Depois de monitorar as ruas e os oceanos da Terra, o Google ‘ataca’ em Marte. É que quem possui o Google Earth 5.0 instalado no computador, já pode ver um serviço de webcasting que mostra imagens de satélites da NASA que monitoram o planeta vermelho. O usuário pode escolher entre dois serviços de monitoramento: a Hirise e Themis, ambos independentes de satélites que mantêm câmeras voltadas para Marte.
A aplicação foi desenvolvida em parceria com a Universidade do Estado do Arizona e, embora as fotos que chegam à Terra sejam publicadas imediatamente no serviço, a transmissão é chamada de “ao vivo entre aspas” porque há um atraso de quatro horas entre o momento em que as imagens são capturadas e o instante que chegam à Terra.
Outra novidade são os mapas históricos do planeta vermelho. É interessante para ver como os astrônomos viam Marte e como o veem hoje. Com essa camada, são encontrados mapas de Giovanni Schiaparelli 1890), Percival Lowell (1896), Nathaniel Green (1877), Eugène Antonialdi (1909) e Força Aérea dos Estados Unidos (1962).
O serviço para passeios turísticos foi também acrescentado no Google Mars, sendo possível narrar passeios 3D pela superfície do planeta.
21 de março de 2009
Google ‘Live from Mars’
Postado por
Raphael Alves
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário