21 de janeiro de 2010

Tira-dúvidas: qual a diferença entre DivX e XviD?

Se o nome deles é tão parecido, qual seria a diferença entre DivX e XviD e para que servem?

Muito mais do que um simples site de downloads, o Baixaki se preocupa em esclarecer as dúvidas de seus usuários para que eles fiquem cada dia mais inteirados de tudo que se refere à informática, internet e tecnologia. Os tira-dúvidas do site agora focam uma pergunta de cada vez, confira a dúvida do usuário e descubra a diferença entre XviD e DivX.

Como surgiram?

Ambos os termos se referem a formatos de codificação de vídeo, ou seja, codecs. Um codec é uma linguagem utilizada para “traduzir” o vídeo de uma determinada extensão para outra. Os vídeos no formato padrão dos aparelhos de DVD (MPEG) possuem uma grande qualidade, mas o tamanho de seus arquivos também é bastante elevado.

Buscando uma alternativa para tornar os filmes mais leves sem comprometer sua qualidade, a empresa DivXNetworks desenvolveu o formato DivX. Leve e eficiente, o codec foi o grande responsável pela popularização de grandes filmes pela internet, infelizmente, o código deste formato era privado. Logo, era necessário comprar o DivX Player ou programas similares, para reproduzir estes formatos.

Foi desenvolvido então outro formato similar ao primeiro com código aberto: o XviD. Desta maneira ninguém mais precisaria comprar players específicos para assistir a filmes leves e com boa qualidade, este codec seria distribuído de forma gratuita. Atualmente o formato DivX também teve seu código aberto e ambos os formatos são encontrados em players e conversores gratuitos.


Resumindo...

A diferença entre eles: muito pouca, sua função é essencialmente a mesma. As mudanças são os meios utilizados para a compressão do filme.

A similaridade do nome: não se trata de uma coincidência. XviD foi desenvolvido para ter a mesma função do DivX, logo, seu nome também foi inspirado neste formato.

Sua aplicação: ambos os formatos têm uma função nobre e fazem com que um filme de boa qualidade ocupe uma pequena fração do tamanho original, tornando-os populares entre os conversores e players de vídeo.
 
Postar um comentário
Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph