15 de julho de 2009

Internet já tem mais de 180 milhões de domínios ocupados

A Internet abrange agora mais de 180 milhões de nomes de domínios, de acordo com o Dossiê Sobre a Indústria de Domínios na Internet relativo ao primeiro trimestre de 2009, publicado pela VeriSign, Inc.

O primeiro trimestre de 2009 encerrou com uma base total de aproximadamente 183 milhões de nomes de domínios registrados entre todos os Domínios de Primeiro Nível (TLDs). Esse número representa um aumento de 3% sobre o quarto trimestre de 2008 e uma aumento de 12% em relação ao mesmo trimestre do último ano.

Os TLDs com Códigos de Países (ccTLDs) cresceram para 74,1 milhões de nomes de domínios registrados durante o primeiro trimestre, um salto de 4% em comparação ao trimestre anterior e um crescimento anual de 18%. De acordo com o número total de registros, .com permanece como o TLD mais popular, seguido por: .cn (China), .de (Alemanha) e .net. Essa composição permanece inalterada desde o quarto trimestre de 2008.

Na indústria de nomes de domínios, o primeiro trimestre é historicamente forte com relação aos registros, e o primeiro trimestre de 2009 não foi uma exceção, com uma média de 2,4 milhões de novos registros .com e .net adicionados por mês. Durante esse trimestre, a base total de nomes de domínios .com e .net cresceu para 92,4 milhões de nomes de domínios registrados. Esse total representa um aumento de 2% em relação ao quarto trimestre de 2008, um salto de 9% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior e um aumento de 34% em relação ao primeiro trimestre de 2007.

No Brasil, no primeiro trimestre de 2009 a base total de nomes de domínios .com e .net ultrapassou 542 mil domínios registrados, o querepresenta um aumento de 13% em relação ao primeiro trimestre de 2008 e 78% em relação ao primeiro trimestre de 2007. Parte desse crescimento é resultado dos esforços da VeriSign no Brasil, que incluem patrocínios de eventos e programas de marketing. A VeriSign também conta com seus distribuidores autorizados e credenciados pela ICANN (Hostnet, iG Empresas, LocaWeb, Nomer.com, Turbosite e UOL Host) no Brasil para registrar e renovar nomes de domínios .com e .net.

Na América Latina, em geral, o crescimento da base de nomes de domínios .com e .net registrados no primeiro trimestre de 2009 foi de 20% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Análise reveladora das consultas e da resolução do DNS

O mais recente Dossiê Sobre a Indústria de Domínios na Internet da VeriSign também destacou a análise da VeriSign sobre as consultas e a resolução do DNS. Além de prover os nomes de domínios, um operador de registros de nomes de domínios permite que os usuários realmente cheguem a esses nomes de domínios por meio da resolução até a um endereço na Internet que atenda ao conteúdo que os usuários procuram.

A análise da VeriSign revela como os nomes de domínios .com mais pesquisados – sites como Google.com e Yahoo.com – não são necessariamente os únicos nomes de domínios em que os usuários de Internet confiam. Em compensação, há nomes de domínios orientados para a infraestrutura que suportam os servidores DNS, centros de servidores de hospedagem ou mesmo plataformas de publicidade, que recebem um número de consultas ao DNS no mesmo nível que os nomes de domínios mais populares e orientados para o usuário final, que em geral são nomes de domínios mais familiares e reconhecidos.

“Como operador de registro autoritativo para os nomes de domínios .com e .net, a VeriSign tem uma visão única das tendências da Internet”, disse Jill Corso McNabb, vice-presidente da unidade de Serviços de Registro de Domínios da VeriSign. “A resolução do DNS realmente é a espinha dorsal que faz a Internet operar em todo o mundo. O DNS tornou-se ainda mais crítico para a infraestrutura geral da Internet não só pela crescente utilização da Internet, mas também pela proliferação de produtos e serviços inovadores relacionados ao DNS.”

A VeriSign publica o Dossiê Sobre a Indústria de Domínios na Internet para fornecer aos usuários da Internet de todo o mundo importantes dados e pesquisas estatísticas e analíticas com relação à indústria de nomes de domínios e à Internet em geral. Cópias do Dossiê Sobre a Indústria de Domínios na Internet do primeiro trimestre de 2009, assim como de relatórios anteriores, podem ser obtidas em http://www.verisign.com.br/dossiesdominios.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph