14 de janeiro de 2009

Veja a idade certa para matricular seu filho no inglês ou no balé

Começo de ano é hora de decidir as atividades extracurriculares que as crianças vão fazer. Começar a estudar inglês muito cedo, por exemplo, pode confundir a cabeça dos pequenos.


A música pode acalmar, agitar ou deixar em estado de alerta. Ela não tem limites, nem seus benefícios: qualquer idade é boa para começar a tocar um instrumento.

Com línguas estrangeiras, é diferente: para evitar que a criança confunda os idiomas, o melhor é deixar as aulas para depois dos 5 anos. “Só a partir dessa idade a criança consegue diferenciar os idiomas. Aí você já pode iniciar o ensino de uma segunda língua”, afirma o neuropediatra Carlos Aucélio.

Balé antes dos 3 anos pode atrapalhar o crescimento. Já a natação, funciona como a música: pode ser praticada em qualquer idade.


Em relação aos outros esportes, é bom observar os ciclos de desenvolvimento da criança.
  • Do nascimento aos 7 anos, as melhores atividades são as que estimulam as habilidades motoras básicas, como correr, saltar, chutar e arremessar.

  • Dos 7 aos 10 anos, podem ser estimulados esportes que exijam maior vigor físico e que desafiem a criança a associar habilidades – por exemplo, correr e pular ao mesmo tempo – , como o atletismo, o vôlei e o basquete.

  • A partir dos 10 anos, aumenta a força física. Essa é a fase ideal para as lutas, como judô e caratê.

  • A musculação só é indicada depois dos 14 anos



Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph