix. Mostrar todas as postagens

17 de julho de 2010

Mitos e Verdades sobre Linux/GNU

Se você comprou um computador popular que veio com GNU/Linux, ou está pensando em conhecer este novo mundo, é muito provável que você tenha algumas dúvidas. Não é para menos, pois na Internet existem várias informações, muitas delas, desencontradas. Foi pensando nisso que elaboramos essa pequena lista com alguns dos mais famosos mitos e verdades sobre GNU/Linux.

Mito: Linux é difícil de usar

FALSO. Na verdade, as pessoas acham que Linux é difícil de usar simplesmente porque estão acostumadas com Windows. Hoje temos várias interfaces gráficas que são tão ou mais fáceis do que a interface do sistema da Microsoft. O KDE oferece uma interface similar ao Windows e o GNOME oferece programas organizados em categorias lógicas. Fale a verdade: o que é mais intuitivo: clicar em Iniciar – Todos os Programas – Nero – Nero Burning ROM ou em Aplicativos – Multimídia – Gravador de discos Brasero ? Faz parte da natureza humana rejeitar tudo que é diferente. Embora muita gente faça cursinho de informática, a maioria das pessoas aprende a usar Windows simplesmente… usando!

2 de junho de 2010

Google passa a substituir PCs Windows por Linux

Desde o começo desse ano, o Google tem deixado de utilizar o sistema operacional Windows em seus escritórios. É o que afirma o jornal Financial Times.

Com base no depoimento de vários funcionários, o jornal explica que a decisão de substituir o sistema operacional foi uma alternativa para conter os ataques sofridos no começo do ano pela invasão de hackers.

Segundo o jornal, os novos empregados do Google precisam optar entre Linux ou Mac OS X assim que são contratados. Funcionários antigos também entraram na dança: todos precisam efetuar a substituição e, caso alguém queira continuar com o Windows, deve obter uma autorização superior (de um CIO, no caso).

Em comunicado, o Google não confirmou ou desmentiu as informações. "Estamos sempre trabalhando para melhorar a eficácia em nossos negócios, mas não comentamos nossas questões operacionais específicas".

A matéria completa pode ser lida no site do Financial Times (em inglês).

4 de agosto de 2009

Edição cristã do Ubuntu tem nova versão

A versão do Ubuntu direcionada para os usuários cristãos chegou à sua versão 5.0. O Ubuntu CE (Christian Edition) traz, além das funções normais do sistema operacional clássico, softwares e alterações que tornam a navegação no mundo virtual mais próxima das crenças dos usuários.

O novo modelo da plataforma é baseado no Ubuntu 9.04. A edição cristã tem programas para estudo da Bíblia, organização de finanças de congregações, auxílio na regência de corais e organização partituras para missas e cultos. O pacote OpenOffice também tem sua versão, o GnomeOffice. Um dos principais softwares é o filtro de navegação que já vem pré-configurado para evitar acesso a conteúdo impróprio.

O Ubuntu CE não é uma versão oficial do Ubuntu, dessa forma, não tem direito ao suporte da Canonical. A edição cristã está disponível no seu site oficial.

3 de agosto de 2009

MS abre 20 mil linhas de códigos para Linux

A Microsoft anunciou nesta terça-feira, 21/07, nos Estados Unidos, que deve disponibilizar 20 mil linhas de códigos de drivers para a utilização no núcleo (kernel) do Linux. Os drivers são programas que permitem a plataforma fazer uso de certos dispositivos. Entre os motivos da nova iniciativa, estão benefícios aos clientes MS e a crise econômica.

Os drivers permitirão que sejam feitas distribuições do sistema operacional aberto de forma virtual em servidores com sistema Windows e Hyper-V. A licença na qual os códigos serão oferecidos, a GPLv2 (general public license version 2), viabiliza o livre uso do software, o acesso ao seu código fonte, além de tornar obrigatória a abertura de códigos de qualquer versão feita a partir de um sistema com este tipo de licença.

A empresa diz que o projeto não só deixará o Windows mais aberto, como também melhora a oferta de ferramentas para gerenciamento e suporte de ambientes virtualizados. A Microsoft também frisou a relação com o Linux, afirmando que as duas comunidades estão caminhando juntas e que isso é um benefício para os clientes. “Nossa estratégia é melhorar a interoperabilidade entre nossas plataformas e quantas tecnologias abertas nossos clientes desejam usar, o que inclui o Linux”, disse o diretor para estratégias de plataformas da Microsoft, Sam Ramji.


A crise econômica também foi lembrada por Ramji, que diz que a Microsoft está sendo procurada por empresas que estão tentando criar tecnologias mais heterogêneas e que sabe que simplificar é reduzir custos. “Nós entendemos que reduzir a complexidade é reduzir custos. A interoperabilidade ajuda no crescimento dos negócios”, lembra o diretor.

11 de junho de 2009

Usuários já podem fazer download do Fedora 11

Criado pela empresa de tecnologia Red Hat e uma comunidade de outras companhias desenvolvedoras, o Fedora 11, uma distribuição Linux, já está disponível para download gratuito.

Com um boot de apenas 20 segundos, o sistema operacional está mais ágil graças a soluções aplicadas no núcleo do sistema, que possibilitam inicialização e carregamento dos drivers mais rapidamente.

O quesito multimídia ganhou alguns acertos na compatibilidade com sistemas gráficos criados pela ATI, Intel e Nvidia. Em versões anteriores, os usuários encontravam dificuldades para configurar alguns sistemas. A nova versão ganhou um controlador de áudio novo em folha, que possibilita deixar os programas com diversas configurações de som.

O Fedora 11 está disponível em dois ambientes gráficos, o Gnome e o KDE. Clique AQUI para fazer o download.

26 de maio de 2009

Microsoft e Linux Foundation juntas em ação

É como se fosse a união entre torcedores flamenguistas e vascaínos ou corintianos e palmeirenses. Mas o fato é que a Linux Foundation e a Microsoft, instituições que “jogam” em times rivais, assinaram uma carta propondo mudanças nos princípios para licenciamento de software nos Estados Unidos, fixados pelo American Law Institute – ALI.

A união das duas empresas, no entanto, ainda não teve efeito prático, já que o ALI não aceitou as propostas sugeridas. Porém, membros das duas organizações se mostraram satisfeitos com a iniciativa.

O vice-presidente corporativo da Microsoft, Horácio Gutierrez, disse em seu blog que acha positivo a aproximação de duas organizações tão diferentes para tratar da indústria de software e seus desenvolvedores.

Já o diretor executivo da Linux Foundation, Jim Zemlin, defende que as propostas do ALI podem prejudicar o mercado de software, segmento que, segundo ele, funciona muito bem atualmente.

6 de maio de 2009

Linux representa 1% do mercado de SO

O Linux comemorou em abril a conquista de 1,02% no market share mundial, segundo dados da Net Application. É a primeira vez que o terceiro sistema operacional mais usado no mundo atinge essa marca.Apesar de parecer uma representatividade baixa num mercado dominado pelo Windows, em apenas dois anos, o Linux obteve um crescimento de aproximadamente 150%.
A pesquisa aponta o Windows na liderança, com 87,9%, seguido bem de longe pelo Mac, que possui 9,73%. O iPhone é o quarto sistema operacional mais usado, representando 0,55% do total. Além dos computadores, a pesquisa também contabilizou o uso em plataformas móveis, videogames e smartphones.

24 de abril de 2009

Lançada a versão oficial do Ubuntu 9.04

Lançado hoje o Ubuntu 9.04, a nova versão do software livre. O modelo inclui novidades como o Gnome 2.2.6 e o Linux Kernel 2.6.28. Outras diferenças em relação ao Ubuntu 8.10 são o cloud computing na edição Server, a maior rapidez na performance de boot (uma das surpresas mais agradáveis), e as novas formatações de estilo nas notificações e preferências. A edição 9.04 também suporta arquivos Ext4 e ainda vem com o OpenOffice 3.0 instalado.

As versões do sistema são lançadas de seis em seis meses, geralmente em abril e outubro. Apesar das visíveis melhorias, as modificações desse novo modelo não foram tão grandes, mas trouxeram praticidade ao serviço.


O novo Ubuntu, também apelidado de Jaunty Jackalope, pode ser baixado através do seu site oficial. Na página, além da disponibilidade de download, o internauta também encontra um guia para instalação, no qual já consta uma lista de possíveis problemas do sistema operacional.

Empresa mapeia que países dão mais espaço ao código aberto


A Red Hat divulgou, na última terça-feira, 21, um estudo feito em conjunto com a Georgia Institute of Technology que mensura o nível de atividade relacionada a código aberto do governo, indústria e comunidade de 75 países.


Foi criado um mapa-mundi que mostra a atuação de cada nação. Quem encabeça o ranking é a França, com 1.35 pontos, seguida pela Espanha, que registra 1.07 pontos e Alemanha, com 1.05 pontos. Os Estados Unidos ficaram na nona colocação. O Brasil ocupa o 12º lugar no ranking mundial e lidera entre os países da América Latina.

9 de março de 2009

Novo Ubuntu 9.10 chega em outubro

Foi anunciado por Mark Shuttleworth, CEO da Canonical, responsável pela distribuição Linux, que o novo sistema operacional de código aberto Ubuntu terá suporte a cloud computing, novo visual e inicialização mais rápida.

No desktop, as principais mudanças do Ubuntu 9.10, apelidado de Kosmic Koala, são um novo sistema de boot gráfico com menor tempo de inicialização e a otimização da interface para telas de baixa resolução, como os monitores de 800x480 ou 1280x600 pixels, normalmente encontrados nos ultraportáteis.


O visual padrão do sistema deve mudar, abandonando os tradicionais tons de laranja e marrom que são marca registrada desde a primeira versão por algo que terá "as marcas de um designer por todos os lados".


Segundo Shuttleworth, no servidor o Ubuntu 9.10 vai incluir suporte ao EC2, serviço de cloud computing da Amazon Web Services e um portfólio de Amazon Machine Images (AMIs) para fazer com que as aplicações rodem facilmente no ambiente de nuvem. O EC2 também suporta os sistemas Windows Server 2003, OpenSolaris e distribuições Linux como Red Hat Enterprise Linux e Oracle Enterprise Linux.

O Kosmic Koala contará ainda com o Eucalyptus, uma ferramenta de código aberto que permite que as empresas criem seus ambientes de cloud computing em seus próprios data centers.


De acordo com o CEO da Canonical, há interesse na implantação de medidas para redução do consumo de energia, permitindo que um servidor "durma" quando não há trabalho disponível, e acorde rapidamente sempre que requisitado.


A Canonical lança duas atualizações do Ubuntu por ano - em abril e em outubro - que geralmente são apelidadas com nomes alterativos de animais, seguindo uma ordem alfabética.

Problemas para a Microsoft


A novidade do Ubuntu deve dificultar a chegada da Microsoft ao ambiente de cloud computing com o Windows Azure, que será lançado no final do ano, além de pode ajudar outros rivais da gigante dos softwares a se lançarem no segmento.


A discussão sobre as novidades e os preparativos para o início do trabalho de desenvolvimento acontecerão entre 25 e 29 de março em Barcelona, na Espanha, durante o Ubuntu Developer Summit. Semestralmente o evento oferece oportunidade para que os desenvolvedores, que normalmente só se encontram na internet, possam trabalhar "ao vivo" em projetos específicos.

16 de fevereiro de 2009

Quanto tempo são 1234567890 segundos?

No dia 13 de Fevereiro de 2009 (também conhecido como “anteontem”), o leitor Flyner Portugal Oliveira enviou em comentário a seguinte mensagem: “Hoje quando os relógios marcaram 21:31:30 (horário de Brasília), o horário Unix, que conta o tempo em segundos a partir de janeiro de 1970, marcou 1234567890″.

Louco com essa contagem, fiz uma(s) conta(s) para verificar esse método e sua veracidade.


Se essa contagem fosse feita desde 1 de Janeiro de 1970, às 00:00:00 - exatamente 39 anos se passariam até às 00:00:00 de 1 de Janeiro de 2009.

Então façamos alguns cálculos:

1ª etapa:

1 ano = 365 dias39 anos = (365 X 39) = 14235 dias

2ª etapa - verificar os anos bissextos
De acordo com
esse site os anos bissextos entre 1970 e 2009 (incluindo-os), são:
1972, 1976, 1980, 1984, 1988, 1992, 1996, 2000, 2004, 2008

Ou seja, 10 anos bissextos são 10 dias a mais na contagem, então:
14235 dias + 10 = 14245 dias

3ª etapa

1 dia = 86400 segs14245 dias = 1230768000 segs

Vale lembrar que contamos exatamente de 00:00:00 de 1 de Janeiro de 1970 até de 00:00:00 de 1 de Janeiro de 2009.Até 13 de fevereiro de 2009 temos ainda 43 dias

4ª etapa


1 dia = 86400 segs43 dias = 3715200

Somado aos segundos que já temos:

1230768000 + 3715200 = 1234483200

5ª etapa

Pronto, chegamos até 00:00:00 de 13 de fevereiro de 2009.Agora vamos chegar até às 21:31:30 desse dia.

21 horas = 75600 segs31 min = 1860 segs30 segs

75600 + 1860 + 30 = 77490 segs

6ª etapa

Todos os segundos até então contabilizados

1234483200 + 77490 = 1234560690

7ª etapa

De acordo com o leitor Flyner Portugal Oliveira, os segundos seriam em total de 1234567890; mas tendo até agora

1234567890 - 1234560690 = 7200

Ou seja, conta até certa - se não fosse por 2 horas! Então de 1 de Janeiro de 1970 às 00:00:00 até o dia 13 de Fevereiro de 2009 às 23:31:30 temos 1234567890 segundos!

1.234.567.890 segundos = pouco mais de 39 anos!

13 de fevereiro de 2009

Cuba terá uma distribuição Linux própria

Desde a Revolução Cubana em 1959, quando Fidel Castro tomou o poder - Cuba tem tido brigas acirradas contra os EUA.E mais recentemente essas brigas foram para o campo dos Sistemas Operacionais; Cuba que fica a apenas 114Km da Flórida assim como grande parte do mundo utiliza os Sistemas Operacionais Windows da norte-americana Microsoft (ainda que cópias não originais, devido ao forte embargo dos países uns contra os outros).

Essa situação não agrada aos políticos Cubanos.A resposta para essa situação foi dada esta semana na conferência internacional Informática 2009 em Havana sobre “Soberania Tecnológica” com uma distribuição cubana do Linux chamada de “Nova”.“Trata-se de um tema muito importante para que obtenhamos maior controle sobre o processo informático”, disse Ramiro Valdés, ministro das Comunicações e presidente de comissão para a migração ao software livre.
Hector Rodríguez, diretor da Facultad del Software Libre na Universidad de las Ciencias Informáticas disse: “O movimento do software livre está mais próximo da ideologia do povo cubano, sobretudo pela independência e soberania”.

De acordo com os dados fornecidos pelo diretor Rodriguéz, cerca de 20% dos PCs cubanos utilizam versões do Linux, e ele espera que até 2014 esse número suba para 50%.

Ainda não se sabe quais pacotes serão distribuídos juntamente com o Nova Linux, nem onde poderão ser baixados, se for o caso. O que se sabe é que o governo não falou nada sobre uma divisão de suporte ao novo sistema, ou seja, o que se supõe é que a comunidade prestará ajuda.

11 de fevereiro de 2009

Operadoras anunciam celulares com Linux

Em comunicado, as empresas Telefonica, Vodafone, Orange, NTT DoCoMo, SK Telecom e a maior operadora norte-americana, Verizon Wireless, anunciaram que vão lançar celulares equipados com o sistema operacional aberto LiMo em 2009.

O LiMo (Linux Mobile) é uma alternativa aos sistemas operacionais dominantes e oferece às operadoras mais controle sobre o desenvolvimento de software, tornando-as mais competitivas e ajudando na economia de dinheiro.
"Com diversas operadoras prometendo fornecer aparelhos em 2009, esperamos que o LiMo comece a conquistar progresso tangível em 2010", disse Geoff Blaber, analista do grupo de pesquisa CCS Insight.


O software LiMo entrou no mercado no ano passado, e até agora mais de 20 modelos equipados com ele estão disponíveis, mas provêm de fabricantes de segundo escalão da indústria como a NEC, Panasonic e Motorola.

O mercado de plataformas de software para celulares é liderado pelo sistema operacional Symbian, da Nokia, mas no ano passado ele perdeu muito terreno para a Apple e a Research in Motion.

4 de fevereiro de 2009

Fim do Kurumin NG

O projeto Kurumin NG foi oficialmente encerrado ontem no site oficial da distribuição, onde hoje já se lê uma declaração feita pelo próprio Leandro Santos, principal desenvolvedor da distribuição NG (Next Generation), uma das versões nacionais do Linux.

O projeto do Kurumin NG surgiu de uma parceria entre Leandro Santos, desenvolvedor do Kalango Linux e Carlos E. Morimoto, idealizador do Kurumin Linux. O intuito era fazer uma nova versão da distribuição baseada no Ubuntu e que fosse totalmente desenvolvida por brasileiros.
Continue lendo a postagem e veja porque, segundo o próprio Leandro.



(…) infelizmente terei que voltar atrás da minha decisão de continuar o projeto Kurumin NG (…) acontece que não irei suportar a pressão para manter algo onde faço por prazer e não por dinheiro, não adianta nada eu tentar ir pra frente se muitos estão querendo me puxar para trás, tenho plena consciência de que estou manchando o meu nome neste meio (…) não importa o que agente fez em 4 ou 5 anos, pois a única coisa que será lembrada será nosso último erro, a maioria das pessoas são ingratas, infelizmente. Quero admitir ainda que errei ao não comunicar a comunidade sobre a dificuldade que estava tendo para manter o Kurumin NG, se o tivesse feito quem sabe teríamos montado uma equipe e continuado com o mesmo, sem gerar este stresse todo.
(…) não há dúvidas de que cometi muitos erros, principalmente os citados acima, mas o que mais pesou na minha decisão foi perceber que durante todo o tempo que me dediquei para o Kalango e o Kurumin NG sempre recebi muitos comentários preconceituosos e sem cabimento (…)
Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph