25 de janeiro de 2010

Como rotear um modem 3G


Nesta semana encontrei 2 pessoas que perguntaram a mesma coisa: como rotear um modem 3G. O objetivo é compartilhar o acesso a internet via sinal 3G das operadoras de telefonia.

Embora seja algo possível, compartilhar sinal 3G não é muito prático. Primeiro porque normalmente o computador que o modem vai ficar conectado é um notebook, e para deixar os outros micros acessarem a internet a qualquer hora, este notebook terá que ficar ligado o tempo todo. Outro fator que atrapalha é que o sinal 3G dentro de uma casa não é tão bom, principalmente nas áreas mais internas.

A melhor solução que eu encontrei envolve um certo gasto financeiro, que é um roteador feito especialmente para modem 3G. Eu fiz um review sobre ele no Infopod (http://www.infopod.com.br/review/review-%E2%80%93-roteador-wi-fi-3g-huawei-d100/). Resumindo, as vantagens dele são que você não vai precisar deixar um computador ligado para compartilhar a rede e também você poderá deixar o roteador ligado perto de uma janela, onde o sinal 3G é mais forte.

Caso você possua um smartphone com sistema operacional Symbian, outra solução para compartilhar sua conexão 3G é o programa JoikuSpot (http://www.joikuspot.com). Ele transforma seu celular em um roteador wi-fi, compartilhando a conexão. O único problema é que ele consome muita bateria e esquenta demais o celular. O ideal é você usá-lo sempre ligado na tomada e em cima de uma superfície que dissipe o calor (deitado em cima de uma mesa, por exemplo)

Uma solução mais caseira é você criar uma rede AdRoc. Primeiro você deve conectar na internet via modem 3G e depois compartilhar esta conexão usando seu sinal wi-fi. Os outros computadores irão acessar seu computador e utilizá-lo como gateway para navegar na internet. Existem diversos tutoriais na internet que mostra como fazer um compartilhamento de Internet usando o ICS (Internet Connection Sharing). É só seguir a mesma lógica, usando o modem 3G como acesso a internet e a placa wi-fi como placa de rede que irá compartilhar a internet.

Mas o mais importante: Fazer tudo isso só vale a pena caso você possua pacote de dados ilimitado. Como você não terá controle do que as outras pessoas irão acessar, pode ser que alguém sem querer acabe com sua cota mensal de tráfego em alguns minutos.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph