22 de maio de 2009

Gmail vs Hotmail

Atualmente existem diversos serviços de e-mail, com diferenças entre eles, seja pela aparência mais leve e amigável, capacidade em guardar seus email’s, possibilidades de personalização e funções diferenciadas e eficientes.

Tempos atrás, o ZipMail foi lançado, oferecendo gratuitamente 1MB de espaço de armazenamento, que naquela época era muito mais do que qualquer usuário brasileiro necessitava.

Hoje a história é outra, o usuário necessita de maior espaço de armazenamento, sendo o padrão dos serviços de e-mail oferecer pelo menos 2 GB e diversas outras ferramentas que facilitem a agilidade do usuário.


Quem domina atualmente a área de serviços de e-mail é o Yahoo Mail, seguido pelo AOL Mail (popular nos EUA), Windows Live Hotmail (que perdeu 5% de seus usuários em 2008) e em quarto o Gmail (Google Mail), que cresceu 43% em número de usuários em 2008, segundo estimativas da comScore.

Gmail
Foi um divisor de águas no segmento de serviços de e-mail, sendo anunciado no dia 1 de Abril de 2004, dia da mentira, o que gerou inicialmente certa dúvida quanto à sua autenticidade. O serviço de e-mail do Google oferecia em seu início, 1Gb de espaço de armazenamento, enquanto Yahoo! e Hotmail, ofereciam meros 6Mb e 2Mb, respectivamente, o que levou os mesmos a repensarem seus serviços. Atualmente oferece 6GB de armazenamento, número que aumenta a cada segundo.
A interface do Gmail é bem leve rápida, digamos “clean”, sem um monte de frescuras em flash que demoram a carregar, focando em algo que é fundamental em um serviço de e-mail: usabilidade. Os anúncios espalhados pela interface são apenas textuais e são contextuais, ou seja, tem relação com o conteúdo do e-mail que você está lendo.

O filtro de spam do Gmail é muito eficiente, poucas vezes você receberá na sua caixa de entrada algum spam e também raramente algum rementente de “verdade” será tratado como spam. Possui um método denominado pelo Google de “Visualização de Conversas“, onde mostra-se todas as mensagens relacionadas com um assunto específico em uma única janela, ou seja, fica uma mensagem “acima” da outra, conforme a ordem cronológica de envio e também o sistema de busca por e-mail é muito eficiente.

É possível utilizar marcadores, para em vez de criar pastas para organizar as suas mensagens, você pode “colar” um marcador na mensagem, permitindo uma organização mais elaborada, onde determinada mensagem pode ter vários marcadores. Além disso o Gmail possui um leitor de Feeds RSS intergrado e também possibilita a criação de grupos de contatos.
As última novidades foram a possibilidade de utilizar temas visuais, tornando a aparência do seu e-mail mais bonita e colorida e a incorporação do Google Talk ao e-mail, ou seja, não é necessário ter o softwarer instalado nocomputador para bater papo. Desta forma, nas redes onde o acesso ao GTalk for bloqueado, você poderá usar o seu messenger via e-mail. Os históricos das conversações de chat automaticamente são salvas numa pasta chamada “Chat”.

Além de tudo o que foi mencionado, ainda existe a possbilidade de inserir emoticons nos e-mails, receber e-mails de outras contas, uilitário de resposta automática de férias, salvamento automático de e-mail quando está sendo digitado, entre outros.

Ainda há previsão de ser lançado uma função para leitura de e-mail offline(baseada em cache das informações no HD), facilitando a vida do usuário quando não for possível acessar a internet.


Windows Live Hotmail

O Hotmail, foi um serviço de e-mail gratuito, inicialmente criado por um indiano, Sabeer Bhatia, e seu amigo, Jack Smith, que foi lançado no dia 4 de Julho de 1996, Dia da Independência dos Estados Unidos, sendo a primeira empresa de e-mail grátis do mundo. No último dia de 1997, um acordo foi anunciado. O Hotmail havia sido negociado por 2.769.148 ações da Microsoft, que na época valiam a bagatela de 400 milhões de dólares. Nada mal para uma empresa que foi criada com um investimento aproximado de 300 mil dólares.
Atualmente o serviço é denominado Windows Live Hotmail, que é bastante popular internacionalmente. A nível de Brasil tem cerca de 22 milhões de usuários, sendo popular devido especialmente por ser a base de acesso ao popularissímo MSN Messenger, porém como serviço de e-mail propriamente dito é algo secundário.

Sua interface é um tanto quanto, confusa. No meu caso, por exemplo, quando visualizo alguma mensagem indesejada, que não está marcada como spam, após clicar em “Marcar como lixo eletrônico”, a mensagem é marcada como spam, mas sou direcionado para a mensagem anterior.

Não seria melhor redirecionar para a caixa de entrada? Ou até mesmo para a caixa de spam ou para próxima mensagem não lida? Outra coisa, muitas vezes você clica em alguma função e ela simplesmente não é executada.

Além disso, muito usuários, consideraram a nova interface extremamente lenta, comparada a versão anterior. “Alguns usuários também relataram sérios problemas, dizendo que não estavam conseguindo ler, enviar, deletar ou imprimir mensagens e até que não conseguiam acessar suas pastas.” IDGNow
O novo Windows Live Hotmail oferece uma capacidade de armazenamento de 5GB, suportando anexos de até 20 MB, layout com diferentes cores dependendo dos gostos do usuário (temas), sistema de procura de e-mails e contatos melhorado.

Um ponto interessante do Hotmail é que ele possui reprodutor de áudio integrado, que reproduz e-mails de voz (voicemails) ou arquivos MP3. Além disso, é integrado com outro serviços Windows Live, onde é possível ver seum contato do Windows Live Messenger (MSN Messenger) está online e iniciar uma conversação diretamente do e-mail.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph