31 de janeiro de 2009

Mochila errada pode prejudicar a coluna

Carregar a própria mochila já é um dos sinais de independência para os alunos. Mas se o modelo não for o adequado, pode prejudicar a coluna.

Os ortopedistas explicam que só deve observar os filhos com mais atenção,os pais já podem saber se fizeram a escolha certa ou não.


O ajuste no corpo deve ser uma das principais preocupações. A mochila tem que estar bem colada às costas, (e a maioria dos modelos permite ajustar as alças). Se a alça estiver desajustada, a criança tem a tendência normal de jogar o corpo para trás.



Com as alças ajustadas, a parte inferior da mochila não pode ultrapassar a altura da cintura dos filhos. Ela deve ficar rente ao corpo e não deve ser mais larga do que as costas.

Os ortopedistas também comparam: comprar mochila é como comprar sapato. Tem que experimentar, e levar a criança junto. A recomendação vale também para os modelos com rodinhas.

As rodinhas mais indicadas são as de borracha, que deslizam mais fácil. Se a rodinha tiver uma proteção de plástico, veja se ela não tem uma ponta que pode machucar a criança, quando ela usar nas costas por muito tempo.




Para não prejudicar a saúde dos filhos, vale uma regra básica de matemática para os pais: o peso da mochila mais o do material escolar nunca pode ultrapassar 10% do peso da criança. Para uma criança de 20 quilos, por exemplo, o limite são dois quilos na mochila.

Nenhum comentário:

Copyright © 2010 Revista Virtual All rights reserved.
Wp Theme by RaphaelAlves. Blogger Template by Ph