4 de janeiro de 2010

Cientistas criam transistor do tamanho de 1 molécula


No ano passado, a Intel começou a produzir processadores com transistores de 32 nanômetros - ou seja, metade do tamanho de um vírus da gripe. Se isso já era pequeno e permitia a inclusão de mais de 700 milhões de transístores em um único processador, imagine quantos caberiam no mesmo espaço se eles fossem do tamanho de uma única molécula? Foi o que cientistas da Universidade de Yale tornaram possível. O time mostrou que uma molécula de benzeno associada a pequenos contatos feitos de ouro podem se comportar da mesma maneira que um transístor feito de silício. Só para se ter uma idéia, moléculas nem são medidas em nanômetros, mas em massa molar. Ou seja: 1 nanômetro é algo gigante perto desse elemento que os cientistas estão utilizando em seus testes.

Ao alterar a voltagem, é possível controlar a corrente que passa pela molécula. Desta forma, ela se comporta como um transístor qualquer, emitindo sinais de "on" e "off".

Mas não vá se empolgando com a descoberta. Tudo isso ainda é teste de laboratório, e vai demorar alguns anos até chegar à sua casa

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph