2 de junho de 2010

Intel anuncia processador com 32 núcleos

A Intel anunciou um novo processador com 32 cores, baseado em uma nova arquitetura que mistura a X86 com elementos especiais, aumentando a compatibilidade com o que já existe no mercado. O anúncio foi feito na última segunda-feira durante a International Supercomputing Conference, em Hamburgo/Alemanha.

O chip, que vem sendo chamado de Knights Ferry, é o processador mais rápido da empresa e oferece mais de 500 gigaflops de performance. Cada core trabalha na velocidade de 1.2GHz. Os processadores com 32 núcleos estarão disponíveis no segundo semestre de 2010 para ambientes de teste. A primeira versão comercial chegará ao mercado com mais de 50 núcleos, se chamará Knights Corner e já será fabricada dentro da tecnologia de 22 nanômetros. Como os chips de 22 nanômetros só serão fabricados a partir de 2011, conclui-se que o produto ainda vai demorar algum tempo até atingir as prateleiras.

A arquitetura Knight é a maior revolução da Intel desde o lançamento da família Xeon, já que a família Larrabee foi retirada do roadmap nas últimas semanas. Além disso, a nova arquitetura acabaria com a competição existente entre Intel e NVidia. O Knight e o Tesla seriam processadores complementares - um ideal para a parte gráfica e outro para lidar com os cálculos.

A Intel tem muitas novidades a serem anunciadas para o mercado de servidores. No início de maio, a fabricante disse que vai lançar o sucessor do Nehalem-EX de 8 núcleos em 2011, com mais cores e mais velocidade. Os novos processadores, de codinome Westmere-EX, serão destinados para servidores com 4 ou mais soquetes. A Intel está, ainda, desenvolvendo um chip x86 de 48 núcleos, mas sem data para vendas.

O mercado de processadores em todo o mundo já é amplamente liderado pela Intel, e os novos anúncios podem ampliar ainda mais essa diferença. Só para se ter uma ideia, de acordo com a lista dos Top500 supercomputadores, 408 usam chips da Intel.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph