21 de janeiro de 2010

Tira-dúvidas:Por que alguns filmes ficam com barras pretas nas laterais da tela?

Descubra por que isso acontece em alguns televisores, aprenda a solucionar este problema e também conheça um pouco mais sobre resolução de telas.

Tradicionalmente a tela dos aparelhos de televisão tem formato que se aproxima de um quadrado e, da mesma forma, as produções de televisão aberta, a cabo ou DVDs estão neste mesmo formato.

Contudo, o desenvolvimento de novos aparelhos, com suporte para conteúdo digital e de alta definição, trouxe consigo uma proporção mais evidentemente retangular. Estes novos televisores acabam por ter algumas incompatibilidades de imagem com os formatos tradicionais, e isso gera problemas de resolução.


Entendendo as proporções

Antes de tudo é importante que você saiba um pouco mais sobre proporções. Quando dissermos que algo possui proporção de quadro 4:3, significa que são 4 de largura para 3 de altura, se a proporção de quadro é 16:9, isto quer dizer que são 16 de largura por 9 de altura.

Para encontrar a proporção de pixel precisamos de um valor, como 800x600: a proporção de pixel aqui é 1:1 (dividindo 800 por quatro e 600 por três, encontraremos a razão 200:200, ou seja, 1:1) e a proporção de quadro é 4:3.

Um pixel possui 0,0264 centímetros, logo, a proporção de pixel 800x600 convertida para centímetros será de aproximadamente 21x16 centímetros. A mesma proporção de pixel com uma proporção de quadro de 16:9 será de 3200x1800 e este valor convertido em centímetros será de, aproximadamente, 84x47 centímetros.
Mas então, qual é o problema?

Como dito anteriormente, a maioria do conteúdo produzido em canais de televisão aberta ou a cabo e em DVDs vem no formato tradicional, o 4:3. Os televisores atuais, com suporte para alta definição, são widescreen, ou seja, formato retangular acentuado com proporção 16:9.

Se você usar um pouco de matemática perceberá que há “problemas” nesta variação e que os valores 16:9 e 4:3 não são proporcionais, o que significa que conteúdos em formato não se adaptam normalmente e com a mesma qualidade em outro. Desse modo, se sua TV tem proporção 16:9 e o conteúdo exibido está em 4:3 (proporção menor), aparecerão barras pretas nas laterais no espaço não compreendido pelas imagens exibidas.

E o que há de errado com o 4:3?

A princípio este formato não possui nada de errado. As criticas que ele recebe e também a preferência pelo 16:9 ficam pelo fato de este formato possibilitar uma visão mais ampla dos elementos laterais da cena - e que no formato 4:3 acabam sendo removidos. Para muitos isso passa despercebido, porém, para quem se liga nestas questões de proporção e qualidade da imagem, este é um ponto crucial.

A solução

Para “corrigir” o problema – de uma exibição em 4:3 em uma televisão 16:9 – você pode utilizar a função zoom ou preencher existentes em aparelhos de DVD e até mesmo em algumas televisões. Contudo, esta opção possui seus problemas, pois ela causa distorção das imagens, deixando tudo mais "baixo e gordo" em sua tela.

Postar um comentário
Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph