27 de novembro de 2010

Windows e os seus 25 anos

Conheça a história deste sistema e algumas curiosidades engraçadas deste período. Também há a chance testar o Windows 1.11 de maneira online, sem precisar instalar nenhum aplicativo


O Windows completou 25 anos de existência no último sábado, dia 20 de Novembro. Apesar dos grandes avanços das plataformas Linux e Mac OS X nos últimos anos, elas não assustem nem de longe o reinado do sistema operacional da Microsoft, já que ela está presente em cerca de 90% dos computadores pessoais no mundo inteiro.

Em 1985 foi lançado o Windows 1.0, que possuía os já clássicos Paint, Bloco de Notas, Calculadora e o Relógio. O nome Windows foi dado por causa das "janelas", nas quais era possível utilizar vários aplicativos simultaneamente.

Dois anos depois, foi lançada a segunda versão do sistema operacional. Ele foi melhorado no quesito organização, pois já incluía teclas de atalho. Com o lançamento do Windows 2.0, a Microsoft se tornou a fabricante com o maior número de vendas de sistema operacional.

Em 1990 foi lançado o Windows 3.0, e em 1992, o 3.1, o qual se tornou muito popular, especialmente com o surgimento de processadores mais poderosos, como o Intel 386. Após o Windows 3.1, o sistema operacional foi totalmente redesenhado e seguiu uma linha que vemos até hoje: menu Iniciar no canto inferior, sem ícones espalhados pela tela e com a possibilidade de adicionar um papel de parede à área de trabalho, características estas que começaram a ganhar forma com o Windows 95.

O ano de 1998 foi marcado pelo lançamento do o Windows 98, que não possuía muitas diferenças gráficas em relação ao Windows 95, mas oferecia uma série de melhorias, sobretudo no acesso à Internet. Foi com o Windows 98 que o sistema FAT 32 foi introduzido pela Microsoft.

O Windows ME (Millenium), lançado em 2000, talvez seja um dos maiores fracassos da empresa. O sistema operacional, apesar de bonito graficamente, apresentava muitos erros, motivo pelo qual se tornaram comuns os travamentos e telas azuis.

Com o Windows XP, a Microsoft resolveu problema anterior. Sua interface era mais colorida e ele possuía novidades que acompanhavam o crescimento da banda larga. O Windows XP ainda é muito usado, tanto que está presente em quase 60% dos computadores.

O Windows Vista, lançado em 2007 não chegou a ser um fracasso como o Windows ME, mas também não caiu no gosto dos usuários. O sistema operacional requeria uma máquina muito avançada para a época e não oferecia muitas vantagens que chamassem a atenção.

No ano de 2009 a Microsoft lançou o Windows 7, o sistema mais recente. Com muito mais recursos em relação ao seu antecessor, é também mais leve, motivos pelos quais recebeu muitos elogios e vem aos poucos ganhando popularidade do público.


As curiosidades do Windows

Durante estes 25 anos, a história do Windows teve alguns momentos interessantes, que nem todos conhecem.
Veja abaixo algumas curiosidades separadas pela Revista Virtual.

Esta é a tela do Windows 1.0. Comercializado em quatro disquetes de 360 kb cada, o sistema exigia uma máquina de 256 KB de HD e memória RAM, o que era considerado muito para a época.



Em 1986, Steve Ballmer, atual presidente executivo da Microsoft, realizou um anúncio televisivo do Windows 1.0. Neste vídeo hilário podemos ver como eram os comerciais da época e descobrir quais as vantagens do então novo sistema operacional.




Durante uma apresentação do Windows 98, ao vivo para a rede americana de televisão CNN, Bill Gates pagou um mico que entrou para a história. Tudo parecia ocorrer bem, mas, durante a apresentação, ocorreu a famosa tela "azul da morte".

Após dar aquela risada amarela, Bill Gates se saiu bem e disse que "era por causa disso que o Windows 98 ainda não estava sendo vendido".



Comercial do Windows XP que também foi vinculado no Brasil. Mostra as novidades do Windows XP, com a música Ray of Light, da Madonna, ao fundo. Muitos se lembrarão.


Outro comercial do Windows XP, desta vez com o Steve Balmer. Foi muito inspirado no comercial realizado há mais de 10 anos na época. Basta comparar o vídeo do Windows 1.0 com este aqui. A risada será certa.

Conheça o Windows 3.11

Os usuários que não tiveram contato com as versões antigas do Windows podem matar a curiosidade com esta versão online, o Windows 3.11 remake. Roda em Java no seu navegador favorito.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph