17 de dezembro de 2010

Controle os horários de uso no uso do PC


Mesmo sendo considerado velhinho, o XP ainda é uma das versões do Windows mais utilizadas no mundo. Lançado em 2001, o S.O. da Microsoft impressiona até hoje pela estabilidade, leveza e praticidade. Porém, quando ele foi lançado, pouco se ouvia falar de crimes online como roubo de imagens, Phishing, Spam, e outras fraudes, pois eram pouco conhecidas e não causavam tantos danos. Porém, as coisas mudaram e hoje as crianças estão passando mais tempo em frente ao computador, sendo assim, é necessário tomar várias medidas para que elas não se tornem vítimas de crimes virtuais.

Como a primeira versão do XP foi lançada em uma realidade bem diferente da vivida hoje, ele carece de recursos poderosos para controlar o acesso dos pequenos ao computador. No vista, por exemplo, é possível contar com o Controle de Pais, ferramenta não disponível no XP. Mas, como brasileiro dá um jeitinho para tudo, hoje você vai aprender a criar um controle de pais – mais modesto é claro – no XP e controlar o acesso da criançada ao mundo virtual.

Mão no teclado!

Para ativar a “Proteção de Pais Genérica do XP”, em primeiro lugar vá até a função “Executar”. Assim que a janela desta função aparecer, digite as letras CMD, conforme a figura abaixo.

Depois de clicar em OK, uma janela será aberta e aí está o ponto crucial deste artigo. Quando uma janela preta aparecer você vai precisar usar, basicamente este comando:
Porém, você precisa prestar atenção neste ponto. Onde está escrito “nome_do_usuário”, você precisa substituir pelo nome de usuário do computador, ou seja, se seu filho tem um usuário próprio coloque o nome dele, caso ele use o usuário Convidado, use este nome.

Onde diz, “dias_semana,hora_final-hora_final.” significa que você pode definir quais dias da semana o computador poderá ser usado e na função hora-final  o intervalo de tempo. Um ponto importante é que no campo hora, é necessário colocá-la de acordo com o padrão norte americano, ou seja, AM e PM. Portanto, você deve usar o padrão doze horas e definir

Confira alguns exemplos:

Suponhamos que o usuário do seu filho ou irmão se chame “Pirralho” e você quer que ele use o computador apenas nos horários que você está em casa durante a semana, por exemplo, das 20 às 23. Conforme estes dados, o comando ficará assim:
Mas, nos finais de semana você fica mais caridoso e deixa o Pirralho usar o computador por mais tempo, por exemplo, das 13 às 22 horas. Conforme estes dados, seu comando ficará assim:
Entretanto, seu filho cresceu e você não precisa mais controlar seu acesso ao computador, desta forma reverta o processo usando o seguinte comando:
Pronto! Agora você desativou o bloqueio, a criançada pode navegar pelo tempo que quiser. Vale lembrar, que usar linha de comando exige cuidado e atenção, portanto pense bem se você realmente precisa desta função, pois você pode bloquear o usuário errado, por exemplo.
Caso você julgue que não precise, ou não quer arriscar, confira as opções de aplicativos que podem segurar a curiosidade das crianças acessando a categoria “Filtros de conteúdo” ou os artigos Cuidados que crianças e pré-adolescentes devem ter na internet e Dia da Internet Segura.

Tambem tem um Programa
Postar um comentário
Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph