22 de outubro de 2009

Navegue pelo Sistema Solar

Veja infográfico do Raphaelzinho Alves com amostra dos 'batedores' em atividade

O Sistema Solar e seus planetas estão apinhados de "olheiros". São dezenas de sondas, telescópios, satélites e até jipes-robô trabalhando anos a fio para desvendar os muitos mistérios que o espaço ainda guarda. Eles analisam em detalhes, por exemplo, a composição dos anéis de Saturno, a superfície de Marte, a topografia de Mercúrio. No cumprimento de sua missão como batedores e informantes siderais, alguns se saíram tão bem que estão atualmente cumprindo hora-extra.

Abaixo você confere um infográfico exclusivo do Raphaelzinho Alves com dados básicos sobre os planetas do Sistema Solar e sobre uma seleção de seis "olheiros": Hubble, Cassini, Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), CoRoT e Messenger. É só dar duplo clique sobre o planeta ou a sonda/telescópio para acessar as informações.

























As últimas semanas deram uma boa amostra da produtividade desse batalhão - muitíssimo menos custoso que eventuais novas missões tripuladas para a Lua. Apesar de não render um vídeo espetacular, a sonda Messenger deu um rasante em Mercúrio para registrar em imagens e analisar a pequena porção do planeta que permanecia desconhecida. A sonda LCROSS bateu no polo sul da Lua, em busca de evidências de água congelada. Sua "prima", a LRO, continua orbitando a Lua, mapeando e analisando sua superfície. Dados do CoRoT , projeto com participação brasileira, renderam novas descobertas sobre exoplanetas, ou planetas extra-solares, os que orbitam uma estrela que não seja o Sol.

Já o telescópio espacial Hubble , esse continua, 19 anos após o lançamento, como o principal fornecedor das mais belas e impressionantes fotografias da imensidão que envolve a Terra. Sete anos mais "jovem", Cassini continua na marcação corpo-a-corpo de Saturno - algo que tem feito, muito bem, desde meados de 2004.

(Plutão não é mais planeta, é verdade - o pobre foi rebaixado a planeta-anão -, mas por "razões afetivas" consta no infográfico.)

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph